Marketing Digital: O que é, Como funciona e Onde Começar 📚

Tempo Estimado de Leitura: 12 minutos

Porque aprender e investir em marketing digital

Selecionei um total de 470.000 buscas com intenção de compra.

Consegue imaginar a sua empresa construindo essa visibilidade?

Claro que essas são buscas sem um foco definido, mas eu as selecionei só para você ter uma ideia de dimensão de oportunidades na internet.

Porque investir em Marketing Digital

O que é marketing digital

O Marketing é a gasolina de qualquer negócio, sem ele não há vendas, e sem vendas, não há crescimento.

Há 2 “segredos” para gerar novas vendas, visibilidade e posicionamento, basta você estar no local onde seus cliente existentes e em potencial estão.

E isso é extremamente fácil com o marketing digital, ele te oferece a possibilidade de estar em vários locais rapidamente e medir cada interação das pessoas com a sua publicidade.

Você também pode segmentar as pessoas por características, comportamentos e interesses que as coloquem dentro do seu perfil de cliente ideal.

Por isso, eu vou explicar para você como funcionam os processos do marketing digital em vários cenários e canais diferentes para que você seja capaz de escolher o que fazer para ter resultados à curto, médio e longo prazo.

Os processos no marketing digital

O processo do marketing digital gira em torno de 3 etapas, são elas:

1) Setup

É a parte da criação dos canais de comunicação como o site, o blog, as landing pages e as páginas nas redes sociais.

Além da produção dos conteúdos para o blog, redes sociais, e-mail e etc.

2) Ações de marketing digital

Com a comunicação pronta, você já pode começar a aumentar a sua visibilidade através de anúncios, campanhas de e-mail marketing, ações nas redes sociais e otimizações para buscadores.

3) Otimizações dos resultados

Após iniciar e medir as suas ações de marketing digital, você precisará se focar em 2 tipos de objetivos:

  1. Gerar contatos de clientes em potencial através do sites e blog, ou vendas na sua loja virtual;
  2. Diminuir cada vez mais o seu custo por conversão, seja de contatos ou vendas.

Metas comuns de marketing digital

O primeiro passo com o marketing digital é saber o que quer realizar, eu imagino que você queira vender, mas há várias formas de você realizar isso.

Vou te apresentar algumas metas comuns, lembrando que o objetivo final é a venda.

Objetivos do Marketing Digital

Melhor do que fazer uma venda, é ter uma estrutura digital que se venda e cresça de forma escalável e previsível.

O que é uma conversão no marketing digital

Antes de começar, tem uma coisa que você precisa saber, você PRECISA MENSURAR TODAS AS SUAS AÇÕES DE MARKETING DIGITAL.

Em outras palavras, você vai usar ferramentas analíticas como Google Analytics, Google Search Console, Google Tag Manager, entre outras.

Mas eu recomendo você a começar com o Google Analytics para entender o comportamento dos seus usuários e as conversões.

Você pode considerar uma conversão toda e qualquer ação que um visitante executa e que gera valor para a sua empresa.

Exemplos de conversões:

  • Preenchimento de um formulário;
  • Clique em um botão de telefone, WhatsPpp, e-mail ou outro;
  • A Comprar um produto;
  • A navegação por mais de uma página do site ou blog;
  • O Download de um PDF;
  • Ou até mesmo o Compartilhamento do seu conteúdo nas redes sociais.

Todas essas ações contribuem para o seu crescimento de forma direta ou indireta, e a cada uma dessas ações, atribuímos o nome de conversão.

Ferramentas de marketing digital

Essa é uma dica importante e que vai tornar a sua vida e os seus resultados com Marketing Digital fáceis e escaláveis.

Use ferramentas que facilitem a sua vida, seja para criar conteúdo, fazer gestão das redes sociais, otimizar as suas páginas com SEO, disparar campanhas de e-mail, vender ou qualquer outra ação.

Muitas delas inclusive são gratuitas.

Marketing Digital no Google

O Google é uma plataforma de decisão, é onde você e todas as pessoas vão para decidir o que comprar, como chegar, como fazer e realizar pesquisas.

Mas o mais importante é lembrar que o trabalho do Google é mostrar os resultados mais relevantes para cada pesquisa feita, é assim que o Google se mantém relevante para o mercado.

Por isso, a regra é que você precisa ser relevante no Google.

Lembre-se que os resultados retornados pelo Google são multimídia e dependem muito do contexto de cada busca e do usuário.

Resultados de uma Busca no Google

Entendeu?

