[vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern”][vc_column][vc_column_text]Seja qual for sua área de atuação, ou serviço oferecido, as datas sazonais sempre são grandes oportunidades de bons negócios, principalmente por conta que o consumidor é estimulado através de condições especiais para pagamentos e descontos.
Do front office ao back office é preciso mapear e reforçar o planejamento, para que esteja tudo alinhado, assim fica mais fácil explorar da melhor maneira possível as vendas desses períodos.
O planejamento é ação determinante para que você tenha sucesso no volume das vendas. Quando falamos em Datas Sazonais é necessário que esteja preparado de uma forma diferente, com ações e campanhas direcionadas.
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Dia das Mães deve sentir um impacto positivo no volume de vendas em 2021. A expectativa é em todo país alcance o valor de R$ 12,2 bilhões, um aumento de 47% em relação ao ano passado (2020), quando foi registrado um volume de R$ 8,26 bilhões.
Diante do cenário causado pela pandemia do novo coronavírus e consequentemente a restrição de acesso aos comércios físicos, as vendas via Mobile (dispositivos móveis), vale-presentes e vouchers tiveram crescimento significativo em 2020 e a tendência é que permaneça nessas data sazonais em 2021.
Líder de vendas, o setor de acessórios e vestuário alcançou a maior representatividade de vendas, registrando 51% das compras por dispositivos móveis.
Confira o nosso Calendário de Datas Sazonais
Atualizamos o calendário da datas sazonais para que você possa se programar e utilizar as melhores datas para vender mais e se conectar aos seus clientes existentes e em potencial.
Maio
(09/05) – Dia das Mães
As vendas para essa data já estão aquecidas e representa uma força do primeiro semestre. Com orientação da Organização Mundial da Saúde, em manter o distanciamento social, seja você empresário de loja física ou e-commerce, aproveite a data, invista no Marketing Digital, esse back office é fundamental para o sucesso de vendas.
(25/05) – Dia do Orgulho Nerd
O universo Geek já é uma realidade e deve ser vista como grande potencial. Na maior feira do setor (CCXP), em 2019, injetou R$ 265 milhões na economia paulista.
Junho
(12/06) – Dia dos Namorados
Aposte nas campanhas românticas, personalização dos produtos relacionados ao momento. Promoções pensadas em beneficiar o casal é sempre uma alternativa.
Julho
(30/07) – Dia do Amigo
Invista pensando no engajamento dos clientes através de campanhas de indicação. Presenteie seu amigo e ganhe descontos na próxima compra
Agosto
(09/08) – Dia dos Pais
Aquela época de dar lenço no Dia dos Pais ficou para trás, a data tem muita força e se compara ao Dia das Mães, use o marketing pensando nesse público e não descarte a ideia que os avôs e tios podem ser alvos nessas campanhas.
Setembro
(15/09) – Dia do Cliente
Aquela base de clientes e contatos que você construiu ao longo do tempo deve ser sempre valorizada, mas é nesta data que você a coloca em evidência, com descontos especiais para os fidelizados e ofertas para os novos que estão chegando
Outubro
(12/10) – Dia das Crianças
Pensando no público infantil, essa é a data mais importante que você precisa focar. Planeje e estude esse mercado, principalmente pelo fato dos pequenos estarem em constante evolução.
Novembro
(26/11) – Black Friday
Para que o sucesso seja alcançado, é necessário focar em pontos como marketing, logística, planejamento do estoque e precificação. Já que, a cada ano, essa data segue ganhando força a cada ano.
(29/11) – Cyber Monday
Apesar de pouco popular, a data começa ser explorada pelos empresários com o objetivo de seguir com as promoções e ou zerarem o estoque.
Dezembro
(25/12) – Natal
A principal data para vendas é o natal. Sabendo disso, prepare sua equipe, planeje com muita calma, até pelo fato da concorrência ser muito maior nesta data. Para ter resultados diferentes é preciso ações diferentes.
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