Em 2020 a plataforma fez testes restritos a alguns usuários de Android nos EUA, porém a ferramenta não foi adiante.
A globalização e o fácil acesso a informações facilitou a forma como somos informados. Basta termos acesso a algum dispositivo e a internet que em segundos sabemos o que está acontecendo ao redor do mundo.
O grande problema disso é que não são somente veículos de comunicação que podem criar notícias no meio digital. Qualquer pessoa pode se tornar um emissor de informações, até mesmo as que são inverdades.
Pensando nisso, o Twitter criou em 2020 uma ferramenta que questionava os usuários da plataforma se eles realmente leram o que estavam prestes a compartilhar. Foi uma forma de criar uma espécie de senso crítico ao leitor sobre o que estava postando.
A alternativa era enviar uma notificação ao usuário quando retuitassem algo ou postassem algum link sem ter nem sequer aberto. Muitas pessoas compartilham matérias somente pela chamada, sem ter o esforço de analisar o que está sendo falado.
Na época, a conta de suporte do Twitter postou que a ideia veio da constatação de que o ato de “divulgar um artigo pode gerar uma discussão”, então seria melhor garantir que quem é responsável pela ação tenha lido a publicação.
Apesar do experimento ser necessário no combate às fake news e a responsabilização de compartilhamentos, a ideia não foi adiante e não há nenhuma matéria recente que diga se ela ainda está em fase de testes ou foi descartada pela plataforma.
Texto base: https://www.b9.com.br/127385/twitter-vai-comecar-a-perguntar-se-voce-leu-o-artigo-antes-de-compartilha-lo/