Qual a importância e como utilizar link building de maneira correta

Aumentar o tráfego nos sites é fundamental para o crescimento e expansão da marca, e isso pode ser feito com o link building

Antes de mais nada, o que seria o link building? Na tradução livre significa construção de links, o que busca tornar um link popular. É criada uma reputação em cima deste link, que pode levar o leitor a um site ou página que a empresa atua. 

Ou seja, a partir do momento em que esse link é espalhado e clicado diversas vezes, ele se torna popular, aumentando o tráfego no site/página e consequentemente, aumentando a reputação da empresa nas plataformas. 

Isso porque, os mecanismos de buscas das plataformas colocam em melhores posições de resultados, os sites que os links tem mais acessos, que para eles, determina se são confiáveis ou não para serem divulgados. 

Por esse motivo é extremamente importante para as empresas investirem nessa estratégia de SEO, pois através do link building clientes são trazidos para o site da empresa, gerando visibilidade e consequentemente, vendas. 

É necessário ressaltar também que quanto mais orgânico forem os resultados para o link, melhor. É preciso que seja traçada uma estratégia de marketing, para saber em quais lugares inserir o link, a fim de atrair o ICP ideal. 

A importância do link building

Falamos sobre a importância da reputação anteriormente, e ressaltamos esse ponto. Pois a partir do momento que um link é acessado diversas vezes e o conteúdo é relevante, o compartilhamento orgânico é inevitável. 

Mas para isso acontecer, o conteúdo do site ou página precisa ser relevante e atrair, de fato, o cliente. Quando o leitor fica satisfeito com o que encontra, passa a confiar no site e indica-lo a uma rede nova de pessoas com o mesmo perfil, fazendo com que o link tenha cada vez mais credibilidade para os mecanismos de busca.

Existe maneira correta de usar o link building?

O mais determinante é entender que para ranquear um link nos mecanismos de busca, são usados diversos fatores, inclusive o contexto em que link está. Por esse motivo, a estratégia em colocá-lo, aleatoriamente em várias redes e sites, não funciona para ter uma boa posição nas plataformas. 

Para ser mais didático, vamos exemplificar: a empresa oferece cursos e divulga o link em um site de petshop. O buscador entenderá que aquele conteúdo não tem semelhança alguma com o site, prejudicando, inclusive, o ranqueamento. 

Por isso, outra forma de melhorar o link building de uma empresa é fazendo parcerias com sites com o mesmo tipo de conteúdo. Assim, uma empresa divulga o link da outra, fazendo com que a credibilidade melhore de forma orgânica com associações.

É importante também que o que esteja escrito no link building seja palavra-chave. Pois é assim que são encontrados resultados nas plataformas. E também, quando inserido em sites parceiros, é preciso que a palavra-chave seja mais abrangente, e não a marca. 

Por exemplo: ao invés da empresa de cursos divulgar, no link, o nome da marca, deve-se usar “realize cursos online”, pois o leitor fará buscas abrangentes sobre o assunto, até encontrar o link que mais tenha a ver com o que ele procura. 

Quanto mais abrangente e ao mesmo tempo segmentado forem as palavras-chave, melhor será para a divulgação e acesso do link building. 

Quais estratégias de SEO são usadas para o link building

Há alguns pontos utilizados pelo SEO para ranquear os links nas plataformas. Mas o que torna, de fato, os links mais precioso? 

Localização: em uma página de site, o local no qual o link é colocado interfere na valorização do site. O body é o local mais privilegiado, e o sidebar e footer tem menos valor. O header também detém bons resultados, desde que o site tenha bastantes cliques. 

imagem descritivo

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Relevância: é importante que o link tenha relevância para que está lendo. Dando ao leitor a experiência de construir camadas de conhecimento, com hiperlinks que deem outros artigos para serem lidos. 

