fbpx
tiktok-banned-mardini

EUA e UK aprovam censura e possível banimento à TikTok. Entenda:

A Comissão dos Negócios Estrangeiros da Câmara dos EUA votou essa semana para dar ao Presidente Joe Biden o poder de proibir o APP de propriedade chinesa.

casa branca americana

No meio de discussões em curso sobre a potencial ligação do TikTok ao
Partido Comunista Chinês, os EUA se juntam a uma lista de países que já censuraram o aplicativo, tal como Canadá, Índia, Taiwan, Afeganistão, Paquistão e, mais recentemente, a União Europeia. 

O caso conflituoso do TikTok se iniciou com rumores de uma possível intervenção da China no conflito da Ucrânia, com alguns boatos a sugerirem que o PCC (Partido Comunista Chinês) está perto de oferecer assistência às forças russas. Ainda não há informação oficial sobre isto, mas como os EUA continuam a apoiar a Ucrânia, e a China ainda considera as suas opções particulares, muitas tensões estão surgindo novamente, o que pode levar a mais conflitos de ordem política e até bélica.

 

Isto amplifica as preocupações em torno do TikTok…


…que está tecnicamente comprometido com o governo chinês, relativo ao compartilhamento de informações sobre os seus utilizadores, de acordo com as regras de cibersegurança da
China. E embora muita da informação que poderia ser recolhida do TikTok fosse relativamente inofensiva, funcionários da ByteDance, a proprietária da aplicação, já mostraram como os dados de localização do TikTok podem ser utilizados para espionar jornalistas dos EUA.

A Casa Branca já anunciou a proibição total do TikTok nos dispositivos  de propriedade do governo, na sequência de movimentos espelhados em mais de 30 estados dos EUA. Funcionários da UE e do Canadá também seguiram o exemplo, proibindo a aplicação em todos os dispositivos oficiais, o que pode acontecer em breve em todo o território nacional.

blank

O anúncio dessa semana não dá ao Sr. Biden a luz verde para proibir a aplicação, sendo o Senado norte-americano ainda obrigado a dar a sua aprovação antes que uma proibição possa ser implementada. Todavia é mais um passo na evidente direção a essa próxima fase, que cada vez mais parece levar a uma proibição do TikTok, ou pelo menos, uma mudança significativa na direção da aplicação.

O antigo Presidente dos EUA, Donald Trump ordenou que a TikTok fosse vendida a uma empresa americana em 2020, ou que enfrentasse uma proibição total na região. Esta opção pode ainda ser outra via a seguir, que poderia eventualmente desencadear a TikTok sob nova gestão, em vez de ficar às escuras nos EUA.

tiktok-gif

 

É evidente que os oficiais de segurança têm grandes preocupações, e se isso se estende aos funcionários do governo, é evidente que a mesma lógica poderia e deve aplicar-se também aos cidadãos regulares.

 

Será um futuro xeque-mate para o TikTok?

 

Compartilhe

1 Comentário

Faça um Comentário

blankQuem Somos

Agência de marketing digital localizada na zona sul de São Paulo com mais de 11 anos de experiência em soluções digitais para pequenas empresas.

Somos uma agência de performance, nossas ações são guiadas por dados e com foco em um objetivo.

A nossa missão é empoderar você e facilitar sua tomada de decisões para que você possa ir tão longe quanto a sua imaginação e ousadia permitirem.

Além dos Serviços de Marketing Digital, nós desenvolvemos Ferramentas e Produtos para o mercado.

 

Sobre Nós