Aprenda a vender mais trabalhando com o Endomarketing

Aprenda a vender mais trabalhando com o Endomarketing

Investir nos colaboradores é um ponto importante para o crescimento e engajamento da empresa

Quando falamos sobre Endomarketing, estamos nos referindo ao marketing interno de um negócio. Ou seja, uma estratégia que foca em trabalhar os processos internos, com os colaboradores de uma empresa. 

Essa metodologia tem crescido, principalmente, porque as empresas têm percebido a necessidade de atuar internamente, com os colaboradores. E assim, dando motivação e consequentemente engajamento para a marca.

Quando se dá atenção aos processos internos de uma organização, se torna mais fácil corrigir eventuais problemas e prosseguir produzindo. Por esse motivo, é tão importante olhar o Endomarketing como uma solução necessária. 

Diferente do que muitos podem pensar, essa estratégia não se trata de conversas gestor/funcionários. E sim de um plano elaborado justamente para lidar com os processos e colaboradores em conjunto. 

Entendendo o Endomarketing

O Endomarketing é um plano elaborado com diversas ações, não se trata de uma campanha isolada. É pensado com a finalidade de aproximar a empresa dos colaboradores. Esse método é elaborado em conjunto, o marketing, gestão e recursos humanos. 

Quando são colocados setores distintos para criar um caminho ao objetivo final, se torna mais assertivo o processo. Isso porque, cada área sabe as necessidades que têm, e os pontos que os funcionários acreditam que podem melhorar. 

Para o crescimento de uma organização, é preciso que todos saibam sobre ela. Tanto a história, como os processos que ela tem. Aumentando o conhecimento e consequentemente a produtividade.

A importância do Endomarketing dentro da organização

É muito importante olhar os funcionários como colaboradores. Pensando no bem-estar e buscando ouvir o que acreditam que seja necessário melhorar. Quando isso acontece, a empresa colhe melhor desempenho, gestão mais organizada e benefícios. 

Desempenho: quando são implementados treinamentos através de um plano elaborado com o Endomarketing, as equipes se tornam mais assertivas no que fazem, aumentando o desempenho, por saber exatamente o que a empresa espera delas. 

Gestão: a comunicação é um ponto chave para o crescimento de uma organização. Quando existe a preocupação de dialogar com os colaboradores para entender o que precisam e o que esperam da empresa, passa a existir transparência nas ações. 

Tanto por parte da empresa em expor ao funcionário o que espera dele e um plano para ele dentro da empresa, quanto para o colaborador que passa a se sentir valorizado pelo seu trabalho. 

Benefícios: outro ponto que pode ser abordado pelo Endomarketing são os benefícios. Que pode estudar a possibilidade de compensações para os colaboradores. 

O papel do RH no Endomarketing

Apesar do Endomarketing se tratar de uma estratégia de Marketing, é preciso estar alinhado com os Recursos Humanos da empresa. Isso porque é o RH o responsável por coordenar as ações dentro da instituição. 

Além de manter a ordem de quando serão feitas campanhas, o que será comunicado e como deverão ocorrer. O Marketing costuma ter pontos mais práticos, enquanto o RH visa a colaboração e acolhimento dos colaboradores. 

O cuidado do Endomarketing com a saúde emocional

Hoje, o que mais cresce são casos de pessoas com ansiedade, depressão, estresse e Síndrome de Burnout. E muitas vezes esses problemas emocionais estão ligados ao trabalho. 

É importante que os colaboradores tenham plena saúde emocional para lidar melhor com imprevistos e conflitos quando eles ocorrem. Dito isso, dentro de um planejamento de Endomarketing, é de suma importância a elaboração de práticas que reduzem o estresse, e a ansiedade. 

Quando há estabilidade emocional, consequentemente também passa a existir: produtividade, integração, bem-estar e melhora no desempenho.

Estratégias do Endomarketing

Quando se inicia o processo de implementação do Endomarketing, é preciso levar em consideração alguns pontos importantes, como:

  • Valores e objetivos da empresa
  • Levar em consideração as necessidades das equipes
  • Métodos de trabalho eficazes 
  • Gestão corporativa

Quando são traçados os pontos acima, é preciso elaborar estratégias práticas e colocá-las em prática. Visando sempre que, a partir do momento em que se trabalha o interno, o retorno comercial será visto.

