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17 Gatilhos Mentais essenciais para você usar nas Vendas e no Marketing

Se você quer turbinar suas vendas e se destacar no mercado do marketing digital, aqui está a solução: Invista em técnicas com o uso de gatilhos mentais

Seu produto pode ser excelente, mas sem as técnicas certas, está sujeito a ficar parado no estoque. 

A falta de uma estratégia pode fazer com seus projetos fiquem estagnados ou pior sejam atropelados pelos inovadores do mercado, e então suas propostas sumam do mercado. 

Os gatilhos chamam atenção para as metas com alta performance.  Este foco energiza todos envolvidos e nos motiva para o que pode ser feito. Seja através de uma compra, de um cadastro, de um curso, enfim de uma ação. 

Saiba alguns dos principais gatilhos que vão alavancar as suas vendas: 

 

Gatilho Mental do Storytelling

O storytelling é uma forma de persuasão através de narrativas.

É aí que suas vendas crescem. Emocione o seu público com narrativas emocionantes e cative a atenção dele. No marketing, pode gerar uma identificação com a marca.

 

Gatilho Mental da Escassez 

Este gatilho vai fazer seu cliente agir de forma rápida. Faça com que ele acredite que está prestes a perder uma grande oportunidade! As pessoas tendem a responder aos estímulos de competitividade. Utilize este gatilho com:

  • Tempo;
  • Acesso
  • Promoção/Bônus 
  • Produto

Ao notar que pode ficar sem algum desses itens devido a escassez, o cliente é levado a querer consumir naquele momento. Às vezes também passa a ideia de que, pela qualidade do produto/serviço, têm menos disponível para compra.

 

Gatilho Mental da Urgência

Assim como o gatilho da escassez, o gatilho da urgência pode fazer com que o cliente se frustre caso não adquira aquele produto, como se perdesse algo importante e por isso ele precisa tomar uma atitude rápida. 

Insista que ele só terá uma chance e que ela é agora. 

 

Gatilho Mental da curiosidade

Como o ser humano é curioso por natureza, gatilhos mentais que exploram isso são muito utilizados para aumentar as vendas através de cliques nas redes sociais. Esse gatilho mental é utilizado, normalmente, nos títulos das publicações, os chamados caça-cliques. Por exemplo: “Remédio natural que seca barriga vira febre entre influenciadoras digitais”, por mais que possa parecer sensacionalista, esse tipo de título desperta a curiosidade dos internautas. E, com um marketing sólido, você pode levar seu cliente a explorar muitas páginas do seu site ou blog.

Gatilho Mental da Prova Social

O gatilho mental da prova social é utilizado no marketing para mostrar ao seu cliente que sua oferta é boa e de qualidade. Esse gatilho sempre existiu, pois nas vendas, é muito importante mostrar que outras pessoas já consumiram aquele produto e tem bons feedbacks a dar. Nas redes sociais, é muito importante republicar as boas impressões dos clientes sobre o seu produto ou serviço. 

 

Gatilho Mental da Autoridade

Como o próprio nome já diz, este gatilho é utilizado para que o cliente saiba que sua marca é autoridade naquele produto ou serviço que oferece. Este gatilho está intimamente ligado ao gatilho anterior: o da prova social. Prove que seu produto é bom com resultados. Portanto, como estratégia de marketing vale stories de pessoas consumindo sua marca, vale comentários sobre sua trajetória: de onde veio e até onde chegou. Isso vai turbinar suas vendas.

 

Gatilho Mental Inimigo em Comum

Este gatilho é mais comumente utilizado na política e propagandas estatais. Ao criar um inimigo em comum com seu cliente, você vai fazê-lo sentir que, ao consumir seu produto ou serviço, irá combater este inimigo. Exemplos desse gatilho são: empresa de inseticidas, propaganda eleitoral, etc. Costuma ser efetivo nas vendas e gerar identidade com a marca, quando aplicado no marketing da empresa.

 

Gatilho Mental  da Reciprocidade

Deixar o cliente se sentir obrigado a retribuir uma boa ação gerada pela empresa. Este gatilho complementa o gatilho mental sobre a prova social. Muito utilizado no Instagram, por exemplo. Aqui a dica é: faça algo pelo seu cliente além do marketing e da venda, mande um mimo, uma mensagem agradável, coloque-o nos destaques da página. Faça com que ele sinta que deve retribuir a gentileza de alguma forma. 

