Provavelmente você já ouviu falar nos termos publicidade e marketing. Mas, você sabe as semelhanças e diferenças dessas áreas?
Apesar de parecerem áreas idênticas, e até possuírem pontos em comum, é preciso destacar que são segmentos complementares e que têm suas características e particularidades, sendo importante conhecer esses diferenciais para obter melhores resultados ao aplicá-las em campanhas e ter um desenvolvimento efetivo dentro de uma empresa.
Confira mais informações sobre essas diferentes áreas a seguir e compreenda a importância de contar com a publicidade e com o marketing para seu negócio.
Marketing x publicidade: conceitos iniciais
Para iniciarmos nosso artigo, vamos apresentar o conceito de marketing como um conjunto de ações direcionadas para que as empresas consigam alcançar seus objetivos mercadológicos, visando ampliar a atuação, por exemplo, através de estratégias que podem ser mensuradas.
Por exemplo, sua empresa pode trabalhar com a venda de produtos como um climatizador para galpão, para auxiliar no conforto, o marketing pode ser aplicado por meio do planejamento de campanhas e em como a empresa pode atingir seus objetivos de vendas.
Um dos conceitos mais famosos da área é “4 Ps do marketing”. Na definição, temos o marketing ligado ao produto, ao preço, à praça e à promoção. Estudos cruciais sobre as oportunidades e especificidades do negócio para promover fluxos, atividades e campanhas mais adequadas a esses cenários e objetivos.
De forma clara, é como se o marketing precisasse entender o produto que a empresa comercializa, para assim identificar o preço de acordo com o mercado, a disponibilidade e concorrência deste produto, assim como pensar nas estratégias de venda.
Mas, e a publicidade, onde entra nesse processo? Neste caso, podemos compreender a publicidade como um dos elementos e estratégias que o marketing utilizará para fazer com que a empresa chegue até o cliente.
De modo geral, compreendemos que a publicidade tem como objetivo promover a exposição de uma marca, venda de um produto ou serviço, além de favorecer sua divulgação em diversos meios (seja externo, como em um outdoor, ou nos meios digitais, como em redes sociais).
Ou seja, as ações são complementares, sendo um voltado ao estudo, enquanto o outro a aplicação das estratégias para divulgação no mercado.
É importante ressaltar, assim, que qualquer empresa, seja ela de controle de pedidos delivery ou a venda de alimentos, precisa contar com estratégias de marketing e o investimento em publicidade para que tenha um bom posicionamento e faturamento.
Entenda as características da área do marketing e da publicidade
Como falamos no início deste artigo, essas áreas têm pontos em comum e de intersecção bem claras e importantes. Assim, destacamos a necessidade de planejar corretamente uma ação ou estratégia.
Para que o público-alvo da empresa seja atingido, é necessário ter um planejamento das ações que serão realizadas, delimitando o tempo de duração, orçamento e as ferramentas necessárias para atingir os objetivos.
Essas áreas também trabalham a partir de um público-alvo e uma persona bem desenvolvidos.
Nesse sentido, considerar “quem” a empresa deseja alcançar torna-se o elemento central das estratégias utilizadas no meio, visando otimizar campanhas criadas e a comunicação como um todo – inclusive, o que pode impactar nos negócios e produtos oferecidos.
Por exemplo, uma clínica especialista em impotência masculina tem um público-alvo ou uma persona bem específica e diferente de uma clínica do segmento odontológico.
São essas particularidades na linguagem e na forma de trabalhar um assunto e produto que fazem toda a diferença no momento de criar uma campanha na área publicitária.
Formação dos profissionais e importância das áreas no negócio
Agora, é importante compreender que essas áreas também possuem diferenças que precisam ser consideradas. Inclusive, diferenças essas que se mostram desde a formação dos profissionais, que devem realizar o curso na área específica para atuação.
Apesar disso, atualmente já existem cursos que visam propor profissionais mais completos, agregando matérias de cada segmento.
