Criptomoedas x Moeda Digital – Entenda a diferença

Certamente você já deve ter escutado a palavra Bitcoin e logo a associa a uma moeda virtual, mas você saiba que essa é apenas uma das inúmeras criptomoedas que existem no mercado atualmente. Sendo talvez, a mais conhecida e valorizada entre tantas.

Umas das mais antigas exchange de criptomoedas com atuação no Brasil, a Foxbit explica que apesar da popularização do termo Bitcoin, não podemos perder de vista que criptomoedas e moedas digitais não são sinônimas.

Moeda Digital: Cartão de Crédito > Cartão de Débito > Pay Pal > Dinheiro Digital…

Criptomoedas: XRP > TrueUSD > Ether > Siacoin > Litecoin > Bitcoin entre outras.

Moedas Virtuais: São aquelas utilizadas em jogos e controlada por seus desenvolvedores. Como por exemplo: Fifa, League Of Legends, Warcraft…

blank

O que é a criptomoeda?

Ao contrário das moedas que estamos habituados como real, euro e dólar, a criptomoeda também pode ser utilizada para compras de produtos, serviços, pagamentos em estabelecimentos que aceitem essa forma de pagamento.

A criptomoeda é a primeira moeda descentralizada do mundo, ou seja, não é regulada por empresas, bancos ou governos. Assim, você pode receber, enviar e comprar as criptomoedas sem intermediários como emissores de cartões de crédito ou bancos.

A descentralização causa uma série de dúvida, mas o autor do livro Bitcoin, Fernando Ulrich define a situação com uma frase: “O que o e-mail fez com a informação, o Bitcoin fará com o dinheiro”.

Negociado pela internet através de uma rede própria, o blockchain (banco de dados onde são registradas as transações bitcoin).

Após validadas, as transações são acrescentadas a blocos de transação – Por isso o nome blockchain.

Passível de fraude?

Muito difícil acontecer. Um dos eixos de segurança da criptomoeda é a criptografia, fator que contribui para evitar algum tipo de fraude.

Em seu blog, a Nubank também falou sobre os riscos.

A falta de regulamentação das moedas digitais também pode ser um problema – e o próprio Banco Central do Brasil alerta sobre os riscos em seu site. Ataque de hackers, erros de servidor e perda da assinatura virtual são alguns dos riscos que podem acarretar perda de todas as criptomoedas – e, consequentemente, de um alto valor financeiro.

É possível investir em criptomoedas?

Sim, mas tenha em vista que é um investimento considerado de alto risco e sujeito as oscilações do mercado.

O PagSeguro PagBank, que promove soluções inovadoras em serviços financeiros e meios de pagamento, oferece, através do super app, mais uma novidade para quem busca opções para diversificar seus investimentos:  fundo de criptomoedas.

Por meio do PagBank, é possível investir a partir de R$500,00, no fundo de criptomoedas Hashdex Discovery FIC FIM, diversificando sua carteira e tendo acesso a produtos inovadores que antes só eram oferecidos a clientes de alta renda.

O fundo desenvolvido para o investidor em geral e que deseja se familiarizar com este mercado, aloca 20% do patrimônio em criptomoedas, e os outros 80% são aplicados em títulos públicos que reduzem o risco do fundo.

“O PagSeguro PagBank continua comprometido com sua missão de democratizar o acesso aos serviços financeiros no Brasil e ao mesmo tempo promover a inclusão. Nosso objetivo é fornecer o melhor ecossistema de produtos e serviços e sermos o destino principal dos recursos de milhões de brasileiros. Desde 2019, quando lançamos oficialmente o PagBank, lançamos mais de sessenta novos produtos, serviços e parcerias, e atingimos quase 8 milhões de clientes ativos, que realmente usam nossa conta.”, diz Ricardo Dutra, CEO do PagSeguro PagBank.

Recursos para Baixar

Quer Aprender Mais?

Consultoria Gratuita

Quer Ser Orientado?

Proposta Comercial

Quer Vender Mais?

Gostou? Compartilhe

Precisa de muitos serviços?

Nossos Planos de Marketing e Vendas oferecem flexibilidade com foco em resultados.

O plano básico conta com 14 serviços que podem ser colocados à disposição da sua empresa.