fbpx
Aprenda como criar o ICP perfeito e tenha sucesso em vendas

Aprenda como criar o ICP perfeito e tenha sucesso em vendas

Um dos fatores que podem definir o sucesso de uma empresa, é a habilidade em definir o Perfil de Cliente Ideal – ICP

As empresas possuem cada vez mais metas de vendas altas e ambiciosas. E para alcançar esses objetivos, elas precisam ter um planejamento bem pensado e executado, e tudo começa na pesquisa sobre o perfil do cliente ideal, ou ICP. 

Isso porque, somente anunciar um serviço sem qualquer tipo de estratégia, não funciona. Ou, pode até gerar alguns resultados, porém, se a empresa espera alcançar objetivos grandes, assertivos e constantes, é preciso estudar o seu público.

O ICP nada mais é do que um perfil de pessoas que a empresa sabe que compraria e ficaria satisfeito com o serviço ou produto que ela oferece. Não adianta a empresa atuar com um petshop e oferecer serviços a pessoas que não tem nem animais de estimação, por exemplo. 

O objetivo com o estudo do cliente não é somente atraí-los, e sim, ter um tráfego no site ou página de rede social qualificados, atraindo as pessoas certas. Ou seja, um fluxo de pessoas que realmente tenham o perfil para adquirir o produto que a empresa oferece e podem efetivamente finalizar a compra. 

Além do mais, quando um cliente percebe que o ambiente foi pensado para atraí-lo e fazê-lo se sentir confortável, torna mais fácil a fidelização.

O ICP ajuda a separar os clientes ideias dos que não são, aumentando assim, consideravelmente, a taxa de conversão do site. E ter uma maneira assertiva na abordagem de vendas é extremamente importante para a captação efetiva desses consumidores. 

Perfil de cliente ideal – ICP

Atrair público para sites a fim de aumentar o volume de vendas é desafiador, mas não é o essencial. Não adianta atuar com base em tráfego se ele não gera os resultados esperados. Com o ICP é possível segmentar e dedicar tempo a contatos com potencial de vendas.

Quando uma empresa abre as portas, é preciso já ter em mente o seu produto ou serviço, qual o objetivo de vendas que ela tem, e que tipo de público se agradaria com o que ela oferece. E a partir de então, começar a traçar estratégias de como captar esses clientes por meio digital.

Ter um time engajado e motivado também é importante. E não há nada mais frustrante do que trabalhar e não ter resultados. Com a assertividade do ICP dentro da empresa, há uma série de benefícios, como: 

  • Ter previsibilidade de vendas
  • Crescimento de vendas
  • Melhorar os processos de geração de leads
  • Saber quem são os clientes e que abordagem usar
  • Aumentar a fidelização de clientes
  • Ser indicado pela eficiência dos serviços

Assim que o perfil de cliente é criado, a equipe de marketing consegue elaborar anúncios de campanhas e posts de redes sociais mais persuasivos, com o intuito de atrair esse público. 

A otimização do tempo é extremamente importante para uma empresa que busca crescimento. Gastá-lo com clientes não potenciais é um desperdício de recursos, tanto humano, quanto econômico. 

Quando o cliente se interessa pelo produto ou serviço da empresa, passa a percorrer o que chamamos de funil de vendas. Uma estratégia de inbound marketing que busca atrair o ICP com gatilhos de informações através do processo do funil. 

Se um perfil não se encaixa, o consumidor simplesmente não se interessa pelo que está sendo apresentado para ele, e não continua o processo. O que ajuda o time de vendas, que não precisará se desgastar para convencer um cliente que não tem interesse no produto. 

Como criar um ICP perfeito

O cliente que tem interesse no que a empresa oferece, fica feliz em adquiri-lo, e uma vez que o fizer e for bem atendido, será recorrente em seu negócio. 

Mas afinal, como criar esse perfil de cliente ideal? Teceremos alguns pontos importantes:

  • Quais clientes são ideais para a minha empresa
  • Quais clientes são já são fidelizados
  • Quais clientes são recorrentes
  • Quais clientes compram mais

A partir disso, observe as empresas que têm o mesmo perfil de cliente ideal e crescido em credibilidade e faturamento. Para criar estratégias parecidas, que funcionam. 