Há várias formas de você alcançar o objetivo de ser encontrado durante a tomada de decisão ou formação de opinião de um cliente em potencial.

Se você quiser um plano básico, mas funcional para dominar o Google no seu segmento, lá vai:

  1. Anuncie com o Google Ads;
  2. Otimize as Páginas do seu site / loja virtual com técnicas de SEO;
  3. Produza conteúdos relevantes para o seu Blog em formato de texto, imagens, vídeo e PDF’s;
  4. Produza vídeos para o YouTube;
  5. Cadastre a sua empresa no Google Meu Negócio;
  6. Divulgue o seu links e conteúdos pela internet.
  7. Mensure tudo com o Google Analytics e com o Google Search Console.

Dessa forma você vai estar presente no máximo de buscas relevantes para o seu negócio.

Marketing Digital no Facebook

A maior rede social do mundo também apresenta vários canais por onde você pode alcançar os seus clientes existentes e em potencial.

  • Postagens no Feed;
  • Postagens nos Stories;
  • Nos Articles;
  • Vídeos in stream;
  • No Marketplace;
  • E nos Grupos.
Posicionamentos no Facebook Ads

Apenas produzir e publicar conteúdos na sua página não vai gerar retorno sobre o seu tempo investido em marketing digital no Facebook.

Isso porque o alcance orgânico (não impulsionado), diminuí um pouco mais a cada ano.

Uma estratégia para você obter novos negócios através do Facebook é:

  • Criar um Perfil persuasivo para a sua marca;
  • Produzir e impulsionar conteúdos de qualidade;
  • Investir em Campanhas altamente segmentadas com os anúncios do Facebook Ads.

Os tipos de objetivo que o Facebook pode te ajudar a realizar são:

Reconhecimento

Objetivos que geram interesse em seu produto ou serviço. Para aumentar o reconhecimento da marca, você precisa dizer às pessoas qual é o diferencial da sua empresa.

Consideração

Objetivos que levam as pessoas a pensar na sua empresa e a buscar mais informações.

Conversões

Objetivos que incentivam as pessoas a se interessar por sua empresa para comprar ou usar seu produto ou serviço.

Quer saber mais sobre Objetivos do Facebook Ads?

O Facebook é um excelente canal para aquisição de clientes e para a uma maior compreensão sobre seus clientes existentes e em potencial.

DICA: Além de conquistar novos fãs e clientes, você pode usar as avaliações do Facebook e o número de seguidores como um fator de credibilidade para a sua marca, porque quanto maior a sua credibilidade, menor o esforço para a aquisição de novos clientes.

Marketing Digital no Instagram

O Instagram é uma rede social dinâmica, que depende mais do que qualquer outra da qualidade das imagens e vídeos publicados.

Isso porque o número de conteúdos produzidos a todo instante é extremamente alto, e os usuários tópicos são jovens, por isso o seu conteúdo precisa se destacar.

Assim como o Facebook, ele possuí um alcance melhor se:

  • Você postar um conteúdo no Feed;
  • Postar esse conteúdo nos Stories;
  • Utilizar hashtags relacionadas à sua postagem e ao público-alvo;
  • Utilizar a localização certa;
  • Postar instantes antes do maior horário de atividade dos seus usuários;
  • Ter uma conta ativa, que participa de conversas com outros usuários.

Através dos anúncios do Facebook Ads, você pode criar os seus anúncios no Instagram.

DICA: O Instagram é uma excelente ferramenta para influenciar o seu cliente em potencial a fazer negócios com você e criar um relacionamento entre ele e a sua marca, fazendo você permanecer na mente do seu consumidor.

Marketing Digital no LinkedIn

Se o seu foco é gerar novos negócios com pessoas jurídicas, o marketing digital no LinkedIn é bem assertivo.

Mas há certas peculiaridades no LinkedIn como por exemplo, ela é movida por conteúdos de cunho corporativo e inspirador.

Por se tratar de uma plataforma bem segmentada, os anúncios tem um custo ligeiramente maior.

Mas o maior trunfo do LinkedIn é o LinkedIn Sales Navigator, uma ferramenta de vendas do LinkedIn para o mercado B2B (Business to Business).

Se você estruturar bem a sua credibilidade dentro da plataforma, você terá um aumento nas suas:

  • Taxas de fechamento de novos negócios;
  • Aumento no Ticket-médio dos produtos e serviços;
  • Um maior número de leads (clientes em potencial) qualificados.

