Artigos bem direcionados são fatores importantes para posicioná-los bem nos mecanismos de busca. Isso porque, não é somente a qualidade do conteúdo que conta, e sim se o objetivo de alcançar clientes gerou resultados.
Os algoritmos têm sido cada vez mais otimizados para buscar conteúdos aos usuários que os satisfaçam. Buscando apresentar o melhor resultado para a busca feita por ele. O objetivo dos Marqueteiros é entender o que gera resultados e usar para o benefício da empresa.
Para início, é preciso entender qual o objetivo precisa ser alcançado, se é engajamento, volume de visitas ou gerar leads. E com isso conhecer quais os fatores de ranqueamento para o mecanismo de busca que se utilizará.
No geral, tráfego em sites traz credibilidade, porém é preciso que haja interesse no que é anunciado para que isso traga resultados, ou seja, clientes. E o objetivo do SEO é criar uma estrutura clara e objetiva que faça com que gerem buscas orgânicas.
Por que buscar as primeiras colocações de busca no Google?
Quando falamos sobre buscadores, é preciso entendermos que existe uma diferença. Há resultados orgânicos , que são gratuitos, e os pagos, feitos através de anúncios monetizados.
O Google é o líder mundial absoluto para anunciar. Retém cerca de 92% da cota de mercado mundial, e é por esse motivo que se torna importante a busca por uma boa colocação na plataforma.
O fato do Google ser a plataforma mais usada no mundo para pesquisas, quer dizer também que a concorrência é maior. Logo, o SEO precisa ser focado não somente nas ferramentas que os buscadores atuam, mas também na experiência do usuário.
Vivemos em uma era em que as informações ficam velhas muito rápido, e é preciso gerar impactos para captar usuários. Não existe uma fórmula mágica para atrair clientes, tudo é teste e constância. Mostraremos neste artigo alguns pontos importantes para dar visibilidade a sua marca.
ALGORITMO DO GOOGLE
Para falarmos sobre técnicas de SEO que funcionam, precisamos entender quais são os conceitos por trás da estratégia.
O Google atua com um rankeamento diário, utilizando mais de 200 variáveis que analisam se o conteúdo agrega positivamente ou negativamente para categorizá-los. A fim de melhorar a qualidade dos resultados, a plataforma passa por diversas atualizações.
O algoritmo se baseia em relevância, qualidade, quantidade de links, credibilidade do domínio, layout da página, qualidade do código do site e etc. Por essas variações não existe um meio para se chegar ao resultado, e é preciso testar o que dá certo para cada negócio.
BUSCA ORGÂNICA
Como citamos anteriormente, a busca orgânica se refere a resultados que aparecem de acordo com palavras-chave, e não pagos. Apesar de ser uma maneira de economizar em investimentos, não é tão simples ter espaço nesta forma de busca.
PRIMEIRA PÁGINA DO GOOGLE
O Google possui inúmeras páginas de resultados para pesquisas. Porém, os usuários geralmente se concentram nas buscas que aparecem na primeira página. É o que chamamos de taxa de cliques por resultado, ou CTR.
A página do site Advenced Web Ranking atualiza essa taxa mensalmente a nível internacional, e é possível analisar os dados de meses anteriores. Além disso, o site também informa de que forma as pesquisas vêm sendo realizadas, como por smartphones ou computadores.
Mais tráfego significa mais conversão de clientes
As buscas encontradas na primeira página do Google são mais vistas, e consequentemente os sites mais visitados, o que aumenta a probabilidade de clientes. Mas para chegar nos primeiros lugares do ranqueamento, é preciso utilizar técnicas de SEO.
A importância das palavras-chave
Quando falamos sobre buscas orgânicas, é preciso que o contexto em SEO seja embasado em palavras-chave. Isso porque são elas que darão base ao artigo que será escrito. Apesar de parecer simples, é preciso que haja dados que comprovem que aquelas palavras terão visibilidade.
Apesar do SEO ser uma construção de técnicas, não existe somente uma forma de fazer com gere resultados. E por isso, cada profissional tem suas formas de escolher as palavras-chave, mas é importante que ela tenha um alto volume de buscas.
