fbpx
blank

EAD se consolida no mercado e a tendência é de crescimento em 2021

Tempo Estimado de Leitura: 3 minutos

O ano de 2020 foi marcado pela palavra distanciamento social e orientações para conter o avanço do novo coronavírus, a situação foi uma surpresa para todos os setores e o impacto foi sentido por empresas seja de pequeno, médio ou grande porte. Na educação não foi diferente.

Grande parte das instituições de ensino não estavam preparadas para um mudança tão repentina e tiveram que se adaptar com o processo em andamento. Alunos e professores precisaram se reinventar neste processo.

Para agilizar o processo de transição e evitar perder alunos, instituições de ensino contrataram empresas especializadas para amenizar o impacto e reduzir danos.

Entretanto, o modelo de educação a distância (EAD), já era uma modalidade consolidada e seu crescimento na pandemia foi considerável, além de se mostrar essencial.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2019 o número de inscritos em curso EaD foi maior que o total de matriculados nos cursos presenciais da rede de ensino privada.

EAD em números 2019

  • EaD – 50,7% (1.559.725)
  • Presencial – 49,3% (1.514.302)

Veja o resultado completo do Censo da Educação Superior

Reconhecida nacionalmente por sua qualidade educacional, a UniCesumar está entre 4% das melhores instituições do Brasil.

Segundo avaliação do MEC, a universidade manteve IGC 4 (Índice Geral de Cursos), em uma escala de 1 a 5, resultado conquistado por nove anos consecutivos.

Segundo a diretora de graduação da Ead UniCesumar, Kátia Coelho só considerando os meses de agosto, setembro e outubro de 2020, a instituição registrou um crescimento de 39% nas matrículas para cursos de graduação a distância, totalizando mais de 300 mil alunos espalhados nos 700 polos.

Assim como o Inep, a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) lanço o Censo EAD – Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil 2019/2020.

Foram convidadas a responder o Censo EAD.Br 2019-2020: Instituições credenciadas pelo Sistema Nacional de Educação – Ministério da Educação (MEC) – nos níveis de ensino básico, técnico, graduação e pós-graduação.
Instituições educacionais formais e não formais que oferecem cursos livres e Instituições que atuam no âmbito da educação corporativa.

Resultados em PDF

Perspectivas para o futuro no EAD

A rápida aceitação aliada com a credibilidade da Educação a Distância, deve ser levada em conta em um futuro próximo e permanecer no formato híbrido.

Em entrevista para Associação Beneficente dos professores públicos ativos e inativos do Estado do Rio de Janeiro (APPAI), o professor Eduardo Madeiro acredita que o profissional da educação seguirá se reinventado e buscando novas ferramentas.

“Estaremos cada vez mais nos reinventando, buscando nos atualizar nas novas ferramentas tecnológicas. Ficou claro que tivemos um salto na educação, e o propósito de ser inovador/criativo foi uma das habilidades mais trabalhadas entre nós, os professores, em 2020”, afirma.

De acordo com o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2020, houve um crescimento de 145% nas matrículas em cursos de graduação EAD, entre 2009 e 2018. Na EAD Unicesumar, entre outubro de 2020 e fevereiro de 2021 foram registradas mais de 100 mil matrículas.

Segundo o pró-reitor executivo da EAD, WIlliam Matos, a busca pela EAD cresceu, mas a assertividade na oferta de cursos e a metodologia oferecida pela instituição são os diferenciais que os alunos buscam.

“No início de 2018 comemoramos 100 mil alunos, pouco tempo depois de lançarmos a metodologia híbrida, em 2017. A grande procura por engenharia, assim como por outros cursos, mostrou que acertamos na estratégia educacional. Agora, em 2021, nem terminamos o processo seletivo e já atingimos essa marca, 300 mil alunos”, explicou Matos, reforçando os números da diretora de graduação da UniCesumar, Kátia Coelho.

Cursos mais procurado para cursar EaD em 2021, segundo o Guia da Carreira

  • Área da Saúde: Medicina, Biomedicina e Farmácia
  • Engenharia: Engenharia Biomédica, Bioprocessos e Bioquímica
  • Tecnologia da Informação: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Segurança da Informação
  • Finanças: Ciências Contábeis, Administração e Gestão Financeira.

Conte para nós sua experiência, você já fez um curso a distância? como foi essa experiência? Ainda não fez, saiba que milhões de pessoas estão se graduando e conquistando um maior espaço no mercado através da Educação à Distância. Uma outra oportunidade são as franquias de instituições de ensino à distância.

Recomende o conteúdo

Top

latest android games

|

popular android games