fbpx
grafico-de-analise-seo-marketing

SEO: Como colocar a sua empresa na primeira página do Google

ilustração troféu SEO marketingTer o site do seu negócio nas primeiras posições do Google é o objetivo de toda empresa hoje em dia, não é mesmo? Isso porque, a marca ganha mais reconhecimento, credibilidade e autoridade no mercado com SEO. 

Além disso, com um site bem posicionado é possível conquistar mais clientes, passar os concorrentes e aumentar as vendas, tudo isso gastando muito menos! Contudo, para que essa meta se torne realidade é necessário que você faça um bom trabalho de SEO.

Por isso, neste post preparamos algumas dicas que vão te auxiliar a alcançar essa posição tão privilegiada e desejada por todos! Confira a seguir: 

O que é SEO? 

SEO é a sigla referente para Search Engine Optimization, que em tradução significa Otimização para Mecanismos de Busca

Essa prática reúne um conjunto de técnicas e estratégias com o objetivo de tornar as empresas conhecidas e relevantes para o público, melhorando o seu posicionamento orgânico em ferramentas de busca, como o Google, por exemplo.

O SEO é uma das principais estratégias do Marketing Digital. Um dos seus principais benefícios é que suas técnicas de otimização geram uma grande economia financeira para as organizações.

Isso porque, com ele é possível:

  • Receber mais cliques e visibilidade;
  • Ganhar mais tráfego orgânico;
  • E obter melhores resultados com a sua presença online, sem precisar investir em mídia paga. 

Porém, para realizar uma estratégia de SEO que seja realmente efetiva é preciso adotar algumas técnicas. Elas ajudarão o seu site a melhorar o posicionamento no Google, atraindo mais visitas, leads e consequentemente: mais vendas para o seu negócio! Confira elas a seguir:

6 dicas de SEO para colocar a sua empresa na primeira página do Google


Defina seus objetivos 

Você já ouviu a frase: “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”? Pois ela é a mais pura verdade! Sem uma visão clara de onde você deseja chegar, dificilmente se alcançará bons resultados.

Sendo assim, o primeiro passo antes de traçar uma estratégia efetiva é definir os principais objetivos de SEO, ou seja: metas especificas e mensuráveis que pretende se alcançar em um determinado período de tempo. Por exemplo:

  • Aumentar o tráfego orgânico;
  • Melhorar a autoridade de marca;
  • Construir relevância no mercado;
  • Reduzir o CAC (custo de aquisição de clientes);
  • Gerar mais vendas;
  • Gerar mais leads.

Lembre-se de alinhar esses objetivos de SEO aos macros objetivos do negócio, pois dessa maneira sua estratégia será muito mais bem-sucedida.


Mapeie personas e a jornada de compra delas (tudo isso é SEO!)

Outro passo fundamental na hora de construir uma boa estratégia de SEO é mapear as personas e jornada de compra de cada uma delas. Afinal, para quem sua estratégia se destina? Qual perfil de pessoa você quer atrair para o seu negócio? 

A persona é a representação fictícia do perfil de cliente que uma empresa deseja conquistar. Já a jornada de compra é todo o percurso que o consumidor realiza durante o contato com a sua marca.

Identificar esses dois fatores é fundamental, já que isso ajuda a construir uma estratégia de produção de conteúdo e permite identificar as palavras-chaves mais relevantes e estratégicas para o seu negócio.

 

Trabalhe com palavras-chaves 

Palavras-chave são os termos utilizados pelos usuários para realizar buscas na web, ou seja, tudo aquilo que as pessoas digitam na barra de pesquisa do Google. É importante ressaltar que a palavra-chave não precisa ser composta por apenas uma palavra.

Por exemplo: se você chegou até esse post é bem provável que você tenha pesquisado por: “Como colocar minha empresa na primeira página do Google” ou algum termo relacionado, como “SEO”

É fundamental que as páginas do seu site sejam criadas pensando nas palavras-chaves mais buscadas pelo público-alvo do seu negócio.

