Se você estava pesquisando sobre Marketing Digital e acabou se deparando com um tal de SEO, você precisa apenas ler esse post e em alguns minutos você vai entender como o SEO vai fazer seu negócio crescer, e por onde você deve começar.
Bom, agora eu vou te fornecer não uma, mas duas explicações práticas sobre o que é SEO 🙂
Explicação didática sobre SEO
SEO é o que você faz quando quer que buscadores coloquem você no topo de cada busca sem que você tenha que pagar anúncios, simples assim.
Explicação Técnica sobre SEO
A sigla SEO significa “Search Engine Optimization” que em português Significa Otimização para Motores de Busca.
E se trata de um conjunto de estratégias de marketing digital para colocar vocês nas primeiras posições do Google para buscas relevantes para o seu negócio.
O SEO é divido em 3 partes, SEO On Page, SEO Off Page e SEO Local.
SEO On Page
São todas as técnicas feitas no seu site/blog para que o Google classifique a sua página da melhor maneira possível.
SEO Off Page
Hoje em dia apenas criar um site e publicar conteúdo no blog ou otimizá-lo não gera mais resultados, você precisa também usar estratégias para que as pessoas citem seus links em seus sites e blogs e fortaleçam o seu domínio.
SEO Local
É uma forma de otimização utilizando o Google Meu Negócio e outras estratégias em seu site para alcançar de forma gratuita todas as pessoas ao seu redor.
O que são os resultados orgânicos
Resultados orgânicos são os resultados pelos quais você não paga para estar lá, é a visibilidade conquistada naturalmente, por isso o chamamos de orgânicos.
Quando você faz SEO, você trabalha para estar nos 3 primeiros lugares para todas as buscas relevantes para o seu negócio.
Em verde estão os Resultados Pagos, e em azul os Resultados Orgânicos.
Porque você deve investir em SEO
Vamos supor que você venda seguros.
“seguro de moto” tem 6.600 buscas mensais e o 1º colocado recebe em média 2.006 acessos dessas buscas.
“seguro de moto valor” tem 1.000 buscas mensais e o 1º colocado recebe em média 304 acessos dessas buscas.
“seguro de carro” tem 22.200 buscas mensais e o 1º colocado recebe em média 6.748 acessos dessas buscas.
“seguro de vida” tem 18.100 buscas mensais e o 1º colocado recebe em média 5.502 acessos dessas buscas.
Logo, essas 4 palavras-chaves somam um total de 47.900 buscas mensais, simples assim.
Agora vamos imaginar que você fosse pagar por esse tráfego:
Seguro de moto custa em média R$ 4,26 na parte superior das buscas.
Seguro de moto valor custa em média R$ 3,07 na parte superior das buscas.
Seguro de carro custa em média R$ 12,13 na parte superior das buscas.
Seguro de vida custa em média R$ 5,69 na parte superior das buscas.
Totalizando: (2.006 x R$ 4,26 = R$ 8.545,56) + (304 x R$ 3,07 = R$ 933,28) + (6.748 x R$ 12,13 = R$ 81.853,24) + (5.502 x R$ 5,69 = 31.306,38) = R$ 122.638,46 em investimento.
O que você consegue fazer com R$ 122.638,46 de investimento economizados em Marketing Digital?
Como eu poderia começar com SEO em 7 Passos
1) Se inscreva no Google Meu Negócio (caso você tenha uma estrutura física).
2) Encontre as palavras-chaves com o maior volume de busca relacionados aos serviços que você oferece.
3) Otimize as páginas do seus produtos e serviços para cada uma dessas palavras chaves.
4) Selecione de 24 à 48 palavras-chaves com menos concorrência e escreva artigos, crie vídeos e outros formatos de conteúdo para essas palavras-chaves e vá gradualmente adicionando elas ao seu site.
5) Divulgue regularmente cada um desses conteúdos e continue a atualizá-los para que as pessoas linquem para você.
6) Veja o seu tráfego crescer gradualmente.
7) Identifique novas palavras-chaves apontando para o seu site e aproveite essas oportunidades.
Para quem serve o serviço de SEO?
Para qualquer empreendedor, empresário ou empresa que tenha visão de longo prazo e pensa em construir o seu negócio para perdurar, porque SEO é um compromisso.
5 Ferramentas de SEO para você usar agora
A Ferramenta Oficial do Google, Google Search Console.
A Ferramenta do Neil Patel, Ubersuggest.
Uma das maiores empresas de SEO do mundo, a SEMrush.
Uma das maiores Ferramentas para analise de SEO on Page, o Link Explorer.
Uma Extensão fantástica para Google Chrome, o SEOquake.
Conclusão
As empresas nas primeiras colocações do Google são vistas por seus clientes em potencial como as líderes do seu mercado e contam com uma avalanche de oportunidades providas pelas pesquisas no Google.
Porque se você quiser perseverar no mundo digital, você precisa:
– Começar pequeno.
– Testar tudo.
– Comunicar de forma personalizada.
– Crescer rápido.
– Agir de forma inteligente com seu orçamento e otimizações.
– Diminuir constantemente o seu custo por aquisição de cliente.
– Mensurar tudo com ferramentas Analytics como o Google Analytics
– Pensar grande, visando o longo prazo.
Porque quando se tratar de crescimento exponencial, é importante que você invista bastante em SEO e Marketing de Conteúdo.
Bons Negócios e Obrigado pelo seu tempo 😉