fbpx
Como escolher as melhores franquias para investir

Como escolher as melhores franquias para investir

Está pensando em abrir um negócio como franqueado? Saiba como tomar a melhor decisão

“Qual é a melhor franquia para investir agora?”

Esta é uma pergunta ouvida com frequência por Ana Vecchi, CEO da Ana Vecchi Business Consulting, e Rodrigo Abreu, diretor de Marketing e Comunicação da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A verdade é que não há uma única resposta que contemple todos os empreendedores. Ainda assim, segundo os consultores, existem algumas maneiras de saber qual é a melhor franquia para se investir no momento. Saiba como:

Analