8 dicas de como aumentar as vendas do seu e-commerce

O crescimento das vendas no e-commerce é algo perceptível no dia a dia das pessoas. As mudanças no comportamento e formas de compra aconteceram, graças às transformações digitais, algo que impactou não só a vida dos consumidores, como também as rotinas e estratégias das empresas.

O surgimento de novos empreendimentos, dos mais variados segmentos e portes, movimenta o mercado empresarial, aumentando a concorrência, além de acarretar em diversas mudanças nas estruturas do comércio online, o chamado e-commerce (loja virtual).

A digitalização, por exemplo, trouxe novas oportunidades para o empreendedorismo e isto pode ser observado nos números de e-commerces e de marketplaces que surgem, espaços que estão se mostrando bem estruturados e relevantes para atender as necessidades do público e possibilitar novas oportunidades de negócio.

Inclusive, o surgimento da pandemia de Covid-19 transformou drasticamente o modo de empreender, visto que intensificou a migração para o meio online. 

Inclusive, muitos negócios só aderiram às atividades e otimizações digitais por conta do isolamento, sendo crucial para se manterem competitivos no mercado e poderem alcançar clientes no período – bem como manter as rotinas administrativas. 

Isso ocorreu porque pessoas com lojas físicas sofreram muito com a redução nas vendas e fechamentos que foram necessários para evitar a disseminação do vírus. Assim, para continuarem suas atividades e sobreviverem, tiveram de apostar nas vendas online.

Neste cenário, é preciso considerar novas posturas e estratégias que podem ser necessárias para o desenvolvimento da marca. 

O sucesso de um e-commerce, por exemplo, depende muito de investimentos em estratégias de marketing digital, ações para melhorar as vendas e número de clientes. 

Inclusive, investir em tecnologias, desenvolvimentos e campanhas (promocionais e de divulgação) é importante em qualquer área, seja empresas de tratamento de efluentes em sp ou uma marca focada em varejo.

A concorrência no ambiente digital é muito alta, principalmente por conta do fluxo intenso de informações e distrações nesse meio. 

Além dessa velocidade e diferentes empreendimentos na rede, as vendas online devem considerar a experiência, atração e fidelização dos potenciais clientes, indo muito além da disponibilidade dos produtos. 

Assim, é necessário incorporar várias estratégias para melhorar o número de vendas no e-commerce da sua marca, inclusive, considerar ações de engajamento a longo prazo.

Afinal, com poucos cliques e algumas pesquisas, os usuários conseguem encontrar diversas opções de produtos, condições de frete e preço para comparar e assim escolher o que melhor atende às suas necessidades. Por isso, os diferenciais em experiência e credibilidade se mostram ainda mais importantes.

Como aumentar as vendas no e-commerce?

O funcionamento da loja virtual é um fator que contribui bastante para a manutenção e aumento das vendas, tendo em vista que as pessoas podem fazer compras 24 horas por dia, com um atendimento personalizado, estando em qualquer lugar.

Estes são fatores que chamam atenção dos consumidores, já que facilita a rotina de compra e permite que a ação seja feita quando necessário, no conforto do lar.

Além disso, é preciso considerar que um ponto importante para manter um negócio é a realização de vendas. Por isso, é muito importante ter atenção em alguns detalhes para obter resultados promissores. 

Oferecer mercadorias de qualidade e preços acessíveis, por exemplo, são dois dos fatores que despertam a atenção das pessoas com relação ao seu e-commerce, mas não são os únicos aspectos para converter e fidelizar esses usuários.

Exatamente por esses motivos, um dos grandes desafios dos empreendedores no ambiente digital é conseguir vender mais e se consolidar na área de atuação.

Pesquisar dicas e estratégias de marketing são maneiras de incorporar conceitos relevantes e que ajudam no crescimento das vendas e do negócio.

Nesse sentido, existem alguns fatores que não podem ser deixados de lado em um e-commerce, devendo ser considerados em diferentes aspectos e estratégias são eles:

  • Público-alvo e interesses;
  • Apelo de mercado;
  • Atendimento ao consumidor;
  • Segurança na navegação;
  • Experiência de compra. 

