[vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern” el_id=”promessa” z_index=””][vc_column][vc_column_text]Vou te mostrar como fazer um planejamento de marketing digital pronto para você usar e sem complicações desnecessárias.
Você já parou para pensar que não existe investimento em marketing caro contanto que te dê resultados? então, como fazer para ter um ROI positivo?
Porque pior do que perder dinheiro, é perder tempo e dinheiro.
Então se você quiser aprender a investir seu tempo em um plano de marketing que te faça crescer, vou te ajudar com esse passo a passo 😉[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern” z_index=””][vc_column][vc_column_text]
Como definir o seu Objetivo
Primeiro, você precisa de Vendas ou Leads?
Vendas, todo mundo precisa de vendas, no entanto, se a sua empresa presta serviços ou tem um produto que não pode ser vendido pela internet, você precisa primeiro Gerar Leads (contatos de clientes em potencial) e depois entrar em contato com esses Leads para vender suas soluções.
Mas caso você tenha um e-commerce, então você vai focar diretamente em vendas, nesse caso em levar pessoas que tenham interesse em comprar o que você vende.[/vc_column_text][vc_single_image image=”4388″ img_size=”960×420″ qode_css_animation=””][vc_column_text]
Como definir o Objetivo em Leads
Primeiro saiba que Objetivos precisam ser números exatos e muito bem definidos, um bom exemplo:
Você precisa gerar 30 Vendas Mensais e descobre que a cada 10 clientes que entram em contato com a sua empresa, 1 fecha negócio, portanto preciso Gerar 300 Leads Mensais para ter as 30 Vendas.
Agora você sabe que a cada 5 visitantes dentro do seu site, 1 entra em contato com você, então precisa de aproximadamente 1.500 visitas no seu site.
Como definir o Objetivo em Vendas
Com vendas é mais simples, você precisa descobrir quantas visitas você precisa gerar para ocorrer uma venda e multiplicar o número de visitantes no site pelo número de vendas que quer fazer.
Exemplo: 15 Visitantes = 1 Venda, para 100 vendas, 1.500 visitantes.
Agora você já sabe quantas pessoas interessadas precisa levar para obter o total de vendas que deseja, agora você só precisa refinar quem vão ser as pessoas para quem você vai oferecer seus produtos e serviços.
Acompanhamento de performance com Web Analytics
O passo mais importante de qualquer campanha é a mensuração, é o essencial para você saber o que funciona e o que não, sem mensurar você não tem como tomar decisões mais lucrativas.
Por isso, você sempre deve instalar o Google Analytics.
O que são Conversões
Conversão é o termo utilizado no marketing digital para qualquer ação que seus clientes em potencial e existentes façam que gere valor para você.
Uma compra, o preenchimento de um formulário, o compartilhamento de um conteúdo ou a permanência em tempo elevado dentro do seu site.
Por isso, sempre crie Metas de Conversão dentro de suas Ferramentas Analíticas.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern” z_index=””][vc_column][vc_single_image image=”4386″ img_size=”960×420″ qode_css_animation=””][vc_column_text]Quando você configura o acompanhamento de conversões, você sabe em qual canal você está tendo mais resultados.[/vc_column_text][vc_column_text]
A Diferença entre Público-alvo e Buyer Persona
Público-alvo é algo mais genérico, por exemplo: seu público-alvo são mulheres maiores de idade que se tornaram mãe recentemente e residentes na cidade de são paulo, percebe como é mais fácil se comunicar assim?
Uma Buyer Persona é um personagem fictício criado a partir de informações reais de uma pesquisa feita por você, ele vai fornecer informações sobre hábitos de consumo, navegação, desafios pessoais, desafios profissionais e outras informações que vão te ajudar a entrar na mente de seus clientes em potencial.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern” z_index=””][vc_column][vc_single_image image=”4384″ img_size=”960×420″ qode_css_animation=””][vc_column_text]
Porque definir o seu público-alvo
Se você não definir quem são as pessoas para quem você vai vender, você vai alcançar muitas pessoas, mas poucas vão corresponder.
Então, nunca comece a fazer marketing sem antes definir:
- Para quem você vai ofertar a sua solução, marketing segmentado é mais barato.
- Em que momento ele decide comprar sua solução, comunica a necessidade.
