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52 TÉCNICAS DE SEO: Estratégias do Básico ao Avançado para você.

Eu preciso que você saiba que quando falamos de SEO, não existe apenas 1 tipo, mas sim 3 tipos de técnicas de SEO para você usar, são elas:

SEO ON PAGE: Otimizações que você faz o seu site / blog / landing page para alcançar melhores posições no Google.

SEO OFF PAGE: São os fatores externos ao seu site como citação de seus links em outros sites de autoridade que adicionam mais confiança ao seu domínio perante o Google.

SEO LOCAL: É a estratégia para ranquear melhor no Google localmente, para as pessoas próximas à você ou de uma determinada localidade.

O que realmente é SEO

Muita gente pensa que sabe o que é SEO, mas a verdade é que SEO é um misto de simples e complexo.

O simples é porque quando você fala em fazer SEO, o que na verdade você quer fazer é utilizar técnicas e estratégias que enviem sinais ao Google de que ele pode confiar você e enviar pessoas até o seu site.

E o lado complexo do SEO é que se você quer realmente fazer o seu site se tornar uma máquina de negócios orgânicos, você precisa: otimizar as suas página, continuar a produzir conteúdos direcionados constantemente, promover de forma constante cada novo conteúdo publicado, ter variedades de formatos de conteúdo e ter foco na “história que o seu site conta” para que o Google te veja como o especialista naquele determinado assunto.

Por isso fique ciente de uma coisa, SEO é um Compromisso a longo prazo.

22 Técnicas Básicas de SEO

1) Inscrição e configuração do seu negócio no Google Meu Negócio.

O Google Meu Negócio é uma opção de marketing gratuito fornecida pelo Google onde você pode obter visibilidade local para as pessoas próximas a você que estão procurando por seus produtos, serviços e ofertas, mas com o Google Meu Negócio você vai muito além disso, você pode publicar conteúdos estratégicos para aumentar os seus negócios locais.

Se você tiver um ponto de venda e quiser cadastrá-lo, esse é o Site do Google Meu Negócio.

2) Produção de conteúdo introdutório com link para o site no Google Meu Negócio.

Como eu disse acima, você pode fazer postagens dentro do Google Meu Negócio, uma estratégia que costumo usar com meus clientes é colocar uma chamada para a ação dentro do Google Meu Negócio ou a Introdução do Artigo com o Link para a pessoa acessar a publicação.

3) Atualização da Headline nas Metas Tags.

As meta tags do seu site falam sobre qual o conteúdo abordado no site, quem é o ator, qual o idioma e outras informações relevantes, algumas dessas informações são mostradas nas buscas do Google.

A Meta tag Title e Description aparecem nos resultados de busca no Google, por isso quando você escreve uma boa descrição e um excelente título suas páginas acabam recebendo mais cliques.

4) Obter compartilhamentos das páginas nas redes sociais.

Um dos fatores que o Google utiliza para saber se uma página é confiável e leva a sério o que faz é monitorar o desempenho dos seus perfis nas redes sociais, por isso se você verificar o seu perfil nas redes sociais e continuar a aumentar o número dos seus seguidores você vai otimizar seus resultados com SEO.

5) Incluir a Palavra-chave na url da página

O Google sempre quer dar às pessoas aquilo que elas realmente querem, por isso algumas vezes ela considera a sincronia entre o a busca e a página de pesquisa retornada, por isso, se você estiver mirando uma palavra-chave em especial, certifique-se de colocar na URL.

6) Incluir a Palavra-chave no domínio do site

Quando o endereço do seu site tem a descrição do que você faz ou oferece ao invés do nome do seu negócio, o Google considera que o assunto principal do seu site é exatamente aquilo.

Dessa forma, ele acaba tornando você relevante para aquele assunto.

7) Renovar o seu domínio por muito tempo.

Se você quer mostrar para o Google que é confiável e veio para ficar, saiba que ele vê o tempo de renovação do seu domínio como um indicativo disso.

Domínios .com.br custam em média R$ 36,00 ao ano, mas se você por exemplo deixa pago o seu domínio pelos próximos 10 anos, significa que você está prestes a fazer um trabalho de longo prazo.

8) Se possível, invista em um domínio .com.br

Se os seus clientes estão no Brasil, saiba que domínios .com.br levam vantagem sobre domínios .com e outros.

9) Crie uma densidade natural de palavras-chave no texto.

Se a página aborda o tema Planejamento Estratégico, é natural que essa palavra vá se repetir pelo texto e ter variáveis e sinônimos, mas se isso for feito de forma excessiva, o Google pode interpretar como um mal sinal de relevância.

10) Crie uma hierarquia de títulos e conteúdos na página.

