Planejamento de Marketing Digital: Por onde você deve começar

Tempo Estimado de Leitura: 6 minutos

Alguma vez alguém já te disse que não existe investimento caro mas sim investimento que não dá retorno?

Causas de frustrações relacionadas a marketing e vendas:

  • Objetivo não definido, você não sabe quanto vai ganhar.
  • Prazos não definidos, você não sabe quando vai ganhar.
  • Prazos não cumpridos, frustrante.
  • Clientes em potencial fora do perfil, vendas com pouco ou nenhum valor.

Entre outros problemas que te fazem crer que marketing digital não dá certo para você, por isso eu vou te fornecer um conhecimento que vai ampliar a sua visão e te deixar mais perto de fechar mais negócios.

Definindo o seu objetivo com o marketing digital

O primeiro passo é pensar no objetivo, OBJETIVO = R$, seja de forma direta ou indireta.

Mas para cada empresa esse valor chega de forma diferente, para algumas chega em forma de contratos fechados, para outras em forma de produtos vendidos.

Então para definir o seu objetivo você precisa definir o que precisa atingir através das suas ações de marketing digital, nesse caso são 2 Opções:

1) Mais clientes em potencial para oferecer seus produtos e serviços.

2) Mais pessoas interessadas nos seus produtos na sua loja virtual.

Caso você escolha o número 1, o O SEU OBJETIVO É GERAÇÃO DE LEADS (contatos de clientes em potencial)

Caso você escolha o número 2, O SEU OBJETIVO É GERAR VENDAS diretas na sua loja virtual.

Nos 2 casos, cada vez que alguém entrar em contato com você ou comprar um produto seu, nós vamos chamar isso de CONVERSÃO.

Como calcular o investimento necessário realizar o objetivo

O primeiro passo é lembrar de mensurar tudo com as ferramentas Web Analytics.

Se estiver fazer uma campanha no Google Ads, utilize a Ferramenta de Conversão e o Google Tag Manager para saber o que está dando resultado.

Mas a regra de ouro é usar o Google Analytics e configurar o Acompanhamento de Conversão da ferramenta.

Dica: Os seus resultados vão ser tão bons quanto o trabalho aplicado na sua comunicação, Texto Vende, Design Vende, Demonstrar Credibilidade Vende.

Se você já configurou as ferramentas analíticas e tem uma comunicação confiável, agora é hora de iniciar sua campanha de marketing digital.

Em resumo você vai investir o seu investimento disponível e ver quantas vendas ou leads conseguiu gerar e multiplicar isso pelo número necessário para chegar ao valor que você precisa.

Exemplo

Você investiu R$ 1.000,00 e gerou 100 clientes em potencial, o que significa que você teve um custo por lead de R$ 10,00.

Desses 100 clientes você fechou 32 negócios e seu ticket-médio é de R$ 150,00. Portanto 32 x R$ 150,00 = R$ 4.800,00.

Então se você precisa de R$ 10.000,00 em vendas, você deve dobrar o seu investimento.

Como escolher os canais de marketing digital certos

Há várias formas de levar pessoas até você, isso no marketing digital nós chamamos de Gerar Tráfego.

Existem vários tipos de Tráfego:

TRÁFEGO PAGO

Tráfego Pago é o famoso CPC (custo por clique) ou CPM (custo por mil visualizações), você pode fazê-los em plataformas como o Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e outros.

Nota: Ads é abreviação de Advertising que em tradução do inglês para o português significa publicidade.

Pontos Fortes:

  • Tempo de retorno sobre o investimento menor;
  • Configuração e publicação das campanhas levam horas ou dias;
  • Você pode escolher estratégias baseadas no posicionamento dos seus anúncios para pagar menos ou crescer rapidamente.

Pontos Fracos:

  • O investimento é diário e o custo pode ser variável.

Dica: Se quiser aprender Como Anunciar no Google ou Como Anunciar no Facebook, veja esses artigos depois.

TRÁFEGO SOCIAL

Tráfego Social é o marketing nas mídias sociais, é um conjunto de estratégias para criar relacionamento entre a sua marca e os seguidores dela e fazer com que pessoas iniciem interações com a sua empresa.

Algumas Mídias Sociais bem utilizadas são Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, YouTube, Pinterest, SlideShare e algumas outras.

Nota: Perfis nas Redes Sociais vendem melhor quando a marca se preocupa em ser relevante para seus seguidores, dessa forma, quando ela faz uma oferta, as pessoas se sentem mais a vontade em querer obter mais informações.

Pontos Fortes:

  • Os brasileiros estão entre os mais conectados do mundo;
  • Permite a sua marca interagir com os clientes existentes e em potencial;
  • Seus conteúdos podem se tornar virais;
  • Seus conteúdos podem ser recomendados;
  • Pode ser um fator de credibilidade para a sua empresa.

Pontos Fracos:

  • O alcance orgânico (não pago) é baixo e sempre tende a cair, geralmente cada postagem necessita de impulsionamento.