- E quais são as coisas que poderiam levá-lo à não adquiri-lá, destrua todos esses argumentos.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern” z_index=””][vc_column][vc_column_text]
Agora você vai criar metas para o marketing e vendas
O Marketing Digital que eu criei (minha metodologia) se resume a 3 tipos de Ações:
1) Tráfego
Tráfego é tudo aquilo que leva sua proposta até as pessoas, sejam Anúncios no Google, Anúncios no Facebook e Instagram, Disparo de E-mails, Otimizações no seu site para os Motores de Busca e outras ações.
Tráfego, quanto mais (desde que seja qualificado), melhor.
2) Conversão
Como já falado, pode ser uma compra ou o preenchimento de um formulário ou uma ligação.
Eu te diria que você deveria ficar assustado com a quantidade de empresas que não investem em tornar a sua marca mais credível para as pessoas se sentirem mais confiantes para entrarem em contato, mas eu realmente esperto que você consiga ver a oportunidade aí 😍
3) Negócios
Hora de entrar em contato com o cliente em potencial e finalmente entender suas necessidades apresentando uma proposta que ilumine seus problemas e te ofereça um novo cliente.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern” z_index=””][vc_column][vc_column_text]
Como você pode ter um marketing estratégico
Vou te ensinar como ser estratégico em 2 passos:
1) Pesquisa
Analise suas ferramentas analíticas, falem com seus clientes existentes e em potencial e faça perguntas que elevem sua compreensão.
2) Observação
Veja o que seus concorrentes, o que outras marcas já estão fazendo, você não precisa reinventar a roda, só precisa de uma que funcione e te gere lucro.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern” z_index=””][vc_column][vc_column_text]
Planejamento de Marketing para Produtos
Lembre-se que cada produto tem o simples dever de Resolver um Problema.
Por isso, liste:
- Quais os problemas que seus produtos resolvem.
- Quais os sentimentos que ter aquele problema resolvido geram.
- Quais as implicações de não resolver aquele problema.
E transforme tudo isso em argumentos irrefutáveis para gerar + negócios.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern” z_index=””][vc_column][vc_column_text]
Planejamento de Marketing para Serviços
Quando sua empresa se comunicar com foco em necessidades, sentimentos e confiança, você vai ter muito mais resultados.
Por isso, siga o mesmo plano para ofertar os seus serviços:
- Quais os problemas que suas soluções resolvem?
- Quais os sentimentos que a solução daquele problema vão gerar?
- A sua solução é para um problema urgente? então use a palavra fácil e rápido na comunicação.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern” z_index=””][vc_column][vc_column_text]
Planejamento de Marketing para a sua empresa
O que todo consumidor busca de uma empresa que vai prestar um serviço?
Credibilidade, se você tiver credibilidade, eu te garanto que isso vai superar a barreira do preço, porque todo mundo tem medo de investir em algo que não vai satisfazer suas necessidades.
Por isso invista algum tempo “afiando o seu machado antes de cortar a árvore”.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern” z_index=””][vc_column][vc_column_text]
Medindo o lucro das suas ações de marketing
Nesse momento você já iniciou seu marketing, obteve novos clientes e continua a investir.
Vamos falar dos cálculos para saber se tá tudo bem com a saúde financeira do seu negócio depois de tanto trabalho feito.
A matemática é simples:
Investi R$ 1.000,00 em ações de marketing digital.
Consegui 10 novos clientes.
Por tanto o meu Custo por Aquisição de Novos Clientes é de R$ 100,00 por cliente.
Terminou? não, podemos ir além e reunir mais dados relevantes para nos ajudar nas tomadas de decisões.
Agora a sua meta é: Diminuir o seu Custo de Aquisição por Cliente.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern” el_id=”conclusao” z_index=””][vc_column][vc_column_text]
Conclusão
Checklist de Ações:
- Defina o seu objetivo em números precisos.
- Estude o perfil das pessoas para quem você vai vender.
- Crie metas pensando no curto, médio e longo prazo para realizar tudo gradualmente.
- Aprenda com os erros e acertos, seu e de seus concorrentes e transforme isso em estratégia para ter mais resultados de forma mais fácil.
- Busque gerar mais oportunidades e pagar cada vez menos por elas.
- Use vários canais de marketing e comunicação, mas implemente-os gradualmente.
- E a regra de ouro é continue aprendendo, teste tudo o que puder para descobrir como ter mais resultados.
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a deixar o seu planejamento de marketing pronto para a ação.
Tenha um Ótimo Dia e Bons Negócios.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]