Apesar do nome Flywheel ser usado hoje no meio digital, esse modelo foi inventado a mais de 200 anos atrás por James Watts. Esse modelo é uma espécie de disco em um eixo eficiente em termos de energia.
O Flywheel armazena a energia, mas isso depende da velocidade que ele roda. O atrito com a roda, tamanho e peso determina a intensidade do processo. Esse método é usado em carros, trens e usinas, mas como foi parar em um modelo de marketing digital?
O que é o Flywheel no Marketing Digital?
O Flywheel surgiu da necessidade de otimizar o funil de vendas. Apesar do funil ser funcional, ele não armazena clientes, é uma espécie de captação e busca por fidelização. É preciso usar os clientes como forma de fazer com que a empresa cresça.
Os funis perdem força na base, quando os clientes estão prestes a concluir uma compra. Já os Flywheel continuam girando, gerando energia para o esquema do funil, todo esforço colocado só faz com que ele continue progredindo.
A importância do Flywheel no Marketing Digital
O Flywheel representa um processo em forma de círculo, no qual são os clientes que alimentam o crescimento da empresa. O ideal para esse modelo de estratégia é investir em marketing que impactem os clientes, que os traga para perto e os faça criar valor com o que a marca oferece.
Fazer investimentos em pontos de atrito ou sensíveis também é uma opção. Como os canais de entrada de leads, canais que facilitem o contato empresa/cliente e também processos como treinamentos e testes grátis.
De que forma utilizar o Flywheel
O flywheel possui três fatores que contribuem para o momentum:
- A quantidade de atrito
- A velocidade do giro
- Tamanho e peso
Em um modelo de funil muita “força” é aplicada no flywheel. Isto é, se investe em diversos pontos para fortalecê-los e gerar mais energia. Mas é importante que as estratégias sejam bem alinhadas para que nenhum investimento se oponha ao outro.
Por exemplo, uma falta de alinhamento entre o marketing e as vendas pode fazer com que a velocidade do Flywheel seja diminuída. Bem como a oposição entre sucesso do cliente e as vendas. É preciso fazer com que o processo continue fluido.
Já a velocidade é aumentada de acordo com a força aplicada em pontos estratégicos do funil, eles se complementam. Quanto mais força, mais atrito e mais velocidade. No modelo de funil a força deve ser aplicada para atrair e fidelizar clientes.
O contrário também é importante frisar. Encontrar pontos ineficazes no processo e fazer melhorias sobre eles. Não apenas criar novas estratégias para o Flywheel funcionar em velocidade total, mas encontrar os pontos que precisam de ajustes e melhorá-los.
Melhorar taxas de conversão, entender os motivos de taxas de cancelamentos e corrigi-los, assim como a forma com que as equipes internas da empresa estão organizadas e se isso influencia em algum ponto estratégico.
Quanto mais velocidade, menos atrito. Mais clientes fidelizados fazem com que o Flywheel se torne mais “pesado”. Ou seja, quanto mais clientes, mais velocidade e crescimento da empresa.
Como implementar o Flywheel ao funil de vendas
A partir do momento em que a empresa decide implementar o flywheel no funil de vendas, é preciso avaliar alguns pontos importantes:
- Identifique as métricas de flywheel que a empresa monitora;
- Identifique a força que a empresa tem colocado em cada estágio de venda;
- Identifique os pontos de atrito que podem ser melhorados.
O flywheel possui estágios: atrair, envolver e encantar. Que deverão ser implementados no funil de vendas.
Atração: utilizar conteúdos que iniciem relações significativas entre empresa/cliente. Que chamem a atenção do perfil de cliente ideal. A métrica mais importante neste ponto é o tráfego mensal no site da empresa.
Envolver: construção de relações duradouras com os clientes, com estratégias para chamar a atenção do lead, mas ao mesmo tempo que tire as dúvidas que possam existir.
Encantar: oferecer um atendimento diferenciado que realmente proporcione ao cliente um encantamento. Crie avaliações aos clientes para saber o nível de satisfação e se indicariam a empresa a outras pessoas.
É preciso avaliar quais os tipos de investimento a empresa tem feito em cada estágio que precisa ser melhorado. E posteriormente, como medir se as mudanças adotadas têm surtido algum efeito.
Diminua o atrito nos processos
Há diversos pontos de atrito quando falamos sobre processo de vendas. Seja leads que não vão pra frente, cancelamentos, ou até mesmo desistências por não acharem que precisam do produto naquele momento.
Como identificar os pontos de atrito?
- Verificar em que momento do funil os problemas estão ocorrendo;
- Verificar o que pode ser automatizado, exemplo: envio de formulário em ponto X do funil para obter os dados do cliente e entrar em contato;
- Verificar o que pode ser resolvido em contato cliente/comercial;
- Verificar o que pode ser melhorado em equipe.
A metodologia flywheel precisa, assim como qualquer outra, de dedicação da empresa aos processos. Pois nem sempre uma forma de vender se mantém a mesma, é preciso haver ajustes no processo.
Porém, juntando as duas estratégias, do funil de vendas e a metodologia flywheel, não apenas as vendas terão um avanço como a empresa crescerá. Pois o flywheel não visa somente o crescimento financeiro, mas o sucesso da companhia em credibilidade.