Para descobrir quais são elas, você pode utilizar duas ferramentas:

Google Trends: ferramenta do próprio Google que permite descobrir quais são os termos mais procurados atualmente na barra de pesquisa. Mostra: o que está em alta no dia de hoje, na última semana, no último mês e em outros períodos selecionados por você. Também é possível filtrar esses dados por país ou estado, para saber o que mais está sendo pesquisado na sua região. 

Google Keyword Planner: ferramenta utilizada para obter informações sobre as palavras-chaves. Com ela é possível: obter ideias de palavras-chave, conhecer o volume de busca de uma palavra-chave, realizar pesquisas por localização geográfica, obter dados sobre o quão concorrida é a palavra-chave, entre outras funcionalidades.


Produza conteúdo de qualidade

Depois de definir as palavras-chaves chegou a hora de produzir conteúdo de qualidade sobre elas! Para isso, você deve seguir algumas técnicas de SEO para blog posts, como: utilizar título, descrição e URL otimizadas.

Além disso, é essencial que a palavra-chave apareça ao longo de todo texto, pois isso permite que o Google identifique melhor o tema principal do conteúdo. 

Outro fator importante é a objetividade e clareza do texto. Lembre-se que as pessoas estão cada vez mais ansiosas e imediatistas. Portanto, quanto mais rápido e direto você for para responder as dúvidas do usuário, mais ele vai se interessar pelo seu conteúdo.

Procure também produzir um texto escaneável, utilizando:

  • Parágrafos curtos;
  • Subtítulos;
  • Bullet points;
  • Listas;
  • E termos relevantes em negrito. 

Além disso, adicionar imagens e gifs ao longo do texto também influencia positivamente na qualidade do conteúdo. 


Otimize o seu site em SEO

Por último, mas não menos importante: otimize o conteúdo e as páginas para ganhar mais destaque nos buscadores. Existem diversas técnicas para otimização do seu site que vão deixá-lo perfeito aos olhos do Google, como por exemplo:

Meta descrição:

Meta descrição, como o próprio nome já diz, é aquela descrição/resumo que é exibido abaixo do link para o seu site, ainda no resultado da busca no Google. Veja na imagem a seguir:

 

screenshot metadescription

Ela é fundamental para uma boa estratégia de SEO. Isso porque, sem ela, o Google decide sozinho o que vai ser exibido e muitas vezes a descrição pode ficar sem sentido ou nada chamativo para o usuário que está realizando a busca.

Para criar meta descrições chamativas e atraentes, que convençam o leitor a clicar no seu site, você pode utilizar a ferramenta YoastSeo.

Dica extra: Utilize uma ferramenta CRM!

Como dito anteriormente, conhecer o público-alvo e a jornada de compra do seu consumidor é fundamental para construir uma estratégia de SEO bem-sucedida. E um software CRM pode te ajudar nessa missão!

O Fleeg, por exemplo, permite que você cadastre todas as informações dos seus contatos e aponte todas as interações com ele. Assim, você irá criar uma linha do tempo com todo o histórico daquele cliente com a empresa, podendo mapear a jornada de compra individual de cada consumidor.

Quer saber mais? Então, teste o fleeg gratuitamente agora mesmo!

#GuestPost

Compartilhe

5 Comentários

Faça um Comentário

blankQuem Somos

Agência de marketing digital localizada na zona sul de São Paulo com mais de 11 anos de experiência em soluções digitais para pequenas empresas.

Somos uma agência de performance, nossas ações são guiadas por dados e com foco em um objetivo.

A nossa missão é empoderar você e facilitar sua tomada de decisões para que você possa ir tão longe quanto a sua imaginação e ousadia permitirem.

Além dos Serviços de Marketing Digital, nós desenvolvemos Ferramentas e Produtos para o mercado.

 

Sobre Nós