Conheça a Metodologia Scrum e como ela tem revolucionado o cenário digital

Conheça a Metodologia Scrum e como ela tem revolucionado o cenário digital

Quando uma empresa tem como principal objetivo o crescimento, é preciso haver metodologias que ajudem a organizar os processos. Isso porque, por menores que sejam os pequenos atrasos, ser mais eficiente é um grande ganho para a empresa.

A Metodologia Scrum surgiu com o propósito de reduzir o tempo gasto em entrega de produtos, seja ele físico ou serviço prestado, de forma que os processos se tornem mais produtivos e ágeis. 

Apesar de parecer confuso, a Metodologia é, em essência, um framework, ou em outras palavras, um software que ajuda a melhorar processos e facilitar o cotidiano das empresas. Em geral, esse método é bastante utilizado por desenvolvedores de sistemas.

Mas o que é de fato a Metodologia Scrum?

Criada pelos desenvolvedores de sistemas Ken Schwaber e Jeff Sutherland, a Metodologia conta com pequenos ciclos de atividades dentro de um projeto. Cada ciclo é criado previamente em um planejamento, o qual chamamos de Sprint.

O método permite potencializar o trabalho em equipe, bem como facilitar o acompanhamento da evolução de um produto. Levando como prioridade a qualidade do serviço e os prazos que foram estipulados no planejamento. 

Diferente de outros modelos, o Scrum afirma que as empresas conseguem mais resultados, com menos pessoas nas equipes. Dando também abertura para a criatividade dos colaboradores, o que incentiva o aprendizado.

Apesar de parecer confuso, a Metodologia Scrum trabalha extraindo o melhor. Com o foco em corrigir problemas ao longo do processo, extrair feedbacks e ter agilidade no meio de produção da empresa.

Isso quer dizer que não é preciso chegar ao final de um projeto para que o cliente avalie se o aprova ou não. A partir dos Sprints, é possível mostrar ao cliente os processos, para que qualquer eventual problema seja sanado no processo, e não na finalização.

Os processos da Metodologia Scrum

O método é dividido em categorias de colaboradores, que são: Scrum Master, Product Owner e Scrum Team. 

Scrum Master: como o nome sugere, trata-se do papel mais importante da metodologia. É ele quem explicará para a sua equipe os fundamentos do método que está sendo aplicado, práticas, princípios e valores. 

Ele é o responsável por liderar a equipe nos processos estabelecidos pelos Sprints. Além de motivar o time ao objetivo, também é papel do Master tirar do caminho os obstáculos que possam atrapalhar a evolução do processo. 

O líder se certifica de que todos estão caminhando juntos, sem que ninguém fique para trás. É claro que todos os lugares deveriam ser, mas nem sempre os colaboradores sabem atuar em equipe, e isso precisa ser trabalhado individualmente.

Product Owner: é o profissional responsável por definir o que cada um fará, definindo as funcionalidades que serão utilizadas. É ele também quem comunica à equipe as expectativas e objetivos do projeto da empresa.

Scrum Team: é o nome dado para a equipe que está responsável pela entrega do produto desenvolvido pela empresa. O time recebe o planejamento do Product Owner e Scrum Master e busca realizá-lo. 

Valores da Metodologia Scrum

A Metodologia Scrum sugere abordagens mais humanizadas para sanar problemas. Apesar de ter surgido na área de tecnologia e desenvolvimento de sistemas, hoje o método é inserido em diversas áreas.

Valores da Metodologia:

  • Responder às mudanças sugeridas mais do que simplesmente seguir um plano;
  • Trabalhar em conjunto com os clientes mais do que focar somente em lucros;
  • Software que funcionam mais do que promessas documentadas;
  • Interações de equipe são mais do que inúmeros processos e ferramentas.

Funcionalidades da Metodologia Scrum

O processo de desenvolvimento da Metodologia começa com o planejamento que o Product Owner desenvolve. Em seguida, o projeto é dividido em processos, em uma lista, chamada de Product Backlog. 

Neste momento é importante definir as funcionalidades que se espera no processo, como os prazos a serem cumpridos. É quando se criam os Sprints, dividindo as funcionalidades para o Scrum Team. No geral, esse ponto do projeto leva de duas a quatro semanas para ser executado. 

Apesar da Metodologia contar com gestores para guiar a equipe, antes de delegar funções é necessário que haja uma reunião, na qual se estabelece as tarefas, prioridades e o que se espera para aquele projeto. É ouvir também o que o Scrum Team tem a dizer.

A partir do momento em que são designadas as funções, são retiradas cada tarefa do Product Backlog e realocadas em cada um dos Sprints, o que chamamos de Sprint Backlog.

A fim de acompanhar os processos de perto, são realizadas reuniões diárias, chamadas de Daily Scrum. No qual o objetivo é ouvir cada colaborador, o que foi feito no dia anterior, o que será feito naquele dia e os principais desafios que ele tem encontrado no processo.

Ao final do processo, é realizada uma reunião para encerrar o projeto e pontuar os pontos a serem melhorados em um próximo objetivo a ser feito em um produto. 

Como inserir a Metodologia Scrum na empresa

Para exemplificar o processo, separamos as etapas da Metodologia em sete passos:

  1. Montar a equipe

O primeiro passo e talvez o mais importante é montar uma equipe capacitada para conseguir executar todos os processos de um projeto. Além disso, é neste ponto que são definidos o Scrum Master e o Project Owner.

  1. Criação do Product Backlog

O segundo passo é criar as etapas do processo no Product Backlog. Definindo as prioridades de acordo com o que se tem em mãos no momento. Caso algo mude no processo, é possível alterar esse planejamento inicial. 

Porém, toda e qualquer mudança a ser feita no Product Backlog é de responsabilidade do Product Owner.

III. Planejamento do Sprint

Após o Product Backlog, é preciso definir quais etapas serão realizadas, por quais colaboradores e quanto tempo cada um dos processos levará para serem concluídos. Esse ponto é importante, principalmente para saber quem está responsável por cada área.

  1. Seja visual

Organizar os processos de forma visual é o mais recomendado. Além de ajudar a separar os processos, é possível analisar o que está atrasado, o que está adiantado e quais pontos precisam de mais atenção. 

Há plataformas que possibilitam que esse ponto seja realizado, como o Trello e o Runrun.It.

  1. Daily Scrum

É extremamente importante ouvir o que os colaboradores têm feito, o que farão e as dificuldades que encontram no processo. Realizar reuniões online através do Meet, Zoom ou demais plataformas facilita, e muito, esse ponto.

  1. Seja Transparente

Um dos pontos mais interessantes de realizar Dailys é a proximidade que o time acaba tendo. O que torna mais fácil abrir a todos sobre o que tem acontecido no planejamento. Sejam os pontos bons e os ruins, ser transparente com a equipe é fundamental para ter alinhamento de propósitos.

VII. Feedbacks

Dar e receber feedback é necessário para o crescimento de uma empresa. Isso porque é preciso motivação, e um feedback no momento certo pode fazer com que um colaborador se sobressaia. Da mesma forma as melhorias que talvez precise fazer.

Diante disso, a via é de mão dupla. É importante que os funcionários tenham abertura na Metodologia Scrum para expor suas ideias e melhorias para os gestores.

De toda forma, é importante dizer que o cerne da Metodologia Scrum é a colaboração e direcionamento, e não o impor. Como diria Troy Dimes, escritor do livro Scrum essencial: “O trabalho do Scrum Master não é mandar nas pessoas, mas guiar o time aplicando os conceitos do Scrum” 

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