O próximo passo para empresas B2C é coletar e analisar mais dados sobre esses clientes que já são fidelizados das empresas concorrentes, como:

  • Poder aquisitivo
  • Localização
  • Processo de compra
  • Desejo
  • Dores do cliente – problemas superficiais e profundos

Já para empresas B2B, os dados coletados para análise são:

  • Faturamento / Receita
  • Localização
  • Processo de compra
  • Dores do cliente – problemas superficiais e profundos

Pronto, a partir de então, os dados coletados devem ser cruzados com os interesses da empresa, assim, tornando assertivos os anúncios criados para atingir esse determinado público. 

O que não fazer quando criar um ICP

Falamos anteriormente os motivos para criar um ICP. Daremos alguns pontos a serem considerados no processo de criação do perfil ideal do cliente. 

  1. Pensar no cliente somente pelo retorno financeiro é equivocado.

É claro que pensar no sucesso de vendas é importante, mas não o essencial. Uma empresa cresce não apenas pelo financeiro, mas também por reputação. Para plataformas como o Google, categorizar por credibilidade é extremamente importante.

Com o crescimento da instituição com clientes satisfeitos, o retorno financeiro será consequência. Mas não deve ser o foco quando se planeja iniciar uma pesquisa sobre o perfil do cliente ideal.

  1. Copiar o ICP de concorrência

O perfil criado pela empresa é baseado em uma série de fatores, dentre eles, o quanto ela espera lucrar e em quanto tempo. Isso varia de empresa para empresa, e não é uma informação divulgada. Pensar em copiar um ICP não trará os resultados esperados. 

Pelo contrário, pode atrapalhar o desenvolvimento da equipe. Pois, apesar do nicho ser o mesmo, nem todas as empresas atuam da mesma forma. 

III. Não revisar o ICP

Como um complemento do tópico anterior, é importante frisar que o ICP é mutável. É preciso revisar as informações, tanto dos clientes, quanto do que a empresa espera e se os objetivos mudaram. Assim traçando novas estratégias. 

De início, quando é criado um ICP, as empresas se baseiam em dados. Com o tempo, adquirindo clientes e os fidelizando, essa base de dados será real, palpável e mais direta, o feedback dos próprios consumidores. 

Periodicamente faça essas perguntas para melhorar a estratégia:

– analise se há reclamações dos clientes e por quais motivos

– analise quais produtos trazem mais retorno financeiro

– analise o tráfego do site para comparar os perfis que têm acessado e se algo mudou

– analise o padrão de vendas da empresa e o que precisa ser melhorado e mantido

Existe diferença entre público-alvo, persona e ICP?

A resposta é sim! Apesar de todos estarem falando da mesma coisa, que é o cliente de uma empresa, existem diferenças na precisão de dados. Exemplificaremos:

Público-alvo: é uma visão mais abrangente sobre um público e os objetivos que a empresa quer atingir. É um perfil traçado com detalhamentos superficiais, como comportamento, localização e poder aquisitivo. 

Perfil de cliente ideal (ICP): o ICP é voltado para as vendas. A partir das informações vindas do público-alvo, o ICP detalha como deve ser feita a abordagem, verificando a necessidade de cada lead.

Além de analisar se os possíveis clientes que acessaram o site ou entraram em contato tem o perfil para prosseguir no processo de vendas. 

Persona: a persona no geral é voltada para o marketing, trata-se de um perfil semi factício para analisar o perfil do cliente com um pouco mais de detalhes. Traz a empresa a capacidade de entender de que maneira se deve conversar com o cliente, por exemplo. 

A persona ajuda a empresa a criar relacionamentos com o cliente. Ser mais sensível a cada tipo de cliente e de que forma melhor atendê-lo. 

Por que o ICP é tão essencial para o sucesso de vendas

Quando a empresa entende qual o tipo de cliente que ela atende, os objetivos que tem e as abordagens que trazem resultados, é mais vantajoso o trabalho. A partir do momento que o marketing ajuda a trazer os clientes assertivos, não se gasta tanta energia em captar pessoas. 

Assim, podendo dedicar tempo a novas metas para a companhia e analisar com mais cuidado pontos que poderiam ser melhorados para alavancar a empresa em ser conhecida no nicho em que está inserida. 

Recomende o conteúdo

blankQuem Somos

Agência de marketing digital localizada na zona sul de São Paulo com mais de 11 anos de experiência em soluções digitais para pequenas empresas.

Somos uma agência de performance, nossas ações são guiadas por dados e com foco em um objetivo.

A nossa missão é empoderar você e facilitar sua tomada de decisões para que você possa ir tão longe quanto a sua imaginação e ousadia permitirem.

Além dos Serviços de Marketing Digital, nós desenvolvemos Ferramentas e Produtos para o mercado.

 

Sobre Nós

Top

latest android games

|

popular android games