DICA: Utilize em seus anúncios a estratégia de CPC (Custo por Clique) para gerar novos negócios, e de CPM (Custo por Mil Visualizações) para aumentar o alcance da sua marca.

Marketing Digital no YouTube

Estamos falando do 2º maior buscador do mundo.

Possivelmente o primeiro quando se trata de buscas com intenção de entretenimento e aprendizado, “como fazer”, “como funciona”, “avaliação do produto tal”.

Experimente buscar o seu segmento, produto ou serviço e ver o número de visualizações que os primeiros vídeos tem.

Estratégia de Marketing Digital no YouTube

Se você reparar bem, o vídeo com o maior número de visualizações, tem um título e uma miniatura bem estratégica, mesmo não sendo o primeiro colocado.

Por isso, a primeira Dica é: SEJA ESTRATÉGICO na inserção das informações do seu vídeo.

Outro ponto que vale ressaltar é que os vídeos no YouTube frequentemente aparecem nos resultados de pesquisas do Google.

E isso é mais uma vantagem para o Marketing Digital no YouTube.

Resultados em vídeo de uma consulta

A segunda parte da estratégia é Anunciar no YouTube, você precisa criar uma campanha na Rede de Display do Google, através do Google Ads.

Se você quiser aprender como Anunciar no Google, você pode ver esse artigo aqui que te ensina a anunciar no Google sem desperdiçar o seu orçamento.

DICA: Não importa qual seja a estratégia de marketing digital, ela possivelmente vai gerar mais conversões se tiver um bom vídeo, por isso, sempre coloque esses vídeos no youtube e depois incorpore em seus canais de comunicação para aumentar a sua visibilidade.

E-mail Marketing

Entre os canais de marketing digital, em geral, o e-mail marketing tem o menor custo por resultado.

Em contrapartida, é necessário construir a sua lista de e-mail para que você tenha pessoas com real interesse no que você oferece.

Mas saiba que com uma lista de e-mail bem trabalhada e qualificada, você gera novos negócios facilmente.

Por isso, os princípios para criar ações assertivas de e-mail marketing são:

  • Segmente a sua lista, para poder ter uma comunicação assertiva, segmente as pessoas por informações geográficas, demográficas e de interesse para enviar o conteúdo certo dentro do contexto exato.
  • Mantenha ela engajada, faça as pessoas participarem e interagirem com a sua empresa, deixe elas decidirem o que querem, enviarem suas dúvidas e receberem e-mails exclusivos.
  • Seja direto, ninguém vai ter tempo ou paciência para ler e-mails extensos.
  • Continue a coletar novos e-mails, porque em média, de 2 a 5% da lista se perde todo ano, já que as pessoas perdem a senha ou se descadastram.

DICA: Seja autêntico e não faça promessas no título que não estão dentro do e-mail.

Desempenho E-mail Marketing

Essas informações são de uma campanha de e-mail marketing que fizemos, nós reativamos 24 clientes inativos com apenas 1 disparo.

Consegue imaginar com apenas um clique alcançar centenas ou milhares de pessoas?

E-mail marketing é algo poderoso.

Marketing Digital com WhatsApp

Posso dizer para você que utilizo fortemente o WhatsApp para o atendimento, o marketing e as vendas aqui na agência.

Por ser um canal de comunicação fácil e adotado em larga escala na nossa cultura, ele facilita e muito a geração de novos negócios.

As dicas para você usar o WhatsApp são:

  • As dicas para você usar o WhatsApp são:
  • Crie listas de transmissão segmentadas por interesse em soluções, localização e etc.
  • Utilize a lista e os stories para divulgar novos artigos, conquistas e promoções.
  • Use a função de respostas automáticas para aumentar a sua produtividade.
    Informações no site oficial. Android  e iPhone.

DICA: Existem ferramentas de automação de atendimento, mas eu recomendo a você utilizar ferramentas homologadas pelo Facebook para que você não corra o risco de perder o seu investimento caso a ferramenta pare de funcionar.

Metodologias de Marketing Digital

Metodologias de marketing digital são estratégias documentadas ou melhor dizendo, métodos comprovados de se fazer marketing digital.

Cada metodologia de marketing digital pode funcionar melhor para um determinado modelo de negócio, produto ou serviço.

Eu vou apresentar 3 metodologias de marketing para você.

  • O Inbound Marketing;
  • O Outbound Marketing;
  • E o Search Engine Marketing.

DICA: Todas as metodologias de marketing digital funcionam melhor quando quem as executa aprende cada vez mais sobre os processos, empresa e clientes.