Existem tags HTML que mostram a hierarquia dos títulos em uma página sendo <h1> o mais alto, e só deve existir um único <h1> por página, <h2> os sub-títulos e <h3>, <h4>, <h5> e <h6> consequentemente, se você estruturar a sua página como em um artigo de jornal com títulos e sub-títulos, o Google e os seus visitantes vão entender de maneira mais fácil o seu conteúdo.

11) Otimização de Imagens e Vídeos para os Motores de Busca

Existem tags HTML com as quais você pode passar informações sobre uma imagem ou um vídeo utilizando as Tags de Descrição, Título e Legenda.

12) Qualidade de links internos e externos nas páginas

Quando o seu site aponta para outras fontes de conteúdo e referência dentro e fora do seu site, isso mostra consistência e possivelmente qualidade no conteúdo, e isso pode ser um sinal positivo aos olhos do Google.

13) Mantenha as suas URLs curtas e descritivas

Cada pedaço de informação mostra ao Google do que o site e aquela determinada página trata, por isso a URL do seu site diz muito sobre a relevância entre a palavra-chave ou a busca feita e o conteúdo da página.

14) Adicionar Tags WordPress às suas páginas

O WordPress tem as tags que você pode inserir em suas postagens e dentro do seu portfólio, elas contribuem para a otimização da sua página.

15) Adicionar fontes e referências para os conteúdos

Se o seu site citar fontes relacionadas ao conteúdo que possuem relevância e autoridade podem ser um excelente sinal para o Google.

16) Informações de contato nas páginas

As informações de contato no seu site mostra que você tem intenção de resolver problemas e estabelecer uma comunicação com os visitantes.

17) Adicione uma conexão segura ao site

Um dos fatores de relevância para um site e uma técnicas simples de SEO é adicionar uma conexão segura SSL ao seu site, geralmente a sua hospedagem pode te fornecer uma.

18) Tenha uma página de Política de Privacidade

Se você quer que o Google entenda o quão sério é o seu negócio, você deve demonstrar que leva a sério a privacidade dos seus usuários.

19) Publique conteúdos no YouTube e incorpore-os ao Blog

Vídeos são extremamente relevantes, as pessoas tem assistido cada vez mais vídeos, por isso o Google mostra cada vez mais resultados com vídeos.

20) Criar materiais impressos para incentivar o tráfego direto no seu site

Você costuma fazer ações de panfletagem, passar seus cartões de visita ou indicar o seu site para as pessoas?

Saiba que o Google usa os dados do Google Chrome para determinar quais sites tem conteúdo de qualidade, e quando as pessoas se lembram do seu link e digitam o seu site diretamente na URL, o Google o vê como relevante.

21) Incentive os comentários na sua página

Entre os sinais que o Google leva em consideração para determinar a sua relevância, os comentários são uma arma muito forte, porque quando há muitos comentários em um conteúdo, isso significa que o seu conteúdo é útil.

22) Otimize seu site WordPress com os Plugins certos

Sites em WordPress são cada vez mais comuns, por isso o número de plugins e funcionalidades cresce mais e mais a cada dia.

Utilize plugins de SEO, Performance, Checadores de Links Quebrados, Otimizadores de Imagens e outros plugins que ajudem a elevar o nível do seu site.

14 Técnicas de Nível Intermediário de SEO

23) Produção do mesmo conteúdo em vários formatos

Você não deve pensar nos resultados de buscas no Google apenas como Links de Sites com o primeiro, segundo e terceiro lugar.

Nós temos resultados em formato de anúncios, imagens, locais próximos e vídeos.

Por isso você pode utilizar o mesmo tema em vários formatos e locais para obter mais visibilidade de várias formas.

24) Construção de uma comunidade nas Redes Sociais

O Google quer mostrar resultados relevantes de empresas relevantes, e isso pode significar também que o Google vai dar preferência às empresas das quais as pessoas gostam.

Por isso, saiba que quando você investe nas redes sociais, você indiretamente está investindo em SEO.

25) Otimizar o copy da meta tag de descrição da página

Imagine que as pessoas estão encontrando as suas páginas nos resultados de busca mas não estão clicando muito nelas, é hora de analisar os primeiros colocados e entender o que torna o texto deles atrativo, e então deixar o seu texto melhor.

Lembre-se também de analisar os anúncios porque geralmente os gestores dos anúncios investem muito tempo otimizando seus textos.

26) Adicionar um sitemap ao seu site.

Um sitemap é literalmente um mapa do seu site, por isso você deve ter um para que o Google consiga rastrear e entender melhor a estrutura do seu site.

Se você utilizar WordPress, existem excelente plugins para criar um sitemap, e através do seu sitemap você pode controlar o que será ou não indexado pelo Google.

27) Utilize a ferramenta do Google Search Console.

