fbpx
SEO blocos sobre a mesa

O que é SEO e como maximizar seu tráfego orgânico: aprenda com resultados!

A sigla SEO significa, ao pé da letra, “Search Engine Optimization” ou “otimização para mecanismos de pesquisa”. É o processo de otimizar um site ou página da web para melhorar a visibilidade e o posicionamento nos resultados de pesquisa orgânica de mecanismos de busca como o Google, Bing, Yahoo e DuckDuckGo, entre outros.

blank

O objetivo do SEO é aumentar a quantidade e a qualidade do tráfego do site, atraindo visitantes que estão interessados no conteúdo oferecido. Isso pode ser feito através de técnicas de otimização on-page e off-page

A pesquisa de palavras-chave permite identificar as palavras e frases-chave mais relevantes para o conteúdo do site, para que possam ser utilizadas em títulos, descrições, conteúdo e tags, enquanto produzir conteúdo relevante e de qualidade irá fornecer respostas e soluções para as necessidades do usuário.

A otimização técnica do site garante que o site seja amigável para mecanismos de busca, incluindo títulos e meta tags, a utilização de URLs amigáveis, a velocidade de carregamento e a acessibilidade em dispositivos móveis.

Já o Link building trata de obter links de qualidade para o site a partir de outras páginas relevantes, para demonstrar a autoridade e relevância do site.

 

Mão segurando Lupa



Vem com a gente que vamos explicar melhor…



1.Sabia que quanto mais pessoas clicam no seu site nos resultados de pesquisa, mais alta é a sua classificação?

 

Uma excelente forma de aumentar a sua taxa de cliques (CTR) é adicionando o ano da publicação ao seu título de SEO. Ajuda os utilizadores a ver que o seu conteúdo é atualizado, o que o Google e outros motores de busca também favorecem.

 

Esta estratégia funcionará melhor para o conteúdo que já está classificado na 1ª página dos resultados de pesquisa, uma vez que aumentar o seu CTR irá, antes de mais nada, ajudá-lo a subir na classificação na 1ª página.


2.O texto Alt ou texto alternativo é crucial para SEO.
Ajuda o Google a compreender o que são de fato as suas imagens. Além de ajudar os visitantes a obter informações sobre o que seria visual, caso as imagens em si não possam ser exibidas no seu site.

blank

 

 

Texto Alt é um atributo HTML que é adicionado à etiqueta da imagem, que é utilizada para mostrar imagens numa página.

 

 

 

 

3.Um URL bem construído (ou “amigável”) descreve a página usando palavras-chave que são fáceis de ler tanto para os motores de busca como para os utilizadores. Deve, antes de mais nada, proporcionar uma boa experiência ao utilizador e dizer aos motores de busca do que se trata a página.

 

Veja um exemplo de URL amigável: 

 

http://www.exemplo.com/como-fazer-um-site

 

Este URL é curto, organizado, e fácil de ler. Os motores de busca e os utilizadores da internet podem saber do que se trata a página facilmente.

browsers


Os URLs não otimizados, por outro lado, são aleatórios e difíceis de ler ou lembrar. Normalmente incluem números, letras, e caracteres especiais.

 


4.Desbloqueie mais tráfego adicionando palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo.
É crucial utilizar as variações certas de palavras-chave se quiser aumentar o seu tráfego orgânico e subir nas classificações do Google. Mais importante ainda, tem de tentar compreender a intenção por detrás daquilo que os seus utilizadores procuram e otimizar o seu conteúdo em conformidade. 


O primeiro passo é criar conteúdo de fácil leitura e de alta qualidade que utilize palavras-chave e frases-chave relacionadas. Isto também ajuda a Google a compreender o significado ou a intenção por detrás do seu conteúdo, e a fazer corresponder com mais pesquisas.


5.Escrever Meta descrições assertivas: as meta descrições têm sido sempre uma parte essencial do SEO, e isto não parece variar.

A meta descrição é uma etiqueta HTML que resume o conteúdo de uma página. O seu objetivo é fornecer uma breve descrição da sua página para motores de busca e utilizadores que procuram conteúdo nos SERPs.

 


Em resumo, o SEO funciona melhorando a qualidade do conteúdo e da UX (User Experience), para que o site possa ser facilmente encontrado pelos usuários e mecanismos de busca. Ao otimizar o site para o SEO, você pode aumentar a visibilidade e a relevância do site nos resultados de pesquisa, o que leva a um aumento no tráfego orgânico, nas taxas de conversão e por fim no próprio ROI.

 

Compartilhe

3 Comentários

Faça um Comentário

blankQuem Somos

Agência de marketing digital localizada na zona sul de São Paulo com mais de 11 anos de experiência em soluções digitais para pequenas empresas.

Somos uma agência de performance, nossas ações são guiadas por dados e com foco em um objetivo.

A nossa missão é empoderar você e facilitar sua tomada de decisões para que você possa ir tão longe quanto a sua imaginação e ousadia permitirem.

Além dos Serviços de Marketing Digital, nós desenvolvemos Ferramentas e Produtos para o mercado.

 

Sobre Nós