Apesar de não ser o modelo favorito dos usuários, muitos serviços, como a Netflix, estão tendendo a trazer anúncios para seus apps ao mesmo tempo em que oferecem alguns recursos gratuitos.
Em paralelo, parece que destino semelhante terá o Apple Maps, o app de navegação da marca, que poderá ter propagandas a partir do ano que vem, segundo o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg.
“Acredito que o trabalho de engenharia já está em andamento para lançar anúncios de pesquisa no aplicativo Apple Maps, e devemos começar a vê-lo implementado no próximo ano”, escreveu.
Os anúncios no app, porém, não seriam os tradicionais banners que você vê em sites ou em aplicativos mais comuns, mas sim resultados de pesquisa pagos, à moda do Google. Por exemplo, uma rede de fast food pode pagar à Apple para aparecer no topo dos resultados quando um usuário pesquisar por determinado tipo de comida. Muitos aplicativos semelhantes já oferecem anúncios de pesquisa, incluindo Google Mapas, Waze e Yelp.
A Apple também exibe anúncios de pesquisa na App Store, permitindo que os desenvolvedores paguem para promover seus aplicativos para quem pesquisa determinadas palavras-chave. A Apple também planeja exibir anúncios na guia “Hoje” da App Store e em uma nova seção “Você também pode gostar” na parte inferior das listagens de aplicativos, enquanto os banners são exibidos nos aplicativos News e Stocks da Apple.
Esse movimento vem na esteira do que o próprio Gurman tinha dito anteriormente, de que a Apple planeja expandir significativamente seus negócios na área de publicidade. O setor da empresa está gerando cerca de US$ 4 bilhões em receita anualmente e o chefe de publicidade da Apple, Todd Teresi, quer aumentar esse número para pelo menos US$ 10 bilhões por ano num futuro próximo.