Agora é oficial! Banco Central libera operação do WhatsApp Pay
O mês de março fechou com uma notícia que muitos de nós esperávamos.
Suspenso em 2020, o Banco Central confirmou no último dia (30/03), a liberação do WhatsApp Pay como iniciadora de pagamentos, regulada oficialmente pela autoridade monetária.
Em nota publicada em seu site, o Banco Central pontuou.
Esses arranjos e instituição de pagamentos têm relação com a implementação do programa de pagamentos vinculado ao serviço de mensageria instantânea do WhatsApp (Programa Facebook Pay).
As autorizações permitem que ele seja utilizado para realizar a transferência de recursos entre seus usuários.
As autorizações de hoje não incluem os pleitos da Visa e da Mastercard para funcionamento dos arranjos de compra vinculados ao Programa Facebook Pay, que seguem em análise no BC.
O BC acredita que as autorizações concedidas poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos.
Importante reforçar que, mesmo com a autorização concedida pelo Banco Central, o recurso ainda não está liberado no Brasil.
Nós fizemos o teste aqui na redação da Mardini Agência Digital e realmente o recurso ainda não estava liberado.
Entretanto, vale ficar atento aos comunicados oficiais do Facebook.
O aplicativo de mensagens informou que o anúncio da liberação deve ser realizada em breve, mas não disse sobre integração do método ao Pix.
Inicialmente, o WhatsApp irá encaminhar a ordem de pagamento para a instituição bancária responsável que, por sua vez, realizará a transação para a conta corrente desejada.
Diminuindo a possibilidade da criação de uma carteira digital, o que poderia classificar o WhatsApp como uma fintech.
No Brasil, o recurso de pagamentos no WhatsApp pode ser utilizado com cartões de débito, de crédito ou cartões múltiplos (crédito e débito) emitidos pelos seguintes bancos e bandeiras participantes:
Banco do Brasil (Visa)
Nubank (Mastercard)
Sicredi (Mastercard e Visa)
Woop, a conta digital da Sicredi (Visa)
Para saber mais detalhes acesse: WhatsApp Pay
Nota Oficial do Banco Central
Sem Comentários