fbpx
Conheça a Metodologia Scrum e como ela tem revolucionado o cenário digital

Conheça a Metodologia Scrum e como ela tem revolucionado o cenário digital

Quando uma empresa tem como principal objetivo o crescimento, é preciso haver metodologias que ajudem a organizar os processos. Isso porque, por menores que sejam os pequenos atrasos, ser mais eficiente é um grande ganho para a empresa.

A Metodologia Scrum surgiu com o propósito de reduzir o tempo gasto em entrega de produtos, seja ele físico ou serviço prestado, de forma que os processos se tornem mais produtivos e ágeis. 

Apesar de parecer confuso, a Metodologia é, em essência, um framework, ou em outras palavras, um software que ajuda a melhorar processos e facilitar o cotidiano das empresas. Em geral, esse método é bastante utilizado por desenvolvedores de sistemas.

Mas o que é de fato a Metodologia Scrum?

Criada pelos desenvolvedores de sistemas Ken Schwaber e Jeff Sutherland, a Metodologia conta com pequenos ciclos de atividades dentro de um projeto. Cada ciclo é criado previamente em um planejamento, o qual chamamos de Sprint.

O método permite potencializar o trabalho em equipe, bem como facilitar o acompanhamento da evolução de um produto. Levando como prioridade a qualidade do serviço e os prazos que foram estipulados no planejamento. 

Diferente de outros modelos, o Scrum afirma que as empresas conseguem mais resultados, com menos pessoas nas equipes. Dando também abertura para a criatividade dos colaboradores, o que incentiva o aprendizado.

Apesar de parecer confuso, a Metodologia Scrum trabalha extraindo o melhor. Com o foco em corrigir problemas ao longo do processo, extrair feedbacks e ter agilidade no meio de produção da empresa.

Isso quer dizer que não é preciso chegar ao final de um projeto para que o cliente avalie se o aprova ou não. A partir dos Sprints, é possível mostrar ao cliente os processos, para que qualquer eventual problema seja sanado no processo, e não na finalização.

Os processos da Metodologia Scrum

O método é dividido em categorias de colaboradores, que são: Scrum Master, Product Owner e Scrum Team. 

Scrum Master: como o nome sugere, trata-se do papel mais importante da metodologia. É ele quem explicará para a sua equipe os fundamentos do método que está sendo aplicado, práticas, princípios e valores. 

Ele é o responsável por liderar a equipe nos processos estabelecidos pelos Sprints. Além de motivar o time ao objetivo, também é papel do Master tirar do caminho os obstáculos que possam atrapalhar a evolução do processo. 

O líder se certifica de que todos estão caminhando juntos, sem que ninguém fique para trás. É claro que todos os lugares deveriam ser, mas nem sempre os colaboradores sabem atuar em equipe, e isso precisa ser trabalhado individualmente.

Product Owner: é o profissional responsável por definir o que cada um fará, definindo as funcionalidades que serão utilizadas. É ele também quem comunica à equipe as expectativas e objetivos do projeto da empresa.

Scrum Team: é o nome dado para a equipe que está responsável pela entrega do produto desenvolvido pela empresa. O time recebe o planejamento do Product Owner e Scrum Master e busca realizá-lo. 

Valores da Metodologia Scrum

A Metodologia Scrum sugere abordagens mais humanizadas para sanar problemas. Apesar de ter surgido na área de tecnologia e desenvolvimento de sistemas, hoje o método é inserido em diversas áreas.

Valores da Metodologia:

  • Responder às mudanças sugeridas mais do que simplesmente seguir um plano;
  • Trabalhar em conjunto com os clientes mais do que focar somente em lucros;
  • Software que funcionam mais do que promessas documentadas;
  • Interações de equipe são mais do que inúmeros processos e ferramentas.

Funcionalidades da Metodologia Scrum

O processo de desenvolvimento da Metodologia começa com o planejamento que o Product Owner desenvolve. Em seguida, o projeto é dividido em processos, em uma lista, chamada de Product Backlog. 

