À medida que o marketing digital ganha adeptos, o inbound marketing continua reafirmando sua importância.
Também chamado de marketing de atração, ele é próprio para chamar a atenção de clientes de maneiras sutis e mais agregadoras.
Nos tempos atuais, as empresas que se destacam no meio social são aquelas que oferecem as informações que o público busca.
No inbound marketing, especificamente, isso ocorre por meio de posts em blogs, conteúdos audiovisuais e direcionamento de campanhas de e-mail marketing, por exemplo.
Portanto, se deseja saber mais sobre essa tendência do marketing digital, prossiga a leitura.
Como o inbound marketing pode te beneficiar
Em primeiro lugar, o marketing de atração é uma bela ferramenta para conquistar visibilidade na web.
O segredo é saber aproveitar as oportunidades que plataformas como redes sociais e blogs oferecem.
Um ponto crucial das estratégias de inbound marketing é a possibilidade de mensurar os resultados delas.
Em uma campanha de Instagram Ads, por exemplo. você pode acompanhar informações como:
- Quantas pessoas viram o anúncio;
- Quantas clicaram;
- Quantas navegaram pelo site;
- Quantas fecharam o negócio.
Por fim, essas técnicas são importantes para manter sua base de clientes devidamente informada sobre seu produto ou serviço, um incentivo a mais para a consideração da compra.
As etapas de aplicação do inbound marketing
Se você sabe como anunciar no Google Ads, está ciente de que é um processo composto por certas etapas. O inbound marketing, no geral, também funciona assim.
Atrair
A atração deve ser feita por meio de conteúdos que agreguem valor a quem os consome.
Sendo assim, estude seu público-alvo e desenvolva as melhores estratégias para despertar o interesse dele.
Converter
Quando um cliente em potencial acessa o material publicado ele adentra o funil de vendas. A equipe de vendas precisa trabalhar para que ele seja convertido em cliente.
Nessa etapa é importante captar informações de contato para incluir o lead no banco de dados da empresa.
Relacionar
Relacionar significa identificar em qual estágio do funil de vendas cada lead está e direcionar conteúdo de acordo com isso.
Por exemplo, um lead que acabou de acessar seu site pela primeira vez tem menos chances de ser convertido do que alguém que já navegou por várias horas.
Vender
As vendas dependem de como os leads são administrados, o que envolve a nutrição e o atendimento.
A nutrição é o tipo de conteúdo que é oferecido. O atendimento é importante para que não haja dúvidas sobre o produto.
Analisar
Por fim, depois que a venda é feita é necessário analisar o desempenho da equipe por meio das métricas escolhidas, como taxa de permanência na página e quantidade de cliques.
Conheça as principais estratégias
Isto posto, chegamos agora à base do inbound marketing: as estratégias. Confira a seguir as mais eficazes.
Insista no marketing de conteúdo
Crie conteúdo próprio para divulgar sua marca de forma sutil e atrativa, use os meios de comunicação da internet para isso.
Tenha em mente que a imagem da marca está diretamente ligada à postura dela nas redes sociais ou na linguagem das campanhas de como funciona o Facebook Ads.
Anuncie na web
Se no marketing tradicional (ou outbound marketing) os principais canais de publicidade são jornais, revistas e canais de televisão, no inbound marketing as possibilidades são maiores.
Os anúncios virtuais podem ser promovidos em redes sociais, motores de busca, sites parceiros e plataformas de vídeo, para citar os formatos mais comuns.
Informe-se a respeito dessas e outras maneiras de criar anúncios. Trabalhe na segmentação deles para que você alcance o público com eficácia.
Faça e-mail marketing
O e-mail pode ser visto como um meio de comunicação antiquado hoje em dia, mas a verdade é que ele continua sendo muito usado.
A base do inbound marketing é ir até onde as pessoas estão. Logo, essa plataforma precisa ser aproveitada.
Para tal, faça e-mail marketing: direcione ofertas, anúncios e conteúdo exclusivo para a caixa de entrada dos clientes.
É uma maneira personalizada de se comunicar com as pessoas e incentivar a fidelização. As newsletters são formatos indicados para esse fim.
Conclusão
Portanto, conseguir o interesse das pessoas na internet é uma tarefa complexa. O volume de informação é muito alto e a concentração individual é cada vez mais baixa.
O inbound marketing se revela como uma das estratégias perfeitas para se sair bem nessa tarefa.