Você sabe o que é tráfego pago no Instagram? Essa pode ser uma dúvida comum entre os criadores de conteúdo ou vendedores da plataforma. É uma importante estratégia de marketing para ser implementada em seu perfil ou marca na rede social.
Essa estratégia, no entanto, não é sinônimo de sucesso. É importante entender o perfil de seu público-alvo, linguagem e ter noção básica de design para que seu anúncio tenha maior probabilidade de sucesso. Confira a matéria abaixo para entender um pouco mais sobre o assunto.
O que é tráfego pago no Instagram
Colocando de forma simples, o tráfego pago no Instagram é o retorno de uma meta, estabelecida pelo usuário que precisa fazer uma campanha para impulsionar uma publicação ou produto. A meta pode ser:
- Mais visitas ao perfil;
- Mais acessos ao site;
- Mais mensagens.
Se está buscando investir nessa estratégia de marketing, já ouviu o termo tráfego orgânico também. Em essência tem a mesma finalidade do pago, mas a obtenção é feita de forma natural, sem pagar por isso.
Ela é importante, pois ajuda a entender quem é o público que busca o seu perfil, principalmente a faixa-etária e linguagem utilizada por eles nas redes sociais.
Então, se existe uma forma natural de obter retorno, o tráfego pago se torna uma opção menos atraente, não? Bom, mais ou menos. O que faz do tráfego pago mais vantajoso é que as pessoas atingidas pelo anúncio são definidas por você, tornando isso muito mais certeiro. Funciona de maneira similar ao Facebook Ads, onde o usuário pode escolher o público, através da faixa-etária e outras informações.
Como usar a plataforma do Instagram Ads
Para acessar a plataforma de anúncios, o usuário precisa transformar sua conta do Instagram em conta comercial. O processo é bem simples e, ao fazer isso, irá aparecer em seu perfil do Instagram uma nova opção que permitirá a criação de anúncios.
Além disso, ao fazer uso dessa estratégia de marketing digital, você pode verificar quantos usuários ativos foram atingidos ao fazer campanhas de tráfego pago. Confira abaixo como usar essa ferramenta que vale a pena.
- Acesse o perfil de sua conta comercial do Instagram;
- Toque em “Ferramentas para anúncios” e promova uma publicação ou popular, ou escolha outra;
- Selecione a meta que deseja alcançar. Se clicar no menu de informações, no canto superior direito, recebe mais detalhes sobre cada uma;
- Toque em “Avançar”, selecione a “Categoria de anúncio especial” e defina seu público-alvo clicando em “Crie o seu” e avance;
- Escolha o orçamento e duração para receber uma estimativa do alcance;
- Confira tudo e clique em “Turbinar publicação” para finalizar.
O que saber antes de investir em tráfego pago no Instagram
Tudo na vida faz parte de um processo, uma soma de muita entrega e análise que levam a decisões mais acertadas na hora de investir financeiramente. Utilize a ferramenta Insights, que funciona como o Gerenciador de Anúncios do Facebook, e obtenha as informações necessárias, como: faixa etária, gênero, localização e período mais ativos.
Fazendo esse estudo, o usuário pode fazer anúncios conforme for necessário, sem se esquecer da manutenção de seu público fiel. Só assim será possível criar anúncios no Instagram que realmente faça valer o investimento.