SEO: Como colocar a sua empresa na primeira página do Google
Ter o site do seu negócio nas primeiras posições do Google é o objetivo de toda empresa hoje em dia, não é mesmo? Isso porque, a marca ganha mais reconhecimento, credibilidade e autoridade no mercado com SEO.
Além disso, com um site bem posicionado é possível conquistar mais clientes, passar os concorrentes e aumentar as vendas, tudo isso gastando muito menos! Contudo, para que essa meta se torne realidade é necessário que você faça um bom trabalho de SEO.
Por isso, neste post preparamos algumas dicas que vão te auxiliar a alcançar essa posição tão privilegiada e desejada por todos! Confira a seguir:
O que é SEO?
SEO é a sigla referente para Search Engine Optimization, que em tradução significa Otimização para Mecanismos de Busca.
Essa prática reúne um conjunto de técnicas e estratégias com o objetivo de tornar as empresas conhecidas e relevantes para o público, melhorando o seu posicionamento orgânico em ferramentas de busca, como o Google, por exemplo.
O SEO é uma das principais estratégias do Marketing Digital. Um dos seus principais benefícios é que suas técnicas de otimização geram uma grande economia financeira para as organizações.
Isso porque, com ele é possível:
- Receber mais cliques e visibilidade;
- Ganhar mais tráfego orgânico;
- E obter melhores resultados com a sua presença online, sem precisar investir em mídia paga.
Porém, para realizar uma estratégia de SEO que seja realmente efetiva é preciso adotar algumas técnicas. Elas ajudarão o seu site a melhorar o posicionamento no Google, atraindo mais visitas, leads e consequentemente: mais vendas para o seu negócio! Confira elas a seguir:
6 dicas de SEO para colocar a sua empresa na primeira página do Google
Defina seus objetivos
Você já ouviu a frase: “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”? Pois ela é a mais pura verdade! Sem uma visão clara de onde você deseja chegar, dificilmente se alcançará bons resultados.
Sendo assim, o primeiro passo antes de traçar uma estratégia efetiva é definir os principais objetivos de SEO, ou seja: metas especificas e mensuráveis que pretende se alcançar em um determinado período de tempo. Por exemplo:
- Aumentar o tráfego orgânico;
- Melhorar a autoridade de marca;
- Construir relevância no mercado;
- Reduzir o CAC (custo de aquisição de clientes);
- Gerar mais vendas;
- Gerar mais leads.
Lembre-se de alinhar esses objetivos de SEO aos macros objetivos do negócio, pois dessa maneira sua estratégia será muito mais bem-sucedida.
Mapeie personas e a jornada de compra delas (tudo isso é SEO!)
Outro passo fundamental na hora de construir uma boa estratégia de SEO é mapear as personas e jornada de compra de cada uma delas. Afinal, para quem sua estratégia se destina? Qual perfil de pessoa você quer atrair para o seu negócio?
A persona é a representação fictícia do perfil de cliente que uma empresa deseja conquistar. Já a jornada de compra é todo o percurso que o consumidor realiza durante o contato com a sua marca.
Identificar esses dois fatores é fundamental, já que isso ajuda a construir uma estratégia de produção de conteúdo e permite identificar as palavras-chaves mais relevantes e estratégicas para o seu negócio.
Trabalhe com palavras-chaves
Palavras-chave são os termos utilizados pelos usuários para realizar buscas na web, ou seja, tudo aquilo que as pessoas digitam na barra de pesquisa do Google. É importante ressaltar que a palavra-chave não precisa ser composta por apenas uma palavra.
Por exemplo: se você chegou até esse post é bem provável que você tenha pesquisado por: “Como colocar minha empresa na primeira página do Google” ou algum termo relacionado, como “SEO”.
É fundamental que as páginas do seu site sejam criadas pensando nas palavras-chaves mais buscadas pelo público-alvo do seu negócio.
Para descobrir quais são elas, você pode utilizar duas ferramentas:
Google Trends: ferramenta do próprio Google que permite descobrir quais são os termos mais procurados atualmente na barra de pesquisa. Mostra: o que está em alta no dia de hoje, na última semana, no último mês e em outros períodos selecionados por você. Também é possível filtrar esses dados por país ou estado, para saber o que mais está sendo pesquisado na sua região.
Google Keyword Planner: ferramenta utilizada para obter informações sobre as palavras-chaves. Com ela é possível: obter ideias de palavras-chave, conhecer o volume de busca de uma palavra-chave, realizar pesquisas por localização geográfica, obter dados sobre o quão concorrida é a palavra-chave, entre outras funcionalidades.
Produza conteúdo de qualidade
Depois de definir as palavras-chaves chegou a hora de produzir conteúdo de qualidade sobre elas! Para isso, você deve seguir algumas técnicas de SEO para blog posts, como: utilizar título, descrição e URL otimizadas.
Além disso, é essencial que a palavra-chave apareça ao longo de todo texto, pois isso permite que o Google identifique melhor o tema principal do conteúdo.
Outro fator importante é a objetividade e clareza do texto. Lembre-se que as pessoas estão cada vez mais ansiosas e imediatistas. Portanto, quanto mais rápido e direto você for para responder as dúvidas do usuário, mais ele vai se interessar pelo seu conteúdo.
Procure também produzir um texto escaneável, utilizando:
- Parágrafos curtos;
- Subtítulos;
- Bullet points;
- Listas;
- E termos relevantes em negrito.
Além disso, adicionar imagens e gifs ao longo do texto também influencia positivamente na qualidade do conteúdo.
Otimize o seu site em SEO
Por último, mas não menos importante: otimize o conteúdo e as páginas para ganhar mais destaque nos buscadores. Existem diversas técnicas para otimização do seu site que vão deixá-lo perfeito aos olhos do Google, como por exemplo:
Meta descrição:
Meta descrição, como o próprio nome já diz, é aquela descrição/resumo que é exibido abaixo do link para o seu site, ainda no resultado da busca no Google. Veja na imagem a seguir:
Ela é fundamental para uma boa estratégia de SEO. Isso porque, sem ela, o Google decide sozinho o que vai ser exibido e muitas vezes a descrição pode ficar sem sentido ou nada chamativo para o usuário que está realizando a busca.
Para criar meta descrições chamativas e atraentes, que convençam o leitor a clicar no seu site, você pode utilizar a ferramenta YoastSeo.
Dica extra: Utilize uma ferramenta CRM!
Como dito anteriormente, conhecer o público-alvo e a jornada de compra do seu consumidor é fundamental para construir uma estratégia de SEO bem-sucedida. E um software CRM pode te ajudar nessa missão!
O Fleeg, por exemplo, permite que você cadastre todas as informações dos seus contatos e aponte todas as interações com ele. Assim, você irá criar uma linha do tempo com todo o histórico daquele cliente com a empresa, podendo mapear a jornada de compra individual de cada consumidor.
Quer saber mais? Então, teste o fleeg gratuitamente agora mesmo!
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