Dica: Sempre use hashtags e a localização do seu público-alvo nas suas postagens sociais.

Dica: Mídia Social = A Plataforma, Rede Social = As pessoas conectadas a sua Fan Page (ou Perfil Social).

TRÁFEGO ORGÂNICO

O Tráfego Orgânico é proveniente das pesquisas realizadas em um buscador (Ex.: Google, Bing, Cadê) que acabam caindo no seu site, também há as pesquisas por Hashtags e localizações nas redes sociais que levam até a sua página.

Pontos Fortes:

  • Quando você faz um trabalho de SEO bem executado, você acaba recebendo uma quantidade de tráfego gigantesca;
  • Funciona 24 horas por dia e sem necessidade de investimento pago pelos cliques;
  • Cada nova página ou material (imagens, vídeos, textos, documentos em pdf) que você adicionar vai ser encontrado;
  • Por estar nas primeiras colocações no Google você vai ser visto como referência;
  • Você vai receber tráfego das palavras-chave que você quer e outras mais que não esperava;
  • Tem o maior percentual de retorno sobre o investimento.

Pontos Fracos:

  • O tempo de retorno sobre o investimento é de médio a longo prazo (claro que dependendo da mentalidade do empreendedor, isso não é um problema).

 

Dica: Nesse artigo sobre O que é SEO você vai entender melhor o Poder do SEO.

TRÁFEGO DE REFERÊNCIA

O Tráfego de Referência é quando as pessoas chegam até você através da citação do seu link em outros sites e blogs, quando essas pessoas vem de sites com grande audiência ou de bons influenciados digitais, é um público bastante valioso.

Pontos Fortes:

  • A citação desses links contribui para o SEO;
  • A autoridade do site passa credibilidade para sua marca.

Pontos Fracos:

  • Se o link citado for de um site spammer ou com pouca autoridade, isso influencia negativamente nos resultados do seu SEO.

TRÁFEGO DIRETO

O Tráfego Direto acontece quando as pessoas Digitam o endereço do seu site diretamente no navegador.

Pontos Fortes:

  • É um sinal claro de que as pessoas se lembram da sua marca;
  • É um indicativo de que as pessoas podem estar indicando a sua marca.

Pontos Fracos:

  • Honestamente, é uma ótima fonte de tráfego.

Dica: Uma das formas de gerar Tráfego Direto é através de materiais publicitários impressos como cartões de visita, panfletos e outros.

Estratégia de marketing digital simples

Agora que você já conhece algumas fontes de tráfego, eu recomendo para você começar com a seguinte estratégia:

1) Anuncie, comece com o Tráfego Pago primeiro porque tem o menor tempo de retorno sobre o investimento.

2) Enquanto isso vai criando suas Fan Pages nas Mídias Sociais e se possível produzindo bons conteúdos.

3) Lembre-se de coletar os e-mails adquiridos para posteriormente criar sua campanha de e-mail marketing, o Mailchimp disponibiliza milhares de envios gratuitamente por mês.

4) Teste fazer algumas ações de panfletagem e troque cartões de visita para gerar Tráfego Direto.

5) E mesmo sendo a última dica a ser mencionada, fazer SEO é obrigatório para qualquer empresa que quiser um crescimento escalável e lucrativo a médio e longo prazo, então comece o quanto antes.

Comece pequeno nos canais e vá crescendo gradualmente, diversifique o seu tráfego.

Como definir o seu orçamento de marketing digital

Uma boa prática de mercado é reservar ao menos 6% do seu orçamento para o marketing da sua empresa.

Claro que cada caso é um caso, mas se as pessoas não chegarem até você, suas opções de crescimento estrutural e financeiro ficam limitadas.

Eu costumo dizer a alguns clientes que marketing é como um bom banho, você já tomou banho hoje? Parabéns.

Mas se você não o fizer amanhã, as consequências podem ser negativas.

O quanto você deve investir em cada canal de marketing é algo que você deve sentir e estipular de acordo com o seu retorno sobre o investimento feito.

Se você investe R$ 1.000,00 e fechar R$ 3.000,00 em negócios, faz sentido para você investir R$ 10.000,00?

Regra: Todo Canal de Marketing tem um Tempo Aproximado de Retorno Sobre o Investimento.

Exige um certo trabalho que inclui ação, análise e otimizações para fazer o ROI ficar positivo.

Mas após esse trabalho bem feito, você só precisa colher os frutos e continuar expandindo.

Conclusão

O marketing digital como qualquer outra modalidade de marketing gera resultados para várias empresas no mercado, quer uma prova disso?

Experimente pesquisar no canal de marketing que você quer atuar por seus concorrentes, produtos e serviços.

Aí você vai ter uma ideia do que já vem sendo feito e o quanto funciona.

Porque nenhum canal que gere retorno será livre de concorrência, apenas faça melhor que seus concorrentes.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida, é só entrar em contato.

Tenha um Excelente Dia e Bons Negócios.

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