Grupo de pessoas debatendo sobre alguns papéis sobre a mesa

Entenda mais sobre marketing de Guerrilha e como trabalhar com essa métrica

O Marketing de Guerrilha está entre as estratégias de divulgação mais inovadoras. A publicidade é baseada em soluções criativas e o marketing de guerrilha se encaixa perfeitamente nesse processo.

Atrair e manter a atenção das pessoas não precisa custar caro. Essa estratégia usa poucos recursos e é altamente efetiva.

O segredo é um só: surpreender o público e manter a marca consolidada no imaginário dele para, então, conquistar os clientes.

Leia o texto a seguir e entenda como essa tática funciona, conheça dicas valiosas, as principais estratégias e os benefícios de apostar nela.

Vários tipos de empreendimentos, como a empresa de cobrança condominial, tem tudo para se beneficiarem do marketing de guerrilha!

O que é marketing de guerrilha? 

O marketing de guerrilha é uma estratégia que se concentra na publicidade criativa e fora do convencional para um produto ou serviço.

Por vezes, ela pode ser até mais agressiva do que outras formas conhecidas de divulgação.

Na verdade, não é difícil perceber porque: basta ver a origem do nome, criado pelo escritor americano Jay Conrad Levinson no final dos anos 70, inspirado na Guerra do Vietnã.

Mesmo com muito menos poder de fogo, os vietnamitas conseguiram superar as limitações aplicando táticas de guerrilha para derrotar os oponentes.  

Trazendo esse conceito para o mundo do marketing, a ideia é aumentar drasticamente o impacto de uma ação no público, com baixo investimento.

Quais são os tipos de marketing de guerrilha? 

Por envolver ambientes atípicos, o marketing de guerrilha é bastante flexível. Esta seção é dedicada a explicar os principais tipos de marketing de guerrilha. Saiba quais são nos tópicos abaixo.

  1. Marketing de ambiente

O marketing de ambiente é focado no uso de elementos do local para veicular anúncios e propagandas. 

Geralmente, isso é feito em locais de alta rotatividade, como bancos de praças e banheiros públicos. 

Para saber onde e quando usá-lo, pesquise com antecedência sobre o comportamento dos clientes que deseja alcançar. 

Por exemplo, pode ser mais útil anunciar pirômetro digital em indústrias que precisam de medição e controle de baixas e altas temperaturas, mas que não tem uma franquia da loja anunciada.

  • Astroturfing 

Astroturfing é um termo em inglês para a prática de criar uma expectativa artificial em torno de um produto. 

Isso geralmente é feito por meio de depoimentos de clientes ou endossos públicos de influenciadores digitais. 

Os consumidores não devem questionar a validade dos depoimentos para que o astroturfing dê certo.

Se isso acontecer, uma loja de presentes personalizados poderá enfrentar sérias consequências, como danos à reputação e até mesmo ações judiciais.

  1. Marketing viral 

O marketing viral baseia-se na transmissão espontânea de mensagens entre as pessoas.

É uma versão digital da conhecida forma de marketing boca a boca, em que as pessoas conversam sobre um produto de acordo com sua vontade. 

Para isso, você deve usar as redes sociais para criar esse buzz, organizando campanhas, sorteios e conteúdos educativos sobre dedetização barra da tijuca rj.

Essa estratégia específica é interessante para aumentar a visibilidade e o reconhecimento da marca com um custo menor.  

  1. Wild Posting 

Nessa forma de marketing de guerrilha, as empresas colocam cartazes em vários locais urbanos para aumentar a sua visibilidade. 

É popular em campanhas de lançamento de álbuns e filmes. Cartazes, pôsteres e outdoors podem aparecer inesperadamente em vários pontos da cidade e criar muita expectativa sobre o que será anunciado. 

É ilegal anunciar em propriedade privada sem permissão. Então, tome cuidado para não infringir nenhuma lei por conta do wild posting

  1. Marketing de emboscada

A ideia do marketing de emboscada é se associar com um evento ou propriedade sem necessariamente ter um patrocínio formal.

As cotas de patrocínio costumam ser muito altas. Inclusive, essa é a principal razão pela qual empresas apostam no marketing de emboscada. 

Em um evento com vários patrocinadores, uma marca de fora pode usar o ambiente para chamar a atenção para si mesma. Eis aí a essência do marketing de emboscada.

Dicas para aplicar o marketing de guerrilha

Por se tratar de um conceito bastante inovador, é pertinente se planejar bem antes de usá-lo para divulgar uma empresa de sacos de algodão personalizados, por exemplo.

Listamos algumas dicas a seguir para guiar o seu planejamento. Cada ponto levantado é fundamental para que a estratégia funcione conforme o esperado, veja!