Mas, de modo geral, essa formação diferente considera que existem particularidades no foco de atuação das áreas, como é o caso da mensuração de resultados presente no marketing, que acaba agregando um viés mais “exatas” ao ensino, já que é necessário fazer uma avaliação mais aprofundada sobre o impacto das ações desenvolvidas
Já no curso de publicidade e propagando, o tema pode ser visto de forma mais rápida, em um relatório de rede social e nas propagandas que podem ser feitas. Afinal, o foco maior é na parte do desenvolvimento criativo das ações – sendo necessário avaliar quais modelos tem melhor resposta da audiência.
Outra diferença entre as áreas que cabe ser mencionada é que o marketing também pode trabalhar com ações voltadas para o público interno da organização que, inclusive, é essencial para o desenvolvimento da empresa.
O endomarketing, como é conhecida a ação e segmentação do marketing corporativo, é voltado para o desenvolvimento de ações para atrair e fidelizar colaboradores, promovendo campanhas e ambientes favoráveis ao desenvolvimento desses profissionais, o que impacta diretamente no sucesso do negócio.
Independentemente das diferenças e particularidades, por terem medidas complementares, é importante ressaltar que as estratégias precisam ser trabalhadas juntas.
Afinal, a publicidade pode ser vista como uma parte do marketing e, em conjunto, eles permitem alcançar o público-alvo com mais clareza e qualidade, promovendo vendas e o aumento da visibilidade da marca.
Por isso, podemos afirmar que existem benefícios em unir essas áreas, sendo as principais vantagens:
- Promoção da imagem empresarial;
- Aumento das vendas;
- Melhora do posicionamento dos produtos e serviços;
- Amplia o diferencial competitivo;
- Permite anúncios em diferentes meios, inclusive, no ambiente digital.
Assim, para um bom posicionamento e desenvolvimento, é essencial que a empresa, seja uma que trabalha com a ferramenta acionada torno cnc ou mesmo uma revendedora de produtos de indústria, passe a investir na área do marketing e da publicidade para promover o seu negócio e alcançar mais clientes.
Como realizar uma estratégia de marketing para sua empresa?
Agora que você já sabe a definição, assim como a importância do marketing e da publicidade para sua empresa, é importante conhecer também como uma estratégia de comunicação pode ser planejada e realizada.
Como falamos anteriormente, o marketing trabalha em cima de um planejamento de ações estratégicas para a empresa e visa melhorar seu posicionamento no mercado, mensurando as ações e seus resultados, o que pode ser obtido por meio da publicidade. Vamos entender como isso funciona, exatamente?
Algumas estratégias são bastante conhecidas no mercado, mas precisam ser destacadas e abordadas com mais propriedade, tendo em vista a importância e poder para ampliar o negócio. Neste artigo, podemos destacar ações como:
- Digital;
- Marketing de conteúdo;
- Inbound marketing;
- Outbound;
- Endomarketing.
Inclusive, neste ponto, cabe ressaltar que apesar do termo marketing estar mais presente, devido a possibilidade de estudo, planejamento e mensuração das campanhas, a publicidade também pode ser aplicada diretamente, como nas campanhas de outbound, na divulgação dos materiais, anúncios e estratégias colocadas em prática.
A internet ganhou uma proporção muito grande nos últimos anos, gerando a necessidade das empresas se adaptarem a este ambiente.
Por isso, pensar em estratégias de divulgação dos produtos, serviços e da imagem da empresa no ambiente virtual é essencial.
Por isso, as empresas têm investido na criação de perfis em redes sociais, assim como de sites e blogs, canais no Youtube, assim como o envio de emails segmentados para alcançar sua persona.
Essa ação é necessária, já que as redes sociais possuem elevada visibilidade e ferramentas de busca, como o Google, sendo muito utilizadas para os clientes fazerem buscas de serviços, como o preço rele falta de fase.
Se a empresa está no meio digital, ela não perde clientes e nem oportunidades de venda. Daí que a publicidade se integra ao marketing, participando desse processo de criação de conteúdo, que precisa ter qualidade e atrair esses públicos de forma adequada e criativa.
Aplicando estratégias orgânicas
Primeiramente, as ações orgânicas dizem respeito a otimização das páginas usadas e dos conteúdos produzidos para alcançar e atrair os potenciais clientes.
Nesse sentido, destaca-se a dica e importância de aplicar ações de marketing de conteúdo.
