fbpx
Como o Inbound e o Outbound tem crescido com o Marketing Digital

Como o Inbound e o Outbound tem crescido com o Marketing Digital

Entenda quais os pontos usados em cada uma dessas iniciativas e os retornos que trazem

O Outbound e o Inbound são estratégias usadas dentro do Marketing. Cada uma delas tem sua maneira de trazer o cliente para as empresas. No geral, se opta por uma das duas estratégias para colocar em prática, a que melhor se adequa ao objetivo da empresa.

De forma mais objetiva e didática, o Outbound é uma forma mais tradicional de marketing, com propagandas físicas e digitais que empurram o produto para o cliente. Já o Inbound é uma maneira mais sutil, que busca despertar o interesse do consumidor, com gatilhos que o levem ao produto.

Existem diversas estratégias dentro do marketing, e elas evoluem conforme o comportamento das pessoas mudam. O Inbound Marketing, por exemplo, cresceu da necessidade em atrair o cliente pelo interesse, já que a internet tem cada vez mais distrações.

Apesar disso, o Inbound não surgiu recentemente, pelo contrário, tratava-se de uma alternativa para as empresas, pois o valor do custo por aquisição (CAC) era mais vantajoso para gerar receita, pois era mais em conta. 

A partir do momento em que o Inbound passou a crescer, os anunciantes começaram a questionar a vantagem do Outbound. Porém, ambas as iniciativas funcionam dentro do Marketing e vendas, principalmente. 

Outra definição sobre o Inbound e o Outbound Marketing é que: o Inbound é uma prospecção passiva, enquanto o Outbound é ativa. Isso porque, de forma passiva as empresas precisam atrair os potenciais clientes, já ativamente, o perfil é definido antes, e somente são feitas as abordagens. 

Outbound Marketing

O Outbound é a forma tradicional de se fazer marketing. A tradução do nome é justamente o marketing tradicional. O objetivo dessa abordagem é trazer clientes através do oferecimento de produtos e serviços. Inclusive indo atrás dos consumidores, e não gerando interesse. 

Essa modalidade do marketing cresceu através dos meios de comunicação de massa, como a televisão, rádio, revistas, jornais, cartazes, outdoors e patrocínios em grandes eventos. 

imagem ilustrativa

Mesmo com o Inbound crescendo, o Outbound também está presente na era digital. É uma forma mais impositiva de se apresentar conteúdos, como propagandas em vídeos, sites e redes sociais. 

Apesar de ser uma abordagem que tem entrado em desuso, muitas empresas, de diversos segmentos veem o Outbound como uma forma efetiva de conseguir clientes. A verdade é que não existe uma forma correta de se fazer marketing, e sim maneiras de se obter resultados esperados pela empresa.

Dentro do Outbound, existem dois tipos de empresas, a B2C e a B2B, exemplificaremos melhor abaixo:

Empresas B2C: quando as empresas focam em status, realização pessoal e economia. Buscam a concorrência por relevância e influência, com menor valor investido.

Empresas B2B: quando as empresas buscam eficiência e custo-benefício. Trabalham com a inovação e reconhecimento, com maior valor investido. 

Em ambas as situações, as empresas investem no Outbound e a forma de abordagem em oferecer produtos e serviços aos possíveis clientes. 

Benefícios do Outbound Marketing

Quando a estratégia da empresa é bem alinhada com as necessidades que tem, é possível ter eficácia quando implementar o Outbound no processo de vendas. Tendo benefícios como:

  • Previsibilidade de renda
  • Crescimento em conversões
  • Crescimento de leads 
  • Crescimento de respostas por e-mail
  • Redução no ciclo de vendas
  • Planejamento assertivo

Inbound Marketing

O Inbound tem sido mais discutido e tem crescido no mercado digital brasileiro. Muitas empresas estão passando a adotar essa estratégia de marketing. Principalmente porque o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo, e atrair clientes é uma porta importante para ser seguida. 

A tradução livre do termo Inbound Marketing seria marketing de atração, e o objetivo do Inbound é justamente esse, atrair e fidelizar clientes, diferente do que era feito antes, quando se focava mais nas vendas, e não necessariamente nas personas. 

Em outras palavras, o foco do marketing de atração não é ir atrás do cliente, e sim criar gatilhos que o façam se interessar pelo produto ou serviço ao ponto de comprar ou contratar. 

Essa trajetória do cliente é feita com conteúdos da empresa para atrair o público. E para isso, precisa haver uma pesquisa sobre qual o perfil que a empresa quer atingir, para que a comunicação seja assertiva. 