 

Gatilho Mental da Aversão à Perda

Para utilizar este gatilho é importante saber que mais importante do que ganhar dinheiro, é não perder dinheiro. Faça seu cliente acreditar que ele tem algo de valor e que ele não pode perder isso. Muito utilizado no marketing de seguradoras para vender mais. No feed das redes sociais, utilize como CTA frases como “Deixe seu like para não perder nenhuma novidade”.

 

Gatilho Mental do Prazer x Dor

Instiga o cliente a uma solução para o seu problema. Como dor e prazer são sentimentos genuínos da espécie humana, explorá-los nos gatilhos mentais é genial. Na hora de montar sua estratégia de marketing, apresente um problema recorrente àquele cliente e, logo após, a solução. Exemplo: “Sua pele continua seca e descamando nos dias frios? Nosso creme hidratante irá resolver isso”. 

Gatilho Mental da Humanização

Antes de gerar, efetivamente, uma venda, este gatilho mental faz com que seu cliente crie uma identificação com a marca. Como citado anteriormente, a venda ocorrerá não só porque você mostrou que aquele produto é bom ou porque ele precisa, mas porque há um elo entre vocês, e que renderá não só uma venda, mas várias. No marketing, é muito comum utilizar depoimentos de pessoas, mostrar causas em que a marca esteja engajada.

 

Gatilho Mental da Coerência

Este gatilho trabalha junto com o gatilho mental anterior, de humanização, pois para utilizá-lo como estratégia de venda, a marca precisa mostrar seus ideais e posicionamento acerca de algum assunto e se manter firme nele. Faça parcerias com marcas ou instituições que trabalham da mesma forma que a sua empresa e planeje seu marketing em cima disso. O objetivo primário desse gatilho é fazer a outra parte se comprometer.

 

Gatilho Mental da Comunidade

Pertencer a um grupo ou comunidade na sociedade em que vivemos é fundamental. Para aplicar este gatilho mental, é necessário conhecer seu público/cliente. Entender idade, a qual realidade estão inseridos e dessa forma montar estratégias de marketing que causa identificação com o grupo ao qual pertencem. O resultado nem sempre é o aumento de vendas, mas a especificação e autoridade em determinado produto para determinado grupo. 

 

Gatilho Mental Paradoxo da Escolha

Nesse gatilho mental, a marca precisa filtrar seus produtos ou serviços para que não haja muita opção que não condiz com o gosto ou perfil do cliente. Isso serve muito para e-commerce, pois não deixa com que o cliente fique confuso com tantas opções e a venda seja mais certeira. No marketing, definir assuntos mais específicos também ajuda. Simplifique o processo de escolha.

 

Gatilho Mental da Simplicidade

Seja simples, rápido e eficiente. Este gatilho mental serve para mostrar ao cliente o quanto o produto ou serviço que a marca oferece é fácil de se obter, ou como a estratégia de marketing oferecida por aquela empresa é simples e eficiente. Por essa razão, a venda só ocorre quando o público facilmente entende qual a proposta, para que serve e como utilizá-la.

 

Gatilho Mental do Propósito

Com o número enorme de produtos e serviços oferecidos atualmente, é necessário que a identificação com a marca surja de um propósito. Aliar-se a uma causa justa é muito efetivo na hora de vender. Como por exemplo: maquiagens veganas. No marketing, dar ao cliente um motivo pertinente para que ele compre é essencial. 

 

Gatilho Mental da Exclusividade

As pessoas gostam de sentir que são exclusivas, e isso também ocorre no mundo das vendas. O cliente adora achar que é o único a pagar aquele preço ou a consumir aquele serviço. Reforce isso. Costuma ser muito efetivo no marketing de luxo. Deixe que seu público note pequenos privilégios e exclusividades dentro, claro, do modelo de negócio de cada marca.

 

Use e abuse dos gatilhos

Portanto, use e abuse dos gatilhos mentais nas suas redes sociais para vender mais! Faça stories chamando seu cliente para promoções relâmpagos, publique feeds com campanhas sociais e dê valor ao seu produto ou serviço.

Faça da sua marca a melhor amiga do seu cliente, que além de vender algo a ele, também o engaje em alguma questão social ou, até mesmo, ambiental.

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