Essa ação trabalha com o entendimento sobre quem é o público-alvo da empresa, as palavras-chaves que ele pesquisa, seus interesses e assuntos relevantes para essa audiência, todos relacionados às soluções propostas pela marca.
Com essas informações identificadas, e um personagem do cliente ideal traçado, é possível produzir um material que seja valioso para o público-alvo.
O mais interessante é a variedade de conteúdos que podem ser desenvolvidos, como textos em blogs, e-books, vídeos para o Youtube, fotografias ou artes para as redes sociais, dentre outros.
No caso do inbound marketing, estamos trabalhando com o marketing de atração. Ou seja, o conjunto de ações que tem como objetivo atrair os clientes, fazendo com eles encontrem a marca e iniciem a relação com ela por meio da confiança e informações de valor. Com isso, é possível converter esses leads nos funis e processos de venda.
Essa atração do cliente em relação à empresa é obtida por meio da produção de um conteúdo de qualidade, a partir do entendimento sobre o funcionamento do funil de vendas, ou seja, a compreensão sobre cada etapa de relacionamento, evoluções e contatos dos clientes com a marca.
Otimizando ações pagas e publicidades
Assim como o inbound é importante porque usa estratégias para atrair o cliente, o outbound se mostra fundamental, sendo uma estratégia muito utilizada para alcançar os clientes, fazendo-os conhecer ou retomar o contato com a marca, por meio de publicações mais interruptivas, como é o caso de anúncios em vídeos que aparecem no youtube.
Nesse sentido, se uma empresa oferece um monitoramento de estacionamento e deseja divulgar esse benefício para o cliente, ela pode recorrer a ações como:
- Fixar outdoors;
- Anunciar seus serviços na televisão ou rádio;
- Investir no envio de mala direta (física ou digital);
- Patrocinar eventos para exibir a marca;
- Comprar um espaço em um jornal ou revista;
- Distribuir panfletos ou cartazes;
- Realizar anúncios nas redes sociais.
De um modo geral, suas ações são compreendidas – principalmente – como estratégias de publicidade em mídia externa, e contribuem para que a marca tenha uma boa visibilidade e alto alcance nas diversas mídias.
Apesar disso, as ações também podem ser trabalhadas nas mídias online, sendo desenvolvidas por meio de anúncios em formatos de banner, por exemplo.
Contudo, quando aborda-se o outbound em mídias tradicionais, ou seja, nos espaços físicos, o investimento para realizar as ações se torna mais alto, sem ter a possibilidade de mensurar os resultados ou de segmentar os públicos que serão atingidos.
Por conta disso, elas são indicadas para empresas que desejam atingir grandes massas, em um público mais diverso. Contudo, é preciso compreender que tais medidas acabam atendendo melhor grandes empreendimentos.
Exatamente por essas razões que muitas empresas têm realizado maiores investimentos em redes sociais e campanhas online.
Afinal, além da visibilidade, existe a possibilidade de mensurar os resultados de forma mais prática e alcançar um público com maior potencial de conversão sem que seja necessário investir um alto valor financeiro, expandindo o alcance de empresas de diferentes portes.
Ações de marketing e publicidade internos
Por fim, já abordamos brevemente o endomarketing, mas é muito importante retomar essa estratégia, tendo em vista que impacta diretamente no sucesso do negócio e, muitas vezes, a primeira imagem real que um cliente terá da empresa, nos processos de atendimento, por exemplo.
Assim, mesmo que você atue em uma empresa que administra condomínio, ou em uma grande organização, é essencial pensar no colaborador como parte integrante da empresa.
Investir em endomarketing é valorizar o seu funcionário, dar atenção e voz a ele, assim como garantir uma boa comunicação dentro da empresa, reforçando a missão e identidade da marca.
Com isso, sua empresa consegue promover o engajamento dos funcionários, aumentando também sua motivação em fazer parte da instituição. Isso também agrega na qualidade do serviço e no bem-estar do funcionário.
Considerações finais
As melhorias que sua empresa realiza, como um chaveiro em sorocaba, por exemplo, tem disposição de um bom ambiente de trabalho, equipe integrada, benefícios, agrega muito à empresa.
Diante disso, não perca tempo e comece a aliar as estratégias de marketing e publicidade em seu negócio. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.