Estes detalhes fazem toda a diferença, ajudando a criar uma imagem de credibilidade para a sua loja virtual, podendo ser incorporados em um aplicativo para gestão de condominio por exemplo, ou no site de serviços relacionados.

Dicas realizar boas vendas no e-commerce 

Alguns empreendedores podem ter dúvidas sobre como melhorar as vendas da loja virtual. Dedicando tempo, paciência e seguindo algumas dicas práticas, o processo de vendas pode ser melhorado e potencializado, gerando excelente lucratividade. Para isso, as principais dicas são:

  1. Aposte nas estratégias de Inbound Marketing

As técnicas de Inbound possibilitam aumentar as vendas, pois se trata de um conceito de marketing digital que visa atrair, converter, vender e encantar os clientes.

Com a técnica, é possível fazer uma divulgação sutil para o público, sem ser invasiva (como ocorre com o outbound marketing – que são propagandas interruptivas e que podem afastar o consumidor se não forem feitas de forma adequada. 

Isso porque o inbound visa fazer com que os próprios potenciais clientes cheguem à marca e iniciem o contato após visualizarem um conteúdo disposto no buscador, por exemplo.

Para isso, os profissionais do marketing podem desenvolver materiais que geram interesse e informam o público, como postagens nas redes sociais e blogs, e-books e vídeos/webinars.

Esses materiais ajudam a despertar a atenção do consumidor sobre o tema buscado, experiência da marca ou mesmo os produtos em si, a ponto de fazer com que as pessoas acessem o site para conhecer mais sobre uma calandra manual para chapas, ou mesmo recorrer a um produto parecido.

Com isso, quando o usuário visita e passa a interagir com o site, ele se torna um lead (potencial cliente), sendo cada vez mais cativado e nutrido, até que realize a compra ou seja fidelizado para novas operações.

  1. Conheça o seu público

Essa é uma dica essencial para conseguir melhorar os números de vendas. 

Conhecendo melhor o perfil do público-alvo, os empreendedores podem investir em produtos e soluções mais assertivas para os consumidores, além de distribuir eficientemente os esforços de marketing.

Criar a persona (representação do cliente ideal) é uma boa maneira de conhecer o seu público e começar a trabalhar as interações e publicidades de forma mais adequada, considerando clientes atuais e o perfil que a marca deseja alcançar de forma mais detalhada. 

Para que os benefícios sejam sentidos e a estratégia contribua para o desenvolvimento da marca, uma buyer persona precisa ter bem clara as seguintes informações: nome, idade, profissão, localização, necessidades, renda média mensal, hábitos de consumo, desejos, dores, hábitos gostos, hobbies e interesses, entre outras informações.

O processo de conhecimento do público é importante em todos os segmentos, ou seja, vale tanto para uma academia com natação zona norte sp como para uma marca de roupas. Quanto mais informações sobre esse personagem, mais oportunidades de sucesso.

  1. Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma excelente estratégia para aumentar as vendas no e-commerce. Este método permite atrair mais clientes e, consequentemente, realizar mais vendas, graças ao inbound marketing (já mencionado), visto que é uma das principais ações dessa estratégia.

O foco das técnicas de marketing de conteúdo é a produção de materiais relevantes para as pessoas, de modo a conduzir os leads para a base do funil de vendas.

Isto posto, criar um blog é uma dos primeiros passos a serem feitos para ter bons resultados com o marketing de conteúdo, já que esta é a principal ferramenta do método, visto que atua como um “terreno próprio” para aproximar a audiência da marca.

Assim, para nutrir esses usuários, no blog, é possível elaborar posts com temas que dialogam com as principais atividades do seu e-commerce.

Esta ação ajuda muito no momento em que os prospects pesquisam na internet sobre assuntos relacionados com os produtos da sua loja, assim eles podem ser direcionados para o site, podendo consultar materiais de valor, por exemplo, um post sobre o cuidado com as joias que direciona para o link da loja.

  1. Utilize links patrocinados

Um recurso que ajuda muito nas vendas em e-commerce são os links patrocinados. Ao utilizá-los, toda vez que um lead realizar uma pesquisa utilizando palavras-chave relacionadas ao seu e-commerce, o link do seu site aparecerá nos primeiros resultados.