Neste momento é importante definir as funcionalidades que se espera no processo, como os prazos a serem cumpridos. É quando se criam os Sprints, dividindo as funcionalidades para o Scrum Team. No geral, esse ponto do projeto leva de duas a quatro semanas para ser executado. 

Apesar da Metodologia contar com gestores para guiar a equipe, antes de delegar funções é necessário que haja uma reunião, na qual se estabelece as tarefas, prioridades e o que se espera para aquele projeto. É ouvir também o que o Scrum Team tem a dizer.

A partir do momento em que são designadas as funções, são retiradas cada tarefa do Product Backlog e realocadas em cada um dos Sprints, o que chamamos de Sprint Backlog.

A fim de acompanhar os processos de perto, são realizadas reuniões diárias, chamadas de Daily Scrum. No qual o objetivo é ouvir cada colaborador, o que foi feito no dia anterior, o que será feito naquele dia e os principais desafios que ele tem encontrado no processo.

Ao final do processo, é realizada uma reunião para encerrar o projeto e pontuar os pontos a serem melhorados em um próximo objetivo a ser feito em um produto. 

Como inserir a Metodologia Scrum na empresa

Para exemplificar o processo, separamos as etapas da Metodologia em sete passos:

  1. Montar a equipe

O primeiro passo e talvez o mais importante é montar uma equipe capacitada para conseguir executar todos os processos de um projeto. Além disso, é neste ponto que são definidos o Scrum Master e o Project Owner.

  1. Criação do Product Backlog

O segundo passo é criar as etapas do processo no Product Backlog. Definindo as prioridades de acordo com o que se tem em mãos no momento. Caso algo mude no processo, é possível alterar esse planejamento inicial. 

Porém, toda e qualquer mudança a ser feita no Product Backlog é de responsabilidade do Product Owner.

III. Planejamento do Sprint

Após o Product Backlog, é preciso definir quais etapas serão realizadas, por quais colaboradores e quanto tempo cada um dos processos levará para serem concluídos. Esse ponto é importante, principalmente para saber quem está responsável por cada área.

  1. Seja visual

Organizar os processos de forma visual é o mais recomendado. Além de ajudar a separar os processos, é possível analisar o que está atrasado, o que está adiantado e quais pontos precisam de mais atenção. 

Há plataformas que possibilitam que esse ponto seja realizado, como o Trello e o Runrun.It.

  1. Daily Scrum

É extremamente importante ouvir o que os colaboradores têm feito, o que farão e as dificuldades que encontram no processo. Realizar reuniões online através do Meet, Zoom ou demais plataformas facilita, e muito, esse ponto.

  1. Seja Transparente

Um dos pontos mais interessantes de realizar Dailys é a proximidade que o time acaba tendo. O que torna mais fácil abrir a todos sobre o que tem acontecido no planejamento. Sejam os pontos bons e os ruins, ser transparente com a equipe é fundamental para ter alinhamento de propósitos.

VII. Feedbacks

Dar e receber feedback é necessário para o crescimento de uma empresa. Isso porque é preciso motivação, e um feedback no momento certo pode fazer com que um colaborador se sobressaia. Da mesma forma as melhorias que talvez precise fazer.

Diante disso, a via é de mão dupla. É importante que os funcionários tenham abertura na Metodologia Scrum para expor suas ideias e melhorias para os gestores.

De toda forma, é importante dizer que o cerne da Metodologia Scrum é a colaboração e direcionamento, e não o impor. Como diria Troy Dimes, escritor do livro Scrum essencial: “O trabalho do Scrum Master não é mandar nas pessoas, mas guiar o time aplicando os conceitos do Scrum” 

blank

 

Recomende o conteúdo

blankQuem Somos

Agência de marketing digital localizada na zona sul de São Paulo com mais de 11 anos de experiência em soluções digitais para pequenas empresas.

Somos uma agência de performance, nossas ações são guiadas por dados e com foco em um objetivo.

A nossa missão é empoderar você e facilitar sua tomada de decisões para que você possa ir tão longe quanto a sua imaginação e ousadia permitirem.

Além dos Serviços de Marketing Digital, nós desenvolvemos Ferramentas e Produtos para o mercado.

 

Sobre Nós

Top

latest android games

|

popular android games