Inbound Marketing

Inbound Marketing ou Marketing de Atração, é uma metodologia de marketing digital criada para atrair visitantes, converter esses visitantes em oportunidades de negócio, nutrir com informações relevantes, qualificar e transformar em clientes.

Metodologia Inbound Marketing by Hubspot

Fonte: Hubspot

Através do inbound marketing é possível realizar 3 objetivos:

  1. Aumentar o nível de compreensão dessas pessoas sobre a sua marca;
  2. Se posicionar como a autoridade do seu mercado já que cada vez que alguém fizer uma busca, vai encontrar você;
  3. Aperfeiçoar o seu processo de vendas já que você vai conseguir detectar os clientes em potencial com maior provabilidade de compra.

Casos em que recomendo a você aplicar a metodologia Inbound Marketing:

  • Seus serviços ou produtos são complexos;
  • Seus serviços ou produtos tem um ticket-médio alto;
  • Tem uma loja virtual e quer gerar volume de vendas;
  • Quer se tornar a referência no seu mercado em relação aos seus serviços;
  • Tem visão, busca um crescimento escalável à médio/longo prazo.

O tempo de retorno sobre o investimento com Inbound Marketing geralmente é maior, mas o crescimento é exponencial e em um estágio avançado diminui e muito o custo por aquisição de novos clientes.

DICA: O segredo do inbound marketing é o marketing de conteúdo, a produção e promoção estratégica do conteúdo através dos canais de marketing.

Quer saber mais sobre Inbound Marketing?

Outbound Marketing

A metodologia Outbound Marketing é uma estratégia de marketing digital mais “agressiva”, ou melhor dizendo, é uma estratégia de prospecção ativa.

Ela tem como objetivo a identificação de clientes em potencial e a abordagem, de forma simples e direta.

A versão mais tradicional do outbound marketing utiliza:

  • Materiais impressos (Flyers, panfletagem e etc);
  • Rádio;
  • TV Aberta;
  • Cold Callings (ligações telefônicas);
  • Cold Mails (E-mails de prospecção);
  • Prospecção em Redes Sociais;
  • Anúncios no Google Ads e no Facebook Ads.

O processo do outbound marketing é composto de Pesquisa, Prospecção, Contato, Qualificação, Negociação e Venda.

Metodologia Outbound Marketing by Reev

Fonte: Reev

O outbound marketing funciona bem com metas de vendas bem definidas e quando a empresa leva a sério a parte ATIVA da prospecção.

Você tem um retorno sobre o investimento mais rápido, entretanto é necessário um investimento maior para gerar um volume relevante de contatos.

Casos em que recomendo usar o Outbound Marketing:

  • Oferece serviços pontuais, são serviços que as pessoas buscam quando tem uma necessidade;
  • Tem urgência de gerar resultados;
  • Possuí uma equipe de vendas enérgica.

Outbound Marketing é uma excelente metodologia para empresas ou empresários que tem aquela pegada mais dinâmica e querem resultados rápidos.

DICA: Utilize um CRM para suas estratégias de vendas, é uma ferramenta de Gestão de Relacionamento com o cliente, a Reev é uma Especializada em Outbound Marketing.

Search Engine Marketing

SEM é a sigla de Search Engine Marketing, que em tradução literal significa Marketing para Motores de Busca.

É uma metodologia de marketing especializada em fazer uma empresa dominar as primeiras posições em um buscador como o Google por exemplo.

A primeira dica é: Analise os primeiros resultados de um termo que você quer ranquear, porque ele diz muito sobre o que as pessoas estão buscando quando digitam aquilo.

Nem sempre a primeira posição é ocupada pelas SERPs, as páginas nas primeiras colocações retornadas por uma busca.

Estratégia de SEM para o Google

Dependendo da busca o Google por exemplo exibe:

  • Anúncios;
  • Imagens;
  • Vídeos;
  • Resultados em Destaques;
  • Negócios Locais próximos à você;
  • Produtos no Google Shopping;
  • Documentos em PDF
  • E até Artigos Científicos Especializados.

Uma metodologia de Search Engine Marketing vislumbra vários tipos de ações multidisciplinares:

  • Anúncios no Google;
  • Cadastro no Google Meu Negócio (SEO Local);
  • Otimizações de SEO no Site, Loja Virtual ou Blog;
  • Criação de um Perfil de Links apontando para o seu site (Link Building);
  • Produção e Otimização de Vídeos para o YouTube;
  • Produção e Promoção de Conteúdo para os Canais (Marketing de Conteúdo).

