Se você quer saber o que é marketing de conteúdo você precisa desmistificar o termo:
Comece entendendo que Marketing é um conjunto de estratégias corporativas composta de pesquisas, estudos, ações e aprimoramento de produtos e serviços para alavancar os negócios de uma empresa.
Em marketing digital, pode-se dizer que boas estratégias de marketing são baseadas em dados e bons marqueteiros digitais usam esses dados para aprenderem sobre o mercado e então servi-lo.
Quando se trata de marketing de conteúdo você precisa produzir conteúdo baseado na perspectiva do seu cliente em potencial e existente visando seus interesses e o nível dele de maturidade sobre o seu mercado.
Exemplo de como funciona o marketing de conteúdo
Imagine um cliente que ainda está aprendendo que precisa investir em um Software para Gestão de Clientes (CRM) para melhorar suas vendas, vai entender melhor o conceito vendo um vídeo que explica:
Como agendar tarefas para entrar em contato, enviar propostas e como coletar informações que o ajudem a fechar mais negócios.
E se no dia seguinte ele ver uma imagem na sua rede social listando 3 causas de uma empresa não fechar negócio e essa imagem listar que a falta assertividade em propostas comerciais é um dos casos, essa pessoa vai ficar um pouco mais ciente da sua necessidade de usar um CRM.
Seu público-alvo vai amadurecer e ficar mais próximo de adquirir suas soluções quando você oferecer a eles uma compreensão melhor do problema que você resolve.
Sendo assim, Marketing de Conteúdo seria o processo de pesquisar, produzir e distribuir seus conteúdos para as pessoas certas (seus clientes em potencial e existentes) para aumentar a sua compreensão sobre o seu mercado e alavancar as vendas da sua empresa.
O Funil de Vendas e a Jornada que um cliente enfrenta ao comprar
O famoso funil de vendas, que geralmente é mal explicado por isso parece ser um conceito tão complicado, é na verdade uma ferramenta fantástica que representa de maneira gráfica como funciona a jornada de compra de um cliente antes de adquirir uma solução.
Aqui ele explica para você que:
- Em média 30% das pessoas estão entendendo o que você oferece.
- Outros 30% já estão interagindo com a sua marca.
- Os outros 30% estão considerando sua solução.
- E 10% está pronto para comprar agora e precisa ser abordado.
Quanto mais você compreender o caminho que um cliente traça em todos os pontos de contato com a sua empresa, seja pelo seu site, landing page, fan page em uma rede social, e-mail, atendente pelo telefone ou com o seu vendedor.
Mais apto você vai estar a criar um modelo de negócio que se torne irrecusável para esse público.
Qual o papel do marketing de conteúdo no Inbound Marketing
O conteúdo para uma estratégia de Inbound Marketing é como o combustível de um veículo.
Com um bom conteúdo você consegue:
- Capturar atenção;
- Despertar interesse;
- Amadurece o cliente;
- Estabelecer a confiança na sua marca;
- Se tornar a referência sobre o assunto;
- E acessar a rede pessoal dos clientes existentes e em potencial.
Nenhuma estratégia de inbound marketing pode funcionar se não houver nela conteúdo de alta qualidade entregue o conteúdo certo para as pessoas certas.
Conteúdo de Alta Qualidade = Conteúdo que interesse a Buyer Persona.
O que é uma Buyer Persona
Uma buyer persona é nada mais nada menos do que uma representação daquele seu cliente ideal, aquela pessoa que você gostaria de ter 100 iguais a ela consumindo seus produtos e serviços.
Uma boa buyer persona visa a riqueza de informações úteis e é sempre criada com dados de pesquisa reais, nessa pesquisa você extrai informações como:
- Narrativa sobre o dia a dia da pessoa;
- Cargo que ela ocupa;
- Preocupações pessoais e profissionais;
- Sonhos;
- Expectativas em relação às suas soluções;
- Dispositivos que usa para navegar na rede;
- Onde pesquisa por informações.
A ideia é conhecer tão bem as pessoas para quem você quer vender que elas não vão ter como resistir as suas ofertas.
Mas calma, você pode ter mais de uma Buyer Persona, criar e entregar conteúdos e para cada uma delas.
Dessa forma, todas elas vão sentir que você está “falando diretamente para elas”.
Metodologia básica do marketing de conteúdo
Planejamento e Pesquisa
- Crie uma Buyer Persona realizando uma pesquisa com um cliente existente ou em potencial com o perfil que você quer atingir.
- Para as pessoas que já sabem do que precisam e estão considerando logo adquirir a solução.
- Para as pessoas que já estão tomando a decisão de comprar.
Promoção do conteúdo
Promova o seu conteúdo em campanhas de links patrocinados, nas redes sociais, listas de e-mail e otimize para os motores de busca.
Todo esse conteúdo produzido precisa ser entregue, do contrário não irá gerar retorno sobre o investimento de tempo e dinheiro realizados.
12 Estratégias interessantes para você promover o seu conteúdo
- Otimize o artigos para SEO.
- Compartilhe o Link nos seus Perfis Sociais.
- Compartilhe o Link nas suas Redes Sociais.
- Envie e-mails com uma introdução e o link para o artigo.
- Compartilho a introdução no Google Meu Negócio com link para o artigo.
- Compartilhe em Grupos do Facebook.
- Compartilhe em Grupos do LinkedIn.
- Insira hashtags nos posts de divulgação que sejam ligadas ao seu setor, a sua solução e ao problema que sua solução resolve.
- Anuncie o seu conteúdo no Google Ads (link como anunciar no Google).
- Impulsione o seu conteúdo no Facebook Ads (link como anunciar no Facebook).
- Planeje o seu site para ser escalável (link criação de sites mardini) e ter botões de compartilhamento.
- Recomende o conteúdo para pessoas do seu networking que possam se beneficiar dele.
Como criar conteúdo que alavanquem as suas vendas
Tudo vai depender do seu cliente em potencial, mas em geral você precisa fazer o seu cliente em potencial se visualizar utilizando o seu produto.
Se você aliar isso a uma estratégia para aumentar o senso de urgência como Estoque Limitado ou Promoção por Tempo Limitado.
Você vai conseguir aumentar e muito as suas vendas.
O segredo da produção de conteúdo para lojas virtuais é usar o estilo do seu produto para mostrar um estilo de vida que atenda ao seu mercado.
Foque em imagens de alta definição, teste vídeos curtos e longos com modelos, faça enquetes em redes sociais e continuar a aumentar a sua visibilidade constantemente.
Leve em consideração cada plataforma onde seu conteúdo está atuando, redes sociais precisam de vendas com interação, o google é uma plataforma de decisão então se faça a melhor opção e esteja no topo, utilize e-mails diretos e concisos.
Como criar conteúdo que gere Leads Qualificados
Primeiro crie conteúdos que aborde os assuntos relacionados à sua marca e soluções de forma superficial e ofereça conteúdos mais aprofundados em troca das informações de contato desse cliente em potencial.
Depois utilize um CRM e Ferramentas Analytics para medir as interações do cliente com a sua marca, veja o que ele baixa, quais seus interesses e o nível de interações diárias ou semanais dele.
Analise o quão pronto ele está para adquirir uma solução e aborde-o comercialmente, faça uma venda consultiva tirando suas dúvidas e ajude-o a tomar a decisão de fazer negócios com você oferecendo valor real para a vida desse cliente.
Marketing de conteúdo como aliado no marketing de relacionamento
As grandes empresas investem muito tempo, dinheiro, criatividade e esforços para se manterem relevantes e dentro da mente de seus consumidores, e com um investimento muito menor, você pode produzir o promover o seu conteúdo e obter o mesmo resultado.
Mas lembre-se de produzir conteúdo que engaje para que as pessoas que entrarem em contato com ele se sintam parte daquilo e participem do processo tornando-os parte da sua marca.
Atualmente os consumidores são quem possuem o poder de compra, eles decidem que marcas crescem, quais são punidas e querem empresas que sejam parte da solução e dos diálogos digitais.
Conclusão
O segredo para realmente ter resultados é realmente muito simples, mas demanda 2 tipos de trabalho, trabalho duro e trabalho de forma inteligente.
Você precisa começar a agir e seguir a seguinte regra:
1) Teste;
2) Aprenda com os resultados;
3) Cresça replicando os mesmos em larga escala.
Espero ter ajudado e caso tenha dúvidas ou queira alguém que te ajude a colocar suas ideias em prática, me chame no chat ao lado.
Bons Negócios.