Autoridade: quando o link do site é mencionado em uma página que já possui certa autoridade, acaba transmitindo uma parcela. Da mesma forma, se o link é mencionado em um site duvidoso, pode trazer problemas para a empresa. E é por esse motivo que o nofollow e o dofollow são importantes. 

Entenda o que são nofollow e dofollow e o motivo de serem indispensáveis

Desde 2005, o Google incluiu em seu sistema a opção nofollow. Que passou a ajudar blogs que tinham problemas com spam nos comentários de postagens. Mas o que de fato seria o nofollow?

Quando habilitado nos mecanismos de HTML do site, ele entende que não devem seguir determinados links externos que estejam sendo marcados. Ou seja, é dizer ao site que não reconhece algum link que queira ser associado ao site. 

Mas afinal, se o link building procura acessos, por que não permitir associações ao site? A resposta é o que citamos anteriormente, por associação. Se o Google entende que o seu conteúdo não tem nada a ver com o que está no link, prejudica o ranqueamento da empresa na plataforma. 

Um exemplo da diferença do dofollow e nofollow no HTML: 

Dofollow: <a href=”https://exemplo.com”>Texto âncora</a>

Nofollow: <a href=”https://exemplo.com” rel=”nofollow”> Texto âncora </a>

O dofollow, nada mais é do que links com a ausência de nofollow. Que permitem que o link seja seguido. 

Há diferença entre links do nofollow?

O Google tem melhorado, a cada ano, os mecanismos da plataforma para serem mais assertivos em ranqueamento e rastreamento de sites. Em 2019 foram lançados dois atributos que ajudam a plataforma a identificar os links, vamos explicar:

rel = “ugc”: quando um link é criado, o Google sugere ao usuário que ele seja indicado com UGC para comentários de fóruns e comentários. A sigla significa: conteúdo gerado pelo usuário. 

Porém, caso queira reconhecer colaboradores que comentem no site, e que agreguem a qualidade e confiabilidade da empresa, é recomendado que esse atributo seja desabilitado dos links.

Exemplo de HTML com UGC: <a href=”http://www.exemplo.com/” rel=”ugc”> Texto âncora </a>

rel = “sponsored”: outro modelo lançado pelo Google foi o sponsored, que é indicado ser incluído em links pagos como os de anúncios e patrocínios. É uma forma da plataforma entender qual o tipo de conteúdo está no link. 

Exemplo de HTML com sponsored: <a href=”http://www.exemplo.com/” rel=”sponsored”> Texto âncora </a>

Diferença entre link com acesso orgânico e não orgânico

O Google possui mecanismos que identificam a natureza dos links e de que forma eles chegam nos sites, se de forma orgânica ou não. A forma correta de se construir um link building é o divulgando assertivamente. 

Quando a plataforma do Google percebe que existe um número anormal de link dentro de um link, é passível de punição. Pois é comum que exista venda de links, link building automatizado e até mesmo links com excesso de palavras-chave para ser bem ranqueado.

Fazer com que um site tenha reconhecimento não é simples, e pular etapas pode prejudicar, e muito, a página caso o Google entenda que seja necessário. É preciso criar uma estratégia bem fundamentada de marketing digital para alcançar um bom ranqueamento.

Usar link nofollow prejudica a construção de link building

A resposta para o título é não. Apesar de links dofollow serem ótimos para o SEO de um site por não ter empecilhos, o link nofollow não traz problemas para o reconhecimento da página. 

O nofollow bloqueia a saída de links do site, porém, uma vez que o usuário está dentro da página, há tráfego, o que ajuda significativamente a página a crescer. Assim como disponibilizar que o link do site seja divulgado em outros lugares, expondo a marca e criando confiabilidade. 

O maior benefício que o dofollow pode trazer para a empresa é evitar penalidades devido à links indevidos colocados no site. Além disso, se o tráfego de um site é algo apesar de ter nofollow, quer dizer que esses usuários são de qualidade e podem gerar leads para o seu negócio.

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