Diante do crescimento de vendas online, quanto menos tempo você perder, mais entregas poderá realizar.
Apesar da frase ser óbvia entenda que quanto mais otimizar etapas, mais produtivo será o seu processo!
Aqui no Blog da Mardini já trouxemos alguns assuntos que podem te ajudar em relação a otimização de processos.
Se você tem interesse em melhorar a produtividade da sua empresa, conheça a Startup que desenvolveu um sistema integrador de aplicativos.
Entre as tarefas de rotina em uma empresa, muitas demandam tempo, serviço manual e investimento. São ações que vão desde controle de estoque, anunciar produtos a gerenciar envios.
Isso significa que a otimização de processos se faz necessário para o crescimento de seu negócio!
Um desses processos que demandam tempo é o controle de estoque e por anos os famosos códigos de barras foram utilizados, mas agora eles não estão mais sozinhos!
Conheça a tecnologia RFID, que vem cada vez mais conquistando espaço na vida do empresário.
O RFID é um modelo de identificação por radiofrequência que permite rastrear qualquer objeto sem a utilização de fios.
A ferramenta tem sido uma aliada dos varejistas, que funciona como um chip inserido na etiqueta dos produtos, porque ajuda a reduzir o impacto das perdas de mercadorias.
Benefícios da RFID em relação ao código de barras
Com a modernização, a importância na otimização de tempo é o que leva uma empresa ao aumento nas vendas.
Só para comparação, um inventário com cerca de 10 mil itens em estoque leva apenas 1 hora para ser realizado, com o apoio do RFID.
Veja as suas vantagens:
- Maior precisão de estoque;
- Aumento da eficiência operacional;
- Redução de perdas;
- Alta capacidade de armazenamento;
- Leitura de envio de dados;
- Dispensa o contato visual para fazer a leitura (Pode estar em caixa, embalagem etc.);
- Pode ser reutilizado;
- Localiza itens em movimento;
- Resistente a superfícies quentes, frias, molhadas, insalubres etc.
Algumas empresas já estão trabalhando no desenvolvimento de soluções para deixar a ferramenta mais acessível.
No setor varejista têxtil, por exemplo, as etiquetas RFID são encontradas pelo preço de 30 Centavos, com variação pela quantidade adquirida.
Mas, afinal o que é o RFID?
Radio Frequency Identification (RFID) é uma tecnologia utilizada no varejo para realizar a captura de dados e a leitura é feita via sinal de rádio que é enviado para a base transmissora.
As etiquetas também podem ser configuradas para conter informações sobre as condições de um item.
RFID para pequenas empresas
Cada etiqueta com a tecnologia RFID é única e isso facilita saber o caminho que ela está fazendo.
Com essa singularidade é possível rastrear a curva de saída de cada produto.
Sensor de segurança
Muitas lojas utilizam o RFID para evitar roubos de produtos em conjunto com dispositivos de alarme nas portas.
Em seu blog, a Fluxo Consultoria, uma empresa sem fins lucrativos que realiza projetos em diversas áreas da Engenharia, fez um levantamento sobre as suas formas de uso.
Velocidade de Leitura: Comparado a um código de barras ou QR Code, a captação da informação via RFID é em fração de segundos, tornando processos mais rápidos.
Tamanho: Tags de RFID podem ser milimétricas, permitindo então a aplicação em casos onde outros sensores não conseguiriam.
Custo-Benefício: Embora as leitoras tenham um custo adicional, as tags possuem modelos que custam centavos, sendo instaladas de forma fácil em indústrias e lojas.
Capacidade de Leitura: O RFID possui também o diferencial de que diversas tags podem ser lidas de forma simultânea, tornando desnecessária a identificação um a um.
Conclusão
Há um volume total de 30.000 buscas por mês sobre RFID e este é um índice que vem crescendo mês a mês.
Fonte: SEMrushHoje a tecnologia lidera em países como Estados Unidos, Filipinas e Índia.
Se você está buscando aumentar a produtividade da sua operação definitivamente a tecnologia RFID pode te auxiliar.