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Estratégias de Marketing Digital para Pequenas Empresas

O cenário pós pandemia exige que as empresas adotem posturas e ações diferentes para conseguir resultados iguais ou maiores aos que se tinham antes da pandemia.

Isso se deve ao fato do volume de empresas que antes não tinha um processo de captação de clientes digital ter aumentado, e agora muitas empresas estão levando a sua operação para o digital.

Se por um lado a pandemia trouxe bastante incerteza para muitos setores, por outro, ela também trouxe muitas oportunidades de novos negócios e uma aceleração da transformação digital do país.

Por isso, eu vou te apresentar estratégias de marketing digital que podem te colocar à frente do seus correntes, e se bem executadas, podem te levar a obtenção de uma fatia de mercado muito maior.

Isso levando em consideração o fato de que talvez a sua empresa possua um orçamento enxuto no momento. Mas acredite, isso não é um empecilho. 

 

1) Invista na percepção da sua marca

Melhor do que falar bem de você mesmo, é ter uma legião de pessoas que atestam a confiança da sua marca. Invista na construção da opinião pública a respeito da sua marca através de avaliações no Google, nas redes sociais e depoimentos em texto e vídeo. Apresente o seu melhor de uma forma criativa.

Um conteúdo claro e um design elegante fará com que as pessoas que nunca tiveram contato com a sua marca, tenham uma primeira impressão positiva. Reflita um pouco sobre isso.

 

2) Faça ações de marketing digital local

Opções gratuitas como Google Meu Negócio podem te ajudar a ter uma vantagem estratégica na sua região. Se você for capaz de alinhar uma estratégia de SEO Local com Links Patrocinados (anúncios) com o orçamento a partir de R$ 10,00 ao dia no Google, Facebook e Instagram, você terá uma presença forte ao redor do seu estabelecimento.

Lembre-se de definir um período regular para atualizar as copys (textos) e os criativos (imagens e vídeos) dos anúncios para continuar impactando as mesmas pessoas com novidades. Isso evita que a performance do marketing caia.

Existem campanhas no Google, Facebook e Instagram que possuem o objetivo de levar pessoas até o seu estabelecimento, esse tipo de campanha pode ser uma vantagem tática para sua empresa. Especialmente se o seu negócio tiver uma boa estrutura física, lembre-se de investir em boas fotos e vídeos.

Além desse tipo de campanha, você pode também investir em campanhas com um sistema de agendamento online, isso te ajuda a economizar tempo e dinheiro no processo de atendimento.

 

3) Tenha um modelo de gestão ágil

Nenhuma empresa pode usar o processo de outra empresa, isso ocorre porque cada empresa possui o seu próprio cenário, e isso inclui variáveis como:

  • Área de atuação que a empresa pode operar;
  • Recursos humanos disponíveis;
  • Recursos financeiros disponíveis;
  • Experiência no processo de geração de Leads e vendas através da internet;
  • E muitas outras variáveis que você só vai conseguir compreender quando iniciar.

 

Por isso, você precisa estudar no seu mercado e testar formas de fazer o seu marketing e as suas vendas de forma eficaz. Para encontrar os melhores modelos de atuação, teste de forma incansável, uma vez que você aprender o caminho, nada vai te parar.

No entanto, você precisa assegurar que todas as suas ações sejam mensuradas e que os resultados positivos obtidos te levem para o próximo passo. Quanto aos resultados negativos, eles precisam ser detectados rapidamente para que haja uma mudança inteligente na direção.

Estamos vivendo uma nova era onde as empresas que não agirem rapidamente e de forma mensurada e estratégica, estão condenadas a navegar pelo mar vermelho da guerra dos preços.

Por isso, comece rápido e transforme tudo o que você aprender pelo caminho em resultados.

 

4)  Invista em um nicho primário de mercado

A verdade é que nem uma marca foi feita para atender todo mundo, as singularidades de cada marca fazem com que elas criem empatia com um determinado público em específico.

Assim que você descobrir qual é o seu perfil de cliente ideal, ou construir uma Buyer Persona, invista na aquisição do máximo de clientes com esse perfil. Em seguida, reinvista a receita obtida em ações para um segundo público.

Dessa forma o seu negócio pode Começar a obter uma maior fatia de mercado, e com menos atritos no processo de aquisição de clientes. Além disso, uma especialização de mercado garante a sua empresa um ticket-médio muito maior em comparação às outras.

 

5)  Adote uma ferramenta gestão de relacionamento com o cliente (CRM)

Um dos problemas mais comuns que vemos aqui na agência são clientes que não sabem quanto foi investido no marketing, qual o retorno sobre esse investimento obtido, e quais colaboradores na sua equipe venderam mais.

Esse é um problema que pode ser facilmente resolvido com uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente, ou como é conhecido, um CRM.

Tão importante quanto contratar a pessoa certa, é contratar a ferramenta certa para que esse profissional possa desempenhar o máximo da sua performance dentro da sua função. O que só fará sentido se você puder mensurar essa performance.

 

6) Construa diferenciais reais

Um bom atendimento, tempo de mercado, certificações e outros itens que se usavam antes como diferenciais, hoje não são mais válidos.

Aqui nós ajudamos os clientes a entenderem quais são os seus reais pontos fortes e quais os pontos fracos de seus concorrentes diretos, dessa forma, você consegue construir um diferencial que faça sentido para a sua audiência.

Como você pode descobrir o que faria diferença para seus clientes existentes e em potencial?

  • Reclamações no Google
  • Reclamações nas redes sociais
  • Opiniões no Reclame Aqui!
  • E pesquisas com os seus clientes atuais

Sim, você vai precisar compreender as pessoas a quem busca persuadir. Dá um trabalho significativo, porém muito recompensador.

 

7) Tenha clareza

Se a sua marca é uma empresa que tem um público específico e entende como precisamente a sua solução resolve esse problema.

Deixe isso claro, de várias formas e mostre um cenário onde o problema do cliente fique evidente e conte uma história irresistível que culmine na felicidade de ter o seu problema resolvido através da aquisição do seu produto ou serviço.

Muitas marcas às vezes não entendem a razão pela qual as pessoas não se conectam à elas, e na maioria das vezes é simplesmente a falta de clareza.

Diga às pessoas o que elas devem fazer

  • Tenham uma proposta de valor
  • Crie layouts que evidenciem a solução
  • Faça os botões de contato se destacarem

Não deixe as pessoas pensarem ou se esforçarem para tomar uma decisão.

 

Bônus

Utilize Gatilhos Mentais, eles te ajudam a acelerar os resultados e ser mais estratégico quanto à sua comunicação e o seu marketing.

Segui aqui um artigo com vários gatilhos mentais para você usar junto com as estratégias acima.

Conclusão

Espero que essas dicas te ajudem a construir aquilo que você precisa. Elas são parte das soluções que adotamos aqui na agência e nos ajudam a gerar valor para os nossos clientes.

Abraço e Sucesso.

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