Pois não adianta que a empresa crie diversos conteúdos de qualidade, bem pensados e estruturados para clientes que não se interessam pelo serviço. É preciso se comunicar com as personas que a empresa se propõe a trabalhar. 

Esse caminho que o cliente percorre é chamado de funil de vendas, que busca atrair os consumidores, e fazê-lo passar por essas várias etapas de conteúdos, até efetivamente virar um cliente da empresa. 

Funil de vendas

Através de conteúdos bem pensados e atrativos, as visitas no site aumentam, o que já aumenta a credibilidade da empresa devido aos acessos. Porém, esse visitante ainda não é um cliente, então entram mais gatilhos de conteúdos para que a pessoa informe os dados e fale quem é, assim saberemos melhor quais são os interesses e desejos que ela tem. 

Esses conteúdos já dentro do site geralmente são landing pages, formulários e até mesmo e-books. Quando já se estabelece uma conexão, é possível enviar e-mail marketing, nutrindo o interesse pela compra. Até que o lead, se torna de fato, um cliente. 

Apesar do que muitos pensam, o Inbound não é usado apenas para vendas online, qualquer negócio local, que tenha redes sociais e sites, podem criar uma estratégia de atração para o seu empreendimento. 

imagem descritiva

Benefícios do Inbound Marketing

Assim como o Outbound, o Inbound também traz benefícios para quem escolhe esse método de captar clientes: 

  • É mais econômico
  • Fideliza clientes com mais facilidade
  • Otimiza a comunicação cliente/empresa
  • Segmenta ações
  • Aumenta a oportunidade de vendas

Como utilizar as duas estratégias ao mesmo tempo

Há segmentos no mercado no qual é possível utilizar os dois métodos de captação de cliente ao mesmo tempo. É o que chamamos de funil em Y. 

O Inbound Marketing trabalha com o objetivo de atrair, converter e nutrir. Já o Outbound atua na captação, conexão e qualificação. No funil em Y, há três pontes que ligam esses dois métodos. 

Converter e conectar: suponhamos que a empresa fabricou algumas peças para serem vendidas, de acordo com quantidade de leads que tem. Porém, as vendas não vingaram. 

A solução será passar a demanda para o Outbound, no qual a equipe entrará em contato com os leads através de e-mails ou ligações.

Conectar e nutrir: se o Outbound não tiver resultados, a próxima solução será passar esse problema a ser resolvido para o funil do Inbound. 

É quando o lead será nutrido de informações sobre o produto, a fim de evoluir a decisão em prosseguir com a jornada de compra. Trata-se de um trabalho de atração. 

Nutrir e qualificar: quando o lead já passou pelas de ser nutrido, porém não finalizou a compra, o ideal é repassá-lo à equipe de vendas. Desta forma, os colaboradores poderão entrar em contato e questionar se há interesse, e assim, o qualificando. 

Esse último processo é importante pois muitas vezes o lead só precisa tirar dúvidas, para de fato, concluir o processo. 

imagem descritiva

Vantagens do funil em Y

A união entre o Outbound e o Inbound traz uma previsibilidade e eficácia aos negócios. Isso porque, com os processos bem separados, é possível saber o momento exato em que é preciso entrar em contato com o lead, fazendo uma abordagem mais direta. 

Como nas demais estratégias de marketing, é importante mapear os dados do cliente no momento em que ele entra em contato com a empresa. Para que assim seja possível avaliar, desde o início, se o ICP do cliente está dentro do que a empresa espera. 

O funil em Y ajuda, principalmente, a consertar o desalinhamento entre as equipes de marketing e vendas de uma empresa. Quando se tem metas separadas, sem olhar o que outro time está fazendo, acaba trazendo resultados menos assertivos. 

Quando as estratégias são pensadas em conjunto, olhando em um todo para o crescimento, é possível alcançar metas mais sólidas e com mais qualidade. 

Recomende o conteúdo

blankQuem Somos

Agência de marketing digital localizada na zona sul de São Paulo com mais de 11 anos de experiência em soluções digitais para pequenas empresas.

Somos uma agência de performance, nossas ações são guiadas por dados e com foco em um objetivo.

A nossa missão é empoderar você e facilitar sua tomada de decisões para que você possa ir tão longe quanto a sua imaginação e ousadia permitirem.

Além dos Serviços de Marketing Digital, nós desenvolvemos Ferramentas e Produtos para o mercado.

 

Sobre Nós

Top

latest android games

|

popular android games