OKR e KPIs: sua equipe tem um chefe ou um gestor?

Enquanto um chefe consegue se concentrar apenas na supervisão diária e no gerenciamento de tarefas, um gestor é sábio e vai além do óbvio, exerce um papel amplo e estratégico envolvendo o gerenciamento de recursos para atingir objetivos de longo prazo. 📈

OKR é uma sigla em inglês para Objectives and Key Results, que significa, de forma literal, Objetivos e Resultados-Chave. É uma metodologia de gestão de metas que tem como intuito definir e mensurar o progresso e o sucesso de uma organização, equipe ou indivíduo em relação a objetivos específicos pré-definidos.

diferença entre OKR e KPI

Se você tem um gestor e não um chefe, com certeza já ouviu falar em “OKR”. Mas sabe como funciona?


Na teoria, é composta por 2 pilares:
Objetivos (O) e Resultados-chave (KR).

Na prática, o OKR é um sistema de definição de metas e resultados que envolve a criação de objetivos ambiciosos, claros e específicos, acompanhados de indicadores-chave de desempenho (KPIs) que permitem a medição do progresso em direção a esses objetivos.

intel-fachada-marketing

 

O OKR foi desenvolvido originalmente pela Intel e popularizado pelo Google, sendo amplamente adotado por empresas de tecnologia e startups em todo o mundo. A metodologia é baseada na ideia de que objetivos agressivos e mensuráveis podem motivar equipes a alcançar resultados excepcionais, impulsionando o crescimento e a inovação. 🚀

 

 

Sendo assim, os KPIs complementam a OKR? 

Exatamente.

KPI (Key Performance Indicator) é um indicador-chave de desempenho que é utilizado para medir e avaliar o progresso de uma organização em relação a seus objetivos estratégicos. Os KPIs são métricas que ajudam a identificar e mensurar o desempenho das atividades e processos de negócios, bem como a eficácia das estratégias e táticas implementadas para alcançar os objetivos. 🌐

Os KPIs podem ser utilizados em diversos tipos de organizações, desde empresas privadas até órgãos governamentais, podendo ser adaptados a diferentes áreas de atuação, como finanças, marketing, produção, recursos humanos, entre outras. 

métrica-gráfico-marketing-mardini

 

Essas métricas  geralmente são apresentadas em painéis de controle e relatórios, permitindo que os gestores e líderes acompanhem o progresso da organização em tempo real e tomem decisões baseadas em dados para alcançar melhores resultados.

 

E se…


…você chegou até aqui e seu chefe não faz ideia do que é um
OKR ou KPIs, não se desespere. 🙊


Mostre a ele essa matéria,

ou pense hoje mesmo em ser VOCÊ o próximo gestor de uma grande empresa!

A MARDINI faz sua consultoria de Marketing de A a Z. Confira!😉

Gostou? Espalhe a informação 😉

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Pinterest
Email
Telegram
Threads

Quer mais artigos?