  1. Integração 

A integração entre as equipes de uma empresa é fundamental para chegar no mesmo objetivo. Ações que visem melhorar a comunicação e incentivar o trabalho em equipe são imprescindíveis. 

Visar ações horizontais é importante, assim, a cada etapa, uma pessoa lidera. Dando ao gestor a capacidade de analisar quem tem mais aptidão para isso, e entender quem trabalha melhor com quem. 

  1. Treinamentos

Um outro ponto importante para melhorar as habilidades dos funcionários é a realização de oficinas e treinamentos. Assim, os gestores são capazes de enxergar quais as facilidades e dificuldades que cada um tem, e assim, ajudando a aperfeiçoá-las.

Tendo essa proximidade com os colaboradores, a empresa também possibilita a abertura de debates importantes, como: resiliência, diversidade e saúde emocional. Além dos treinamentos, adotar medidas como cartazes, panfletos e house organ também ajudam os funcionários a saber o que tem acontecido dentro da empresa.

III. Eventos e palestras

Quando as empresas incrementam em suas rotinas, periodicamente, a realização de eventos, fazem com que os colaboradores tenham outra visão sobre trabalho. Não apenas a de entrega, mas de que são recompensados pelo trabalho que exercem além de remuneração. 

No Endomarketing é possível pensar em diversos tipos de eventos, como: viagens, happy hour, rodas de conversas, sessões de filmes voltados para a área e até mesmo quebra de rotinas com almoços especiais. 

Palestras também ajudam a mudar a rotina de trabalho e acrescenta muito conhecimento. Investir em convidados de fora e abrir a possibilidade dos funcionários falarem, também são meios de comunicação assertivos e que agregam valor. 

  1. Comunicação digital

Vivemos conectados pelo meio digital, então por que não usá-lo como meio de atuação para o Endomarketing? É possível melhorar a comunicação interna com blogs sobre a empresa e as realizações de colaboradores, acervos de fotos de momentos que a empresa proporcionou e feedbacks anônimos, que visem melhorar a convivência.

  1. Produtividade

Toda empresa busca produtividade, mas nem sempre os funcionários estão motivados a isso. Uma estratégia do Endomarketing para melhorar essa questão é estabelecer metas mensais, trimestrais, semestrais e anuais com bonificações. 

Além de recompensar os colaboradores, essa maneira de trabalho possibilita que cada um se organize da melhor maneira dentro do seu setor. Não tornando o trabalho maçante e sem objetivos bem estabelecidos. 

  1. Qualidade no local de trabalho

Quando paramos para pensar, notamos que a maioria das pessoas passam mais tempo em seus trabalhos do que em casa com suas famílias. Então nada mais justo do que melhorar o ambiente de trabalho para os funcionários. 

Não somente em questão de conforto, e sim de pessoas que se integram e colaboram umas com as outras. Trabalhar com funcionários que nada no sentido contrário da empresa, prejudica os que buscam o sucesso da instituição. 

Olhar com cuidado os setores, observando quem está entregue ao propósito e valores da empresa é importante para o bem comum e qualidade de trabalho.

VII. Carreira dentro da empresa

A empresa propor planos de carreira para seus funcionários é muito importante. Isso porque, crescer dentro de uma instituição é o plano de muitos funcionários. Colocar gestores vocacionais para analisar aptidões é necessário. 

Quando se dedica tempo para isso, o crescimento de pessoas qualificadas, que entendem o propósito da empresa e que vestem a camisa, é mais assertivo. Diminuindo, consideravelmente, a rotatividade de funcionários. 

O reflexo de dentro para fora é o aumento de vendas

Olhar os pontos vulneráveis da empresa internamente, faz com que eles possam ser corrigidos. Nenhum negócio decola sozinho, ele depende de pessoas, e elas precisam estar alinhadas com o que a empresa necessita. 

A partir do momento em que os colaboradores vestem a camisa da instituição, passam a atuar com mais determinação e vontade, por um objetivo comum. Quando isso acontece, o empenho trará resultados positivos.

Muitas vezes não adianta somente investir em Marketing, quando, internamente, os funcionários não se empenham. Comece melhorando a atuação interna, assim, a consequência será vista em retorno de vendas.

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