SEO: Como colocar a sua empresa na primeira página do Google

ilustração troféu SEO marketingTer o site do seu negócio nas primeiras posições do Google é o objetivo de toda empresa hoje em dia, não é mesmo? Isso porque, a marca ganha mais reconhecimento, credibilidade e autoridade no mercado com SEO. 

Além disso, com um site bem posicionado é possível conquistar mais clientes, passar os concorrentes e aumentar as vendas, tudo isso gastando muito menos! Contudo, para que essa meta se torne realidade é necessário que você faça um bom trabalho de SEO.

Por isso, neste post preparamos algumas dicas que vão te auxiliar a alcançar essa posição tão privilegiada e desejada por todos! Confira a seguir: 

O que é SEO? 

SEO é a sigla referente para Search Engine Optimization, que em tradução significa Otimização para Mecanismos de Busca

Essa prática reúne um conjunto de técnicas e estratégias com o objetivo de tornar as empresas conhecidas e relevantes para o público, melhorando o seu posicionamento orgânico em ferramentas de busca, como o Google, por exemplo.

O SEO é uma das principais estratégias do Marketing Digital. Um dos seus principais benefícios é que suas técnicas de otimização geram uma grande economia financeira para as organizações.

Isso porque, com ele é possível:

  • Receber mais cliques e visibilidade;
  • Ganhar mais tráfego orgânico;
  • E obter melhores resultados com a sua presença online, sem precisar investir em mídia paga. 

Porém, para realizar uma estratégia de SEO que seja realmente efetiva é preciso adotar algumas técnicas. Elas ajudarão o seu site a melhorar o posicionamento no Google, atraindo mais visitas, leads e consequentemente: mais vendas para o seu negócio! Confira elas a seguir:

6 dicas de SEO para colocar a sua empresa na primeira página do Google


Defina seus objetivos 

Você já ouviu a frase: “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”? Pois ela é a mais pura verdade! Sem uma visão clara de onde você deseja chegar, dificilmente se alcançará bons resultados.

Sendo assim, o primeiro passo antes de traçar uma estratégia efetiva é definir os principais objetivos de SEO, ou seja: metas especificas e mensuráveis que pretende se alcançar em um determinado período de tempo. Por exemplo:

  • Aumentar o tráfego orgânico;
  • Melhorar a autoridade de marca;
  • Construir relevância no mercado;
  • Reduzir o CAC (custo de aquisição de clientes);
  • Gerar mais vendas;
  • Gerar mais leads.

Lembre-se de alinhar esses objetivos de SEO aos macros objetivos do negócio, pois dessa maneira sua estratégia será muito mais bem-sucedida.


Mapeie personas e a jornada de compra delas (tudo isso é SEO!)

Outro passo fundamental na hora de construir uma boa estratégia de SEO é mapear as personas e jornada de compra de cada uma delas. Afinal, para quem sua estratégia se destina? Qual perfil de pessoa você quer atrair para o seu negócio? 

A persona é a representação fictícia do perfil de cliente que uma empresa deseja conquistar. Já a jornada de compra é todo o percurso que o consumidor realiza durante o contato com a sua marca.

Identificar esses dois fatores é fundamental, já que isso ajuda a construir uma estratégia de produção de conteúdo e permite identificar as palavras-chaves mais relevantes e estratégicas para o seu negócio.

 

Trabalhe com palavras-chaves 

Palavras-chave são os termos utilizados pelos usuários para realizar buscas na web, ou seja, tudo aquilo que as pessoas digitam na barra de pesquisa do Google. É importante ressaltar que a palavra-chave não precisa ser composta por apenas uma palavra.

Por exemplo: se você chegou até esse post é bem provável que você tenha pesquisado por: “Como colocar minha empresa na primeira página do Google” ou algum termo relacionado, como “SEO”

É fundamental que as páginas do seu site sejam criadas pensando nas palavras-chaves mais buscadas pelo público-alvo do seu negócio.

Para descobrir quais são elas, você pode utilizar duas ferramentas:

Google Trends: ferramenta do próprio Google que permite descobrir quais são os termos mais procurados atualmente na barra de pesquisa. Mostra: o que está em alta no dia de hoje, na última semana, no último mês e em outros períodos selecionados por você. Também é possível filtrar esses dados por país ou estado, para saber o que mais está sendo pesquisado na sua região. 

Google Keyword Planner: ferramenta utilizada para obter informações sobre as palavras-chaves. Com ela é possível: obter ideias de palavras-chave, conhecer o volume de busca de uma palavra-chave, realizar pesquisas por localização geográfica, obter dados sobre o quão concorrida é a palavra-chave, entre outras funcionalidades.


Produza conteúdo de qualidade

Depois de definir as palavras-chaves chegou a hora de produzir conteúdo de qualidade sobre elas! Para isso, você deve seguir algumas técnicas de SEO para blog posts, como: utilizar título, descrição e URL otimizadas.

Além disso, é essencial que a palavra-chave apareça ao longo de todo texto, pois isso permite que o Google identifique melhor o tema principal do conteúdo. 

Outro fator importante é a objetividade e clareza do texto. Lembre-se que as pessoas estão cada vez mais ansiosas e imediatistas. Portanto, quanto mais rápido e direto você for para responder as dúvidas do usuário, mais ele vai se interessar pelo seu conteúdo.

Procure também produzir um texto escaneável, utilizando:

  • Parágrafos curtos;
  • Subtítulos;
  • Bullet points;
  • Listas;
  • E termos relevantes em negrito. 

Além disso, adicionar imagens e gifs ao longo do texto também influencia positivamente na qualidade do conteúdo. 


Otimize o seu site em SEO

Por último, mas não menos importante: otimize o conteúdo e as páginas para ganhar mais destaque nos buscadores. Existem diversas técnicas para otimização do seu site que vão deixá-lo perfeito aos olhos do Google, como por exemplo:

Meta descrição:

Meta descrição, como o próprio nome já diz, é aquela descrição/resumo que é exibido abaixo do link para o seu site, ainda no resultado da busca no Google. Veja na imagem a seguir:

 

screenshot metadescription

Ela é fundamental para uma boa estratégia de SEO. Isso porque, sem ela, o Google decide sozinho o que vai ser exibido e muitas vezes a descrição pode ficar sem sentido ou nada chamativo para o usuário que está realizando a busca.

Para criar meta descrições chamativas e atraentes, que convençam o leitor a clicar no seu site, você pode utilizar a ferramenta YoastSeo.

Dica extra: Utilize uma ferramenta CRM!

Como dito anteriormente, conhecer o público-alvo e a jornada de compra do seu consumidor é fundamental para construir uma estratégia de SEO bem-sucedida. E um software CRM pode te ajudar nessa missão!

O Fleeg, por exemplo, permite que você cadastre todas as informações dos seus contatos e aponte todas as interações com ele. Assim, você irá criar uma linha do tempo com todo o histórico daquele cliente com a empresa, podendo mapear a jornada de compra individual de cada consumidor.

Quer saber mais? Então, teste o fleeg gratuitamente agora mesmo!

#GuestPost

Gostou? Espalhe a informação 😉

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Pinterest
Email
Telegram
Threads

Quer mais artigos?