Esta é uma ótima estratégia para impulsionar os acessos ao site, aumentar as chances de vendas de produtos como material de laboratório comprar e converter o lead em cliente.

Para os links patrocinados, os empreendedores podem utilizar plataformas Ads que ajudam no processo de criação e veiculação de anúncios pagos, seja nos próprios buscadores ou em redes sociais.

  1. Ofereça condições diferenciadas e produtos de qualidade

Para vender mais, os empreendedores precisam diferenciar seus produtos e apresentar condições especiais, evidenciando os valores e especificidades da marca, como uma experiência otimizada. Além disso, podem ser ofertados:

  • Descontos para a próxima compra;
  • Menor tempo de entrega;
  • Produtos exclusivos;
  • Brindes;
  • Frete grátis.

Ao oferecer condições que os leads dificilmente encontrariam nos concorrentes, o seu site se torna uma referência em qualidade e condições que agradam aos clientes. 

Lembre-se que antecipar as necessidades do público é uma excelente maneira de potencializar as vendas.

  1. Proporcione uma boa experiência ao cliente 

No e-commerce, ter um site responsivo e de fácil navegabilidade faz toda a diferença para o público e, inclusive, é levado em consideração pelos mecanismos de busca, evidenciando a página entre os demais resultados. 

Isso porque, tais detalhes ajudam a tornar a experiência de compra memorável, além de possibilitar que o site seja uma referência.

A navegação rápida para o cliente, por exemplo, permite que ele encontre rapidamente os produtos ou serviços que precisa, como um caibro de madeira preço

Já a responsividade, ou seja, a adaptação a diferentes dispositivos móveis (tablet e smartphones) é fundamental para garantir o uso e acesso à página em diferentes momentos e locais, otimizando a rotina dos usuários e favorecendo as oportunidades de venda e navegação, demonstrando preocupação com a experiência.

Inclusive, além dos pontos mencionados, cabe ressaltar que a identidade visual é um fator muito importante.

Em relação ao site, escolher um design clean, sem excessos de informações e uso de ícones adequados é crucial no processo, pois favorece o carregamento e a navegabilidade. 

Mais ainda, a identidade auxilia na identificação da marca nos mais diferentes canais e publicidades, agilizando o processo de memorização e fixação da marca no imaginário do cliente, fidelizando-o.

Sobre o carregamento, as páginas devem abrir rapidamente, sendo um fator decisivo para as vendas acontecerem. Afinal, quanto mais o site demora a carregar, mais as pessoas tendem a desistir das compras.

  1. Diminua os carrinhos abandonados

Muitas pessoas visitam os sites e chegam a colocar vários produtos no carrinho, mas acabam abandonando a compra antes de concluir. Esta atitude é comum, seja por conta de distrações na web ou mesmo dúvidas e desvantagens sentidas, prejudicando as vendas.

Uma maneira de resolver essa questão é investindo na automação de marketing e ações de remarketing. 

Por meio dessas ações, as pessoas que abandonam os produtos no carrinho ou realizam orçamentos de serviços e não fecham a compra podem receber mensagens automáticas com desconto ou frete grátis, informativos para concluir a compra ou mesmo com dúvidas mais frequentes respondidas, visando converter as vendas de um material filtrante.

  1. Atualize periodicamente o site

Assim como na loja física, os funcionários precisam arrumar constantemente as vitrines. No e-commerce, é necessário atualizar as páginas para evidenciar os produtos e para que os clientes sintam que há novidades que demandam atenção, ou promoções específicas.

Por isso, mantenha uma rotina para trocar os banners promocionais, mudar as fotos e inserir informações importantes para as compras, atualizando produtos em destaque. 

Considerações finais

Estes são apenas alguns exemplos de atualizações que podem ser feitas para garantir sempre o sucesso do site. 

Deste modo, os investimentos para a criação de estratégias e dicas práticas para melhorar as vendas e contratação de serviços pelo e-commerce é algo que pode ajudar no sucesso de empreendimentos diversos, como limpeza interna de tubulações bem como de outros segmentos, aumentando as vendas, a lucratividade e gerando muito sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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