Porém, é preciso que essas palavras sejam buscadas mas não tão disputadas. Isso porque, se queremos aproveitar resultados de buscas orgânicas, é preciso que elas não sejam extremamente concorridas. É preciso haver constância e paciência na busca pelas boas colocações na plataforma.
Palavras-chave cauda curta e longa
Essa dimensão divide o funil de vendas, por exemplo, quando citamos uma palavra-chave apenas para chamar a atenção do leitor, estamos falando da curta. Porém, quando o usuário entra no funil, são usadas palavras-chave de cauda longa, para levá-lo até o objetivo de compra.
Vamos criar um modelo para melhorar o entendimento dessa dimensão:
- Palavra-chave topo de funil: “agência de marketing digital” – Neste sentido, apresentamos sobre o que o site/artigo/anúncio fala.
- Palavra-chave meio de funil: “saiba o que é mídia de performance” – Apresentamos uma possível solução para o leitor aplicar em sua empresa.
- Palavra-chave fundo de funil: “contrato sem cláusula de rescisão” – apresentamos um diferencial da empresa, podendo captar o interesse do cliente potencial para fechar com a agência.
LSI KEYWORDS
Uma das ferramentas do Google é o LSI, abreviação de Latent Semantic Indexing ou em tradução livre, indexação semântica latente. Quando a plataforma encontra novas páginas, ela começa a mapeá-las. E o LSI é responsável por avaliar as palavras-chave e os sinônimos encontrados nas páginas.
Isto torna a indexação muito mais relevante, pois realiza buscas mais profundas. Por exemplo: pesquisamos “smartphone”, a LSI mostrará resultados como “valores de smartphone”, “carregadores para smartphones” e correlações.
Como escrever em SEO e a importância das Tags
Um dos pontos mais discutidos quando falamos sobre palavras-chave e escrita em SEO, é a repetição delas. Muitas pessoas acreditavam que quanto mais vezes usarem a palavra, eram maiores as chances de se posicionar bem na plataforma.
Porém isso não é bem uma verdade, e por isso é importante a utilização de tags.
Meta Title Tag: é um dos fatores mais importantes e observados pelos mecanismos de busca do Google. Essa tag aparecerá quando a aba do navegador for aberta, e é preciso que a palavra-chave esteja nela.
Há um limite de caracteres, então é recomendado que a palavra-chave esteja contida no início do título. Além disso, existe a importância de que o título precise ser atrativo, uma vez que é preciso que o leitor clique no artigo do site.
A configuração da tag é feita pelo HTML do site, por exemplo: <title>TEXTO</title>.
Meta Description Tag: diferente da tag anterior, a meta description é uma HTML de descrição de conteúdo que tem muita importância, é descrita por: <meta name=”description”>.
O Google anunciou em 2009 que as tags não contribuíram para o ranqueamento da plataforma. Porém, escrever boas tags contribui para os cliques, que influencia diretamente no resultado final.
Heading Tags: como mencionamos anteriormente, o robô do Google busca as palavras-chave principalmente nos títulos e subtítulos, e essa é a função do heading tags. Como a plataforma escaneia as páginas, é recomendado que o artigo seja escrito com diversos subtítulos.
Dicas para o escaneamento do Google
Não existe um tamanho de texto específico para ser bem posicionado na plataforma. Porém, quanto maior for o artigo, mais chances há do conteúdo ser relevante e bem explicado, o que colabora com a qualidade. Além de facilitar que palavras-chave sejam usadas de forma coerente.
Outro ponto importante é o uso de imagens, na própria plataforma é explicado que a linguagem textual colabora mais com o escaneamento do conteúdo. Porém, o uso de ilustração atrai o olhar do leitor, facilitando a forma com que ele interage com o site.
A introdução da página na web é fundamental para a análise, nela é preciso que o profissional de SEO escreva de forma fluida e especifique bem do que se trata o conteúdo do site. Para o Google, a página inicial é a mais importante.
Da mesma forma, a escrita é importante para cativar o leitor. Criar textos com no máximo quatro linhas por parágrafo ajuda a compreender melhor o que está sendo dito. Além de visualmente ser mais agradável.
Mas acima de tudo, o SEO precisa ser trabalhado com paciência. É possível que no meio do caminho ajustes tenham que ser realizados, porém, quando for encontrada a melhor forma de lançar uma estratégia, ela trará retornos significativos.