O Google Search Console é uma ferramenta fantástica da própria Google que te ajuda a entender coisas como:

  • Quais são as visualizações de cada uma das suas páginas.
  • Quantos cliques suas páginas tiveram vindas do Google.
  • Quantos links e quais sites estão apontando para o seu site.
  • Te permite incluir o seu sitemap.
  • Analisar o desempenho do seu site ao longo do tempo.
  • Entender quais países ou dispositivos acessam o seu site.
  • E até incluir novas páginas do seu site facilmente.

Se você quiser resultados expressivos com SEO, essa ferramenta é crucial.

Para mais informações sobre o Google Search Console.

28) Crie páginas que carreguem rapidamente

Do ponto de vista comercial, se o seu site não for leve e carregar rapidamente, simplesmente não vai adiantar tentar levar pessoas até ele já que uma parte deles não terá paciência para esperar o carregamento terminar.

Entenda que um dos fatores que o Google leva em consideração é o tempo que u site demora para carregar, e isso faz todo o sentido já que o objetivo é oferecer a melhorar experiência para os usuários da plataforma.

29) Rastreie e remova seus conteúdos duplicados

O Google penaliza cópias e conteúdos iguais, se você tiver o mesmo conteúdo replicado em  seu site, outros sites ou locais, o Google vai penalizá-los.

30) Criar um site responsivo ou mobile friendly

Como o número de acessos a internet através do celular ultrapassou o número de acessos via tablet e desktop, o Google e todo mundo já entendeu que os sites que oferecem a melhor experiência atualmente são os sites responsivos.

Ou como dizemos, Mobile Friendly, que em uma tradução literal seriam sites amigáveis a dispositivos móveis.

31) Utilize uma ferramenta para rastrear e corrigir links quebrados

Links quebrados de páginas inexistentes são um sinal claro para o Google de que um site está abandonado ou não oferece uma boa experiência para os seus usuários.

Por isso, evite ter mutos links quebrados em seu site.

Eu recomendaria para você um plugin do WordPress chamado Broken Link Checker ou a SEMrush Audit para fazer uma auditoria no seu site.

32) Monitore o seu site com o Google Analytics

Como eu disse anteriormente, o Google coleta dados que informam a ela a performance de um determinado site, ela utiliza os dados de navegação dos usuários no Google Chrome por exemplo.

Mas não para por aí, o Google Analytics fornece dados de ouro para o Google tomar as melhores decisões sobre quem merece estar nas primeiras posições.

Por isso e pelo fato do Google Analytics te ajudar a entender melhor o comportamento dos seus clientes existente e em potencial no seu site, ela é indispensável.

33) Criar páginas com conteúdo local

O primeiro passo é analisar se há buscas para o seu produto ou serviço dentro do seu bairro ou cidade, e aí criar uma página envolvendo os termos:

Produto/Serviço + Localização no conteúdo.

Por exemplo, Buffet na Zona Norte de São Paulo.

Outra estratégia seria colocar a sua solução dentro do Google Meu Negócio para ser encontrado localmente, mas nesse caso você teria que estar fisicamente na localização desejada.

34) Ter conteúdos gerados pelos seus usuários

Conteúdo gerado pelo usuário ou UCG (user content generation) são conteúdos adicionados à sua página, seja em texto, imagens ou vídeos, ele mostra para o Google que a sua página e relevante e as pessoas gostam dela.

36) Comece com palavras-chaves menos competitivas

As palavras-chaves com um número expressivo de buscas mensais são as mais competitivas, mas uma estratégia bem comum e inclusive adotada por nós para alguns clientes é a de começar a se focar em um número maior de palavras-chaves menos competitivas e quando juntadas geram uma demanda expressiva.

Nós chamamos as mais competitivas de Head Tail (cauda curta) e as menos competitivas de Long Tail (cauda longa), como eu disse antes, SEO é um compromisso de longo prazo.

35) Controle o fluxo de navegação no seu site

O tempo de permanência dentro de um site é um sinal de que as pessoas gostam das suas páginas.

O Google analisa esse tipo de informação e o considera bastante importante.

16 Técnicas Avançadas de SEO

37) Constrole do perfil de links apontando para o seu site

Nem todos os links nascem iguais rs (era para ser uma piada hahaha).

Vamos supor que você tenha 2 sites:

Um tem 30 citações de blogs pouco conhecidos com menos de 1 ano de existência.

O outro tem a citação da globo.com.

Qual das duas tem mais autoridade? exatamente.

Por isso saiba que tem links apontando para o seu site que são benéficos e outros prejudiciais, então utilize ferramentas como o Google Search Console, a SEMrush ou a Ubersuggest para verificar quais sites estão apontando para você.

