O que é tracking pixel? Saiba como utilizar em sua estratégia de marketing
As mídias sociais e o mundo digital são um prato cheio para qualquer estratégia de marketing: o grande alcance de suas campanhas, os recursos multimídia, o marketing direcionado e o engajamento com o público geram resultados que simplesmente não seriam possíveis com estratégias tradicionais de publicidade.
É por isso que atualmente qualquer empresa ou profissional precisa explorar todas as técnicas disponíveis no mercado para criar estratégias eficientes de marketing digital, preferencialmente com soluções práticas que gerem resultados sem ocupar muito nosso tempo. Se você está começando a aprender sobre marketing na internet, talvez tenha ouvido falar no recurso do tracking pixel. Essa tecnologia pode ser extremamente útil, mas nem sempre é muito conhecida, por isso, nosso artigo explicará o que é e como implementar o tracking pixel de forma efetiva. Vamos conhecer.
Um ponto importante antes de começarmos é notar que o tracking pixel pode ser implementado de forma gratuita e já oferece uma gama interessante de recursos, no entanto, um pequeno investimento em ferramentas adicionais como uma extensão VPN para testar o tracking pixel ou uma consultoria com uma agência de marketing digital podem potencializar e muito seu investimento, gerando resultados mais rapidamente.
O que é e como funciona o tracking pixel?
O tracking pixel, traduzido como “pixel de rastreamento”, é uma tecnologia simples porém eficaz que ajuda a obter métricas relevantes e construir perfis em estratégias de marketing digital. Como o nome sugere, o tracking pixel consiste em um “pixel” ou imagem com resolução de 1×1, ou seja, praticamente insignificante, que pode ser facilmente introduzido no corpo de um email, website ou sessão de comentários de forma invisível e não obstrutiva.
Toda vez que um computador precisar carregar aquele conteúdo, seja um email na caixa de entrada ou a página de um artigo, o tracking pixel precisa ser acessado em nosso servidor e, neste momento, somos capazes de coletar métricas importantes sobre o visitante, como o horário da leitura, o endereço IP, a localização aproximada, o tipo de dispositivo sendo usado, entre outros. Essas informações por si só já podem ser valiosas: um tracking pixel pode ser usado para descobrir se um e-mail foi lido, mas não respondido, por exemplo.
Mas é possível ir além: plataformas de anúncios podem disponibilizar seus próprios tracking pixels que monitoram o usuário em dezenas de websites, e com isso, geram um perfil rico em informações para permitir estratégias de marketing pessoal muito mais refinadas, exibindo um anúncio somente para potenciais consumidores dentro de um perfil desejado.
Facebook Tracking Pixel
Um exemplo de tracking pixel proprietário de uma plataforma de anúncios é o Pixel do Facebook, disponibilizado para usuários da plataforma de anúncios da empresa. A implementação correta do Facebook Pixel é crucial para qualquer campanha criada na plataforma, pois ajuda a direcionar os anúncios somente ao público-alvo com alto grau de precisão, e coleta métricas que ajudam a avaliar o sucesso e rendimento de cada investimento em anúncios.
Como posso criar um tracking pixel?
De forma geral, é possível criar seu tracking pixel através de uma plataforma consolidada de anúncios como a Google ou Facebook, hospedando seu próprio servidor que carrega a imagem, ou contratando um serviço gratuito ou pago de terceiros que fornece tracking pixels – geralmente, focados em métricas para e-mails.
Mesmo uma plataforma simples de tracking pixels já é capaz de ajudar bastante estratégias de disparos por e-mails, indicando o percentual de leitura, spam e respostas, além de descrever o perfil de quem recebe cada mensagem.
Os preços e recursos variam bastante, e há grande diversidade de opções no mercado. A PastePixel e MailBird são dois exemplos de plataformas dedicadas aos tracking pixels para emails, mas também há a opção de contratar plataformas que oferecem uma gama maior de recursos, incluindo os pixels.
Usar um tracking pixel é legalizado no Brasil?
Sim, é permitido usar tracking pixels e cookies no Brasil dentro de suas estratégias de marketing, mas é importante consultar a legislação relevante como a LGPD no Brasil e GDPR para países europeus, pois a forma como os dados são coletados e armazenados pode possuir limitações ou exigir consentimento do usuário.
E vale ressaltar que toda tecnologia depende de um uso ético e colaborativo: os tracking pixels podem coletar dados anônimos e agregados, como total de acessos, por exemplo, ajudando a melhorar sua campanha de marketing sem comprometer a privacidade dos clientes. Além disso, o consumidor também pode ser beneficiado ao receber anúncios que de fato são interessantes para sua vida e hábitos de compra. Gostou? Confira também: 42 Ferramentas de Marketing Digital para usar em 2021.
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