Entenda sobre SEO e melhore os resultados dos seus anúncios

Entenda sobre SEO e melhore os resultados dos seus anúncios

Artigos bem direcionados são fatores importantes para posicioná-los bem nos mecanismos de busca. Isso porque, não é somente a qualidade do conteúdo que conta, e sim se o objetivo de alcançar clientes gerou resultados. 

Os algoritmos têm sido cada vez mais otimizados para buscar conteúdos aos usuários que os satisfaçam. Buscando apresentar o melhor resultado para a busca feita por ele. O objetivo dos Marqueteiros é entender o que gera resultados e usar para o benefício da empresa. 

Para início, é preciso entender qual o objetivo precisa ser alcançado, se é engajamento, volume de visitas ou gerar leads. E com isso conhecer quais os fatores de ranqueamento para o mecanismo de busca que se utilizará.

No geral, tráfego em sites traz credibilidade, porém é preciso que haja interesse no que é anunciado para que isso traga resultados, ou seja, clientes. E o objetivo do SEO é criar uma estrutura clara e objetiva que faça com que gerem buscas orgânicas. 

Por que buscar as primeiras colocações de busca no Google? 

Quando falamos sobre buscadores, é preciso entendermos que existe uma diferença. Há resultados orgânicos , que são gratuitos, e os pagos, feitos através de anúncios monetizados. 

O Google é o líder mundial absoluto para anunciar. Retém cerca de 92% da cota de mercado mundial, e é por esse motivo que se torna importante a busca por uma boa colocação na plataforma.

imagem ilustrativa 

O fato do Google ser a plataforma mais usada no mundo para pesquisas, quer dizer também que a concorrência é maior. Logo, o SEO precisa ser focado não somente nas ferramentas que os buscadores atuam, mas também na experiência do usuário.

Vivemos em uma era em que as informações ficam velhas muito rápido, e é preciso gerar impactos para captar usuários. Não existe uma fórmula mágica para atrair clientes, tudo é teste e constância. Mostraremos neste artigo alguns pontos importantes para dar visibilidade a sua marca.

ALGORITMO DO GOOGLE

Para falarmos sobre técnicas de SEO que funcionam, precisamos entender quais são os conceitos por trás da estratégia. 

O Google atua com um rankeamento diário, utilizando mais de 200 variáveis que analisam se o conteúdo agrega positivamente ou negativamente para categorizá-los. A fim de melhorar a qualidade dos resultados, a plataforma passa por diversas atualizações.

O algoritmo se baseia em relevância, qualidade, quantidade de links, credibilidade do domínio, layout da página, qualidade do código do site e etc. Por essas variações não existe um meio para se chegar ao resultado, e é preciso testar o que dá certo para cada negócio.

BUSCA ORGÂNICA

Como citamos anteriormente, a busca orgânica se refere a resultados que aparecem de acordo com palavras-chave, e não pagos. Apesar de ser uma maneira de economizar em investimentos, não é tão simples ter espaço nesta forma de busca. 

PRIMEIRA PÁGINA DO GOOGLE

O Google possui inúmeras páginas de resultados para pesquisas. Porém, os usuários geralmente se concentram nas buscas que aparecem na primeira página. É o que chamamos de taxa de cliques por resultado, ou CTR. 

A página do site Advenced Web Ranking atualiza essa taxa mensalmente a nível internacional, e é possível analisar os dados de meses anteriores. Além disso, o site também informa de que forma as pesquisas vêm sendo realizadas, como por smartphones ou computadores. 

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Mais tráfego significa mais conversão de clientes

As buscas encontradas na primeira página do Google são mais vistas, e consequentemente os sites mais visitados, o que aumenta a probabilidade de clientes. Mas para chegar nos primeiros lugares do ranqueamento, é preciso utilizar técnicas de SEO. 

A importância das palavras-chave

Quando falamos sobre buscas orgânicas, é preciso que o contexto em SEO seja embasado em palavras-chave. Isso porque são elas que darão base ao artigo que será escrito. Apesar de parecer simples, é preciso que haja dados que comprovem que aquelas palavras terão visibilidade. 

Apesar do SEO ser uma construção de técnicas, não existe somente uma forma de fazer com gere resultados. E por isso, cada profissional tem suas formas de escolher as palavras-chave, mas é importante que ela tenha um alto volume de buscas.

Porém, é preciso que essas palavras sejam buscadas mas não tão disputadas. Isso porque, se queremos aproveitar resultados de buscas orgânicas, é preciso que elas não sejam extremamente concorridas. É preciso haver constância e paciência na busca pelas boas colocações na plataforma.

Palavras-chave cauda curta e longa

Essa dimensão divide o funil de vendas, por exemplo, quando citamos uma palavra-chave apenas para chamar a atenção do leitor, estamos falando da curta. Porém, quando o usuário entra no funil, são usadas palavras-chave de cauda longa, para levá-lo até o objetivo de compra. 

Vamos criar um modelo para melhorar o entendimento dessa dimensão:

  • Palavra-chave topo de funil: “agência de marketing digital” – Neste sentido, apresentamos sobre o que o site/artigo/anúncio fala. 
  • Palavra-chave meio de funil: “saiba o que é mídia de performance” – Apresentamos uma possível solução para o leitor aplicar em sua empresa. 
  • Palavra-chave fundo de funil: “contrato sem cláusula de rescisão” – apresentamos um diferencial da empresa, podendo captar o interesse do cliente potencial para fechar com a agência. 

LSI KEYWORDS 

Uma das ferramentas do Google é o LSI, abreviação de Latent Semantic Indexing ou em tradução livre, indexação semântica latente. Quando a plataforma encontra novas páginas, ela começa a mapeá-las. E o LSI é responsável por avaliar as palavras-chave e os sinônimos encontrados nas páginas. 

Isto torna a indexação muito mais relevante, pois realiza buscas mais profundas. Por exemplo: pesquisamos “smartphone”, a LSI mostrará resultados como “valores de smartphone”, “carregadores para smartphones” e correlações. 

Como escrever em SEO e a importância das Tags

Um dos pontos mais discutidos quando falamos sobre palavras-chave e escrita em SEO, é a repetição delas. Muitas pessoas acreditavam que quanto mais vezes usarem a palavra, eram maiores as chances de se posicionar bem na plataforma. 

Porém isso não é bem uma verdade, e por isso é importante a utilização de tags. 

Meta Title Tag: é um dos fatores mais importantes e observados pelos mecanismos de busca do Google. Essa tag aparecerá quando a aba do navegador for aberta, e é preciso que a palavra-chave esteja nela. 

Há um limite de caracteres, então é recomendado que a palavra-chave esteja contida no início do título. Além disso, existe a importância de que o título precise ser atrativo, uma vez que é preciso que o leitor clique no artigo do site. 

A configuração da tag é feita pelo HTML do site, por exemplo: <title>TEXTO</title>. 

Meta Description Tag: diferente da tag anterior, a meta description é uma HTML de descrição de conteúdo que tem muita importância, é descrita por: <meta name=”description”>.

O Google anunciou em 2009 que as tags não contribuíram para o ranqueamento da plataforma. Porém, escrever boas tags contribui para os cliques, que influencia diretamente no resultado final. 

Heading Tags: como mencionamos anteriormente, o robô do Google busca as palavras-chave principalmente nos títulos e subtítulos, e essa é a função do heading tags. Como a plataforma escaneia as páginas, é recomendado que o artigo seja escrito com diversos subtítulos. 

Dicas para o escaneamento do Google 

Não existe um tamanho de texto específico para ser bem posicionado na plataforma. Porém, quanto maior for o artigo, mais chances há do conteúdo ser relevante e bem explicado, o que colabora com a qualidade. Além de facilitar que palavras-chave sejam usadas de forma coerente. 

Outro ponto importante é o uso de imagens, na própria plataforma é explicado que a linguagem textual colabora mais com o escaneamento do conteúdo. Porém, o uso de ilustração atrai o olhar do leitor, facilitando a forma com que ele interage com o site. 

A introdução da página na web é fundamental para a análise, nela é preciso que o profissional de SEO escreva de forma fluida e especifique bem do que se trata o conteúdo do site. Para o Google, a página inicial é a mais importante. 

Da mesma forma, a escrita é importante para cativar o leitor. Criar textos com no máximo quatro linhas por parágrafo ajuda a compreender melhor o que está sendo dito. Além de visualmente ser mais agradável. 

Mas acima de tudo, o SEO precisa ser trabalhado com paciência. É possível que no meio do caminho ajustes tenham que ser realizados, porém, quando for encontrada a melhor forma de lançar uma estratégia, ela trará retornos significativos. 

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