38) Produção e Promoção de Infográficos segmentados

Uma estratégia bem legal é a de produzir infográficos interessantes para um determinado segmento, divulgar esse material para sites e blogs nesse segmento e pedir que as pessoas ao compartilharem o seu conteúdo, citem o seu link.

Dessa forma você obterá novos backlinks de qualidade para o seu site.

Lembre-se de focar em segmentos que estejam relacionados ao seu negócio.

39) Produção e Promoção de Vídeos segmentados.

A mesma estratégia utilizada para os backlinks podem também ser utilizada para os vídeos.

40) Análise e obtenção dos backlinks dos concorrentes

Utilize ferramentas como a SEMrush ou a Ubersuggest para entender qual o perfil de backlinks dos seus concorrentes e tente conseguir os mesmos links.

41) Otimize a Usabilidade no seu Site

Se o Google entender que o seu site oferece suporte para pessoas com deficiência visual, ele vai entender que o seu site tem uma experiência de alto nível e ver isso como um sinal positivo.

42) Atualizações frequentes das páginas do site

Embora essa seja uma estratégia bem controversa, eu posso dizer por experiência própria que se você atualizar regularmente o seu conteúdo e produzir mais conteúdos e páginas, suas posições vão melhorar e muito.

43) Anuncie cada nova postagem no seu blog

Acelere os resultados anunciando seus melhores conteúdo e levando pessoas que podem se beneficiar do seu conteúdo.

44) Utilize os Padrões da W3C

Há rumores de que os padrão de desenvolvimento da World Wide Web Consortium influenciam positivamente no ranqueamento das páginas já que oferecem aos mecanismos de busca um maior entendimento sobre o conteúdo.

45) Coloque as páginas mais importantes em destaque no sitemap

Como eu te disse anteriormente, ter um sitemap é uma das otimizações de sites mais importantes que você pode fazer.

O que eu não te disse antes, é que você tem a possibilidade de definir o nível de importância de cada página dentro do sitemap.

46) Obtenha links de sites .edu e .gov

Se você for capaz de criar algo que faça os sites com links .edu e .gov citarem o seu site, a autoridade do seu domínio vai subir muito e consequentemente você obterá mais tráfego orgânico.

47) Faça seus concorrentes linkarem para o seu site

Crie ações de marketing em conjunto com concorrentes bem posicionados e obtenha links deles para aumentar a sua autoridade.

48) Equilibre o seu Perfil de links entre DoFollow e NoFollow

Não sei se você sabe, mas é possível colocar um código em um link dizendo para o Google não segui-lo, isso porque imagina se por exemplo o YouTube tivesse todos os links dentro dele seguindo seguidos e atribuindo autoridade para todos os sites.

Todo mundo teria autoridade facilmente.

Entretanto quando você começa a ganhar links apontando para o seu site, é natural que alguns desses sites sejam NoFollow, então se você começar a criar um perfil de links apenas DoFollow o Google pode estranhar e achar que esses links não apareceram naturalmente.

49) Adicionar microformatos às páginas

Uma otimização incrível que você pode adotar são os micro-formatos do Schema.org, com eles você pode mostrar ao Google de forma mais significativa informações sobre o seu conteúdo, produtos, serviços, localização e outras informações que vão te dar uma vantagem sobre os seus concorrentes.

E se você quer saber, páginas com microformatos geralmente tem uma taxa de cliques (CTR) mais alta.

50) Contrate um servidor local

Uma coisa cada vez mais comum nos resultados de pesquisa é a Segmentação Geográfica.

Em geral o Google dá preferência a sites com um IP de servidor local e uma extensão de nome de domínio do país.

51) Faça Auditorias Regulares nas suas páginas

Eu recomendo você a fazer essas auditoria utilizando uma ferramenta, aqui vão algumas:

52) Conteúdo Exclusivo e Original

Segundo o próprio Google “ela penaliza sites que não trazem nada novo ou útil para as pessoas”.

Por isso se inspire em outros conteúdos, faça curadorias de conteúdo mas seja original, adicione valor à vida das pessoas, você não fará negócios com todo mundo, apenas com aqueles que se identificarem com você e a sua marca.

Conclusão

O Google é relativamente bem simples, ele só quer que seus usuários encontrem tudo aquilo que buscam.

Aqui na Agência o nosso trabalho com o SEO é bem simples, nós tornamos cada um de nossos clientes A Melhor Resposta para cada pergunta que seus clientes existentes e em potencial fazem no Google.

Então seja a melhor resposta para cada pergunta (palavra-chave) digitada no Google.

E saiba que o Google ama sites que amam oferecer uma experiência perfeita para os seus usuários.

Espero ter contribuído para aumentar a sua percepção sobre o poder do SEO.

Obrigado pelo seu tempo e bons negócios.

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