Em relação às buscas no Google, categorizamos as palavra-chaves em 2 tipos:

  1. Head-Tail Keyword: As palavras-chaves do topo da cauda são as que tem um volume maior de buscas e um alto nível de competição.
  2. Long-Tail Keyword: As palavras-chaves da cauda longa tem um volume menor de buscas e uma competição menor.
Micro-momentos do Google

E as intenções de busca em 4 micro-momentos que podem te interessar estar:

EU QUERO SABER: você produz conteúdo que ensina.

EU QUERO IR: você leva.

EU QUERO FAZER: você ensina como fazer.

EU QUERO COMPRAR: você vende seus produtos e serviços.

Mas sabe porque vale o investimento em todo esse trabalho?

Imagine que você esteja sempre nas primeiras colocações e as buscas sobre os termos relacionados ao seu Segmento, Produtos e Serviços somam em médio 1 ou 2 milhões de buscas por mês.

Consegue imaginar o número de clientes em potencial em vários momentos de compra que vão diariamente encontrar você?

Marketing Digital para Pequenas Empresas

Esse é apenas um tópico que vou abordar rapidamente porque é a minha área de especialização.

Cenário

Se a sua pequena empresa tentar estar em pé de igualdade com as médias e grandes, o resultado será negativo, já que elas contam com mais recursos.

Estratégia

Comece identificando os setores menos concorridos da sua área de atuação e criando ações de marketing digital micro-segmentadas.

Percepção da marca

Além do que faz a sua marca diferente, você precisa produzir conteúdo que mostre o valor das suas soluções através do exemplo, mas o principal fator sempre será a opinião de terceiros sobre a sua marca.

Alcance do marketing

Comece pequeno (ex.: ações para público-alvos pequenos), mas pensando grande (ex.: dominar o segmento) aprenda diariamente e aproveite cada oportunidade para crescer rápido.

Retorno sobre o investimento

É importante ter um orçamento pré-definido para o marketing e as vendas, que seja de 600 reais em investimento por mês, assim você já mensura quando você consegue obter de retorno com esse valor e se foca em 2 coisas:

  1. Gerar mais resultados dentro desse valor;
  2. Aumentar o valor do investimento para obter mais retorno.

Mas enquanto você vai trabalhando na otimização das suas campanhas de marketing, continue focando parte dos seus esforços em aumentar a credibilidade da empresa no ambiente digital.

Otimização das Taxas de Conversão

Mensure cada ponto de contato do seu cliente com o seu marketing e com a sua comunicação.

Dessa forma você vai encontrar formas de conciliar o que as pessoas buscam e o que você oferece e gerar cada vez mais resultados.

Crie o hábito de ler ferramentas analíticas, mas vá além dos números, realmente compreenda o comportamento, interprete os dados demográficos, geográficos.

Você vai ver que é muito bom ver os números crescerem e os resultados aparecendo.

Growth Hacking

Marketing de conteúdo, crie conteúdo original que educa, informa, inspira e ligue os pontos em comum entre a sua marca e o seu público-alvo, dessa forma as pessoas vão compartilhá-lo e recomendá-lo e isso faz as suas possibilidades de crescimento serem exponenciais.

Personal Branding, se você for conhecido no mercado ou for o tipo de pessoa na qual as pessoas confiam, utilize a sua marca pessoas para impulsionar a sua empresa.

Esteja atendo às Sazonalidades e as Tendências com o Google Trends, Datas Comemorativas e o BuzzSumo.

Venda para os clientes já atendidos, pode parecer óbvio, mas fazer negócios com uma pessoa que já fez negócios com você custa de 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo cliente.

Recomendações de Livros sobre Marketing

  • Marketing 4.0 de Philip Kotler
  • Web Analytics 2.0 de Avinash Kaushik
  • Não Me Faça Pensar de Steve Krug
  • Isso é Marketing de Seth Godin

Conclusão

Eu escrevi esse artigo com muito do meu conhecimento e espero que você o utilize para aumentar a sua compreensão e crescer 🙂

Por isso, você precisa ir além da plataforma e além do manual e continuar trabalhando até remover o não da sua comunicação.

Fazendo com que as pessoas não tenham outra escolha senão trabalhar com você.

É assim que fazemos na agência.

Vou deixar essa citação aqui que sempre uso para explicar para os nossos clientes.

Marketing se trata de atender e entender a um grupo de pessoas

PS: Vender é entender e resolver as necessidades de uma pessoa.

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