fbpx
tecnologia, rfid, varejista, estoque

RFID – A tecnologia a favor do varejista

Diante do crescimento de vendas online, quanto menos tempo você perder, mais entregas poderá realizar.

Apesar da frase ser óbvia entenda que quanto mais otimizar etapas, mais produtivo será o seu processo!

Aqui no Blog da Mardini já trouxemos alguns assuntos que podem te ajudar em relação a otimização de processos.

Se você tem interesse em melhorar a produtividade da sua empresa, conheça a Startup que desenvolveu um sistema integrador de aplicativos.

Entre as tarefas de rotina em uma empresa, muitas demandam tempo, serviço manual e investimento. São ações que vão desde controle de estoque, anunciar produtos a gerenciar envios.

Isso significa que a otimização de processos se faz necessário para o crescimento de seu negócio!

Um desses processos que demandam tempo é o controle de estoque e por anos os famosos códigos de barras foram utilizados, mas agora eles não estão mais sozinhos!

Conheça a tecnologia RFID, que vem cada vez mais conquistando espaço na vida do empresário.

O RFID é um modelo de identificação por radiofrequência que permite rastrear qualquer objeto sem a utilização de fios.

A ferramenta tem sido uma aliada dos varejistas, que funciona como um chip inserido na etiqueta dos produtos, porque ajuda a reduzir o impacto das perdas de mercadorias.

Benefícios da RFID em relação ao código de barras

Com a modernização, a importância na otimização de tempo é o que leva uma empresa ao aumento nas vendas.

Só para comparação, um inventário com cerca de 10 mil itens em estoque leva apenas 1 hora para ser realizado, com o apoio do RFID.

Veja as suas vantagens:

  • Maior precisão de estoque;
  • Aumento da eficiência operacional;
  • Redução de perdas;
  • Alta capacidade de armazenamento;
  • Leitura de envio de dados;
  • Dispensa o contato visual para fazer a leitura (Pode estar em caixa, embalagem etc.);
  • Pode ser reutilizado;
  • Localiza itens em movimento;
  • Resistente a superfícies quentes, frias, molhadas, insalubres etc.

Algumas empresas já estão trabalhando no desenvolvimento de soluções para deixar a ferramenta mais acessível.

No setor varejista têxtil, por exemplo, as etiquetas RFID são encontradas pelo preço de 30 Centavos, com variação pela quantidade adquirida.

Mas, afinal o que é o RFID?

Radio Frequency Identification (RFID) é uma tecnologia utilizada no varejo para realizar a captura de dados e a leitura é feita via sinal de rádio que é enviado para a base transmissora.

As etiquetas também podem ser configuradas para conter informações sobre as condições de um item.

RFID para pequenas empresas

Cada etiqueta com a tecnologia RFID é única e isso facilita saber o caminho que ela está fazendo.

Com essa singularidade é possível rastrear a curva de saída de cada produto.

Sensor de segurança

Muitas lojas utilizam o RFID para evitar roubos de produtos em conjunto com dispositivos de alarme nas portas.

Em seu blog, a Fluxo Consultoria, uma empresa sem fins lucrativos que realiza projetos em diversas áreas da Engenharia, fez um levantamento sobre as suas formas de uso.

Velocidade de Leitura: Comparado a um código de barras ou QR Code, a captação da informação via RFID é em fração de segundos, tornando processos mais rápidos.

Tamanho: Tags de RFID podem ser milimétricas, permitindo então a aplicação em casos onde outros sensores não conseguiriam.

Custo-Benefício: Embora as leitoras tenham um custo adicional, as tags possuem modelos que custam centavos, sendo instaladas de forma fácil em indústrias e lojas.

Capacidade de Leitura: O RFID possui também o diferencial de que diversas tags podem ser lidas de forma simultânea, tornando desnecessária a identificação um a um.

Conclusão

Há um volume total de 30.000 buscas por mês sobre RFID e este é um índice que vem crescendo mês a mês.

blank

Fonte: SEMrushHoje a tecnologia lidera em países como Estados Unidos, Filipinas e Índia.

Se você está buscando aumentar a produtividade da sua operação definitivamente a tecnologia RFID pode te auxiliar.

Compartilhe

Sem Comentários

Faça um Comentário

blankQuem Somos

Agência de marketing digital localizada na zona sul de São Paulo com mais de 11 anos de experiência em soluções digitais para pequenas empresas.

Somos uma agência de performance, nossas ações são guiadas por dados e com foco em um objetivo.

A nossa missão é empoderar você e facilitar sua tomada de decisões para que você possa ir tão longe quanto a sua imaginação e ousadia permitirem.

Além dos Serviços de Marketing Digital, nós desenvolvemos Ferramentas e Produtos para o mercado.

 

Sobre Nós