O período de pandemia introduziu os modelos de negócios online a diversas empresas dos mais variados setores, principalmente devido à necessidade do distanciamento social e do trabalho por meio do home office.
O padrão de consumo dos clientes também foi alterado para se adaptar a essas mudanças, inclusive, o que já vinha acontecendo por conta das novas mídias, fazendo com que os modelos que antes eram efetivos deixassem de fazer tanto sentido, mesmo após a crise.
Além disso, a presença mais assídua dos brasileiros na internet tem permitido que as empresas possam investir em novos formatos de negócios, suprindo as necessidades dos consumidores ao mesmo tempo em que driblam as dificuldades causadas pela recessão da Covid-19.
Assim, é possível identificar uma mudança considerável no mercado e a ascensão e adaptação de novos modelos de negócios, que podem incluir:
- Franquias;
- Modelo por assinatura;
- Marketplace;
- Paywall;
- Crowdsourcing, entre outros.
Isso porque, empreender em formatos mais modernos e digitais é uma forma de superar o momento mais crítico da economia nacional, garantindo o crescimento da empresa de forma mais consistente.
Negócios que mais têm crescido nos últimos anos
Graças ao desenvolvimento tecnológico, o investimento nos meios digitais de empreendimento tem ganhado cada vez mais notoriedade. Com isso, os modelos de negócios que se destacam como mais relevantes em 2021 são:
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EAD – Ensino à distância
A competitividade do mercado tem levado à busca por capacitação profissional e, consequentemente, ao aumento das oportunidades de negócios que abrangem o ensino à distância nas mais diferentes modalidades de atuação.
Os cursos disponibilizados podem variar desde graduações – que exigem a autorização do Ministério da Educação –, cursos livres – que podem cobrir diversos tópicos e não precisam da regulamentação de nenhum órgão governamental –, até os treinamentos corporativos e os cursos preparatórios.
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Delivery
Os serviços de entrega a domicílio já estavam em crescimento antes do advento do ano pandêmico, mas apenas em 2020 estima-se que a busca pelos serviços de delivery tenha aumentado cerca de 67%, apenas na compra de alimentos e bebidas.
Além desse setor, as vendas online de medicamentos, compras nos supermercados ou de produtos cosméticos também têm apresentado um grande crescimento, se mostrando um modelo de negócio atrativo para muitos empreendedores.
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Imobiliárias online
Mesmo em um momento de déficit econômico, o setor imobiliário continuou a crescer neste período de instabilidade e apresentou um aumento de mais de 70% nos financiamentos, em comparação com 2019.
Acredita-se que o mercado continuará aquecido pelos próximos anos, o que faz desse um setor bastante atrativo para os empreendimentos em 2021.
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E-commerce
O comércio online teve um crescimento de 47% no primeiro semestre de 2020, fazendo com que muitos consumidores experimentassem pela primeira vez a compra por e-commerce.
Devido ao conforto e a comodidade dessa forma de consumir, espera-se que essa tendência se estenda para todos os setores de vendas – seja alimentício, tecnológico ou de artigos de beleza –, inclusive, após o fim da pandemia.
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Softwares e aplicativos
A disponibilização de SaaS (Softwares as a Service) é bastante popular entre as startups e funciona com a cobrança de uma taxa fixa que permite o acesso a determinados softwares empresariais.
Estes sistemas disponibilizam estruturas completas e seguras, que podem ser acessadas pela internet e utilizam o sistema de clound computing, como as plataformas de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM), o Google Analytics, Salesforce ou o Google Drive.
Importância de investir na modernização dos negócios
Independentemente da área de atuação do seu negócio é fundamental investir na digitalização das atividades cotidianas da empresa, por meio do investimento em softwares e em estratégias de Marketing Digital, que proporcionem o crescimento de forma consistente pelos próximos anos.
Isso porque essas modernizações ajudam a automatizar processos, a economizar tempo e dinheiro, a minimizar os erros individuais e ainda otimizam a produtividade dos atendentes e vendedores.
Assim, com o uso de plataformas de CRM para microempresas, por exemplo, é possível visualizar com maior nitidez todo o processo de compras dos seus leads e melhorar o atendimento em cada fase, desde a captação de prospects até a conversão em clientes.
É possível, inclusive, perceber quais são as melhores formas de integrar os novos modelos de negócios online – como o uso do e-commerce para a venda de e-books e outros conteúdos digitais –, como forma de atrair mais atenção para a sua empresa e avançar o andamento de todo o funil de vendas.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.