Conheça seu cliente 

A campanha deve estar alinhada aos valores e interesses do seu cliente. Essa é uma das regras mais básicas do inbound marketing e com o marketing de guerrilha não é diferente.

Considere informações básicas sobre as pessoas que você deseja alcançar, como: 

  • Hábitos de consumo;
  •  Renda média;
  • Localização;
  • Preferências.

Com dados desse tipo, as campanhas alcançarão a consistência e eficácia desejadas.

Tenha cuidado

As campanhas de marketing de guerrilha servem, principalmente, para provocar emoções nas pessoas. 

Essas emoções podem ser boas ou ruins, depende do efeito que uma empresa de kit doces personalizados planeja conseguir.

Mesmo assim, a publicidade costuma ser baseada em trazer leveza e relaxamento.  Então, defina exatamente o que você deseja alcançar. Planeje todas as etapas com antecedência para controlar todo o processo.

Escape de fórmulas

A ousadia é a essência, então, não se atenha a fórmulas que foram usadas antes.  A ideia é surpreender positivamente os potenciais consumidores.

No entanto, isso não significa apostar em ações que não condizem com a imagem da empresa.

Lembre-se que as campanhas devem dialogar com o público interessado em piso autonivelante preço, os objetivos do negócio e a personalidade traçada para a empresa.

Avalie os resultados

As ações de marketing de guerrilha parecem tão espontâneas que pode ser difícil imaginar o que fazer para mensurar os resultados. Pois saiba que isso não só é possível, como é extremamente importante.

Primeiro, use ferramentas de monitoramento para acompanhar as reações nas mídias sociais. 

Esse é um dos ambientes mais importantes para realizar uma campanha de guerrilha, por causa do grande número de publicidade boca a boca.

Também use as métricas que você escolheu para monitorar o desempenho de um monitoramento residencial 24 horas, separando o período da campanha do desempenho normal dos últimos meses.  

Caso você não utilize nenhuma métrica, comece a trabalhar com elas o mais rápido possível.

Por que fazer marketing de guerrilha?

Caso você ainda não esteja totalmente convencido da importância do marketing de guerrilha, não pare de ler ainda.

O uso do marketing de guerrilha está aumentando cada dia mais, pois ele possibilita conseguir mais com muito menos.  

Continue lendo para entender o que torna os resultados do marketing de guerrilha tão impressionantes.

Tecnicamente, marketing de guerrilha e marketing tradicional não são muito diferentes.   Ambos são feitos com anúncios que visam chamar a atenção das pessoas para uma marca, empresa, produtos ou serviços. O que realmente diferencia os dois é a abordagem.  

Todos os dias recebemos muitas informações de todos os tipos de lugares diferentes, seja outdoors, canais de televisão ou redes sociais.

Portanto, é natural que isso nos torne cada vez mais seletivos ao escolher o conteúdo que realmente vale a nossa atenção.  

Por causa disso, anúncios tradicionais costumam não ter o mesmo sucesso de antigamente. Com as rotinas atribuladas de hoje em dia, ninguém quer ser incomodado por formatos pouco inovadores.

Por outro lado, o marketing de guerrilha é feito de uma forma que chama muito a atenção das pessoas. É quase impossível ignorar uma ação desse tipo.  

O resultado é que as pessoas mantêm a memória da ação de marketing por muito tempo, além de falarem sobre ela com colegas e amigos.

Afinal, o objetivo é provocar algum tipo de reação nas pessoas, fazendo com que elas tomem algum tipo de ação. 

Além de todas essas vantagens, o marketing de guerrilha pode ser feito com baixo investimento.  

Por ser uma forma tão criativa de se comunicar com o público, você provavelmente gastará pouco ou, até mesmo, nada. Um exemplo clássico de marketing de guerrilha é o flash mob, assim, até mesmo pequenas empresas podem criar uma movimentação atrativa para chamar a atenção. 

Tudo o que você precisa fazer é reunir algumas pessoas, praticar uma coreografia para que outros possam acompanhar facilmente e escolher uma música adequada.

O marketing de guerrilha permite interagir com os espectadores durante e depois da ação, nas redes sociais.   

Outra vantagem diz respeito ao pós-campanha. Isso porque, quando algo é criativo e desperta o interesse, é compartilhado e repercutido pelo Twitter e Instagram. Espontaneamente, sem que seja preciso investir algum valor.

Portanto, essa estratégia é extremamente indicada para tornar seu negócio lucrativo e escalável.

Conclusão

Você acaba de entrar em contato com os principais pontos do marketing de guerrilha. Informar-se a respeito de técnicas inovadoras é sempre indicado, e essa é uma delas, podendo tornar o alcance ao público muito maior e mais efetivo. 

Para isso, frente aos benefícios e práticas, estude sua audiência e as opções que a marca tem para se posicionar de forma estratégica e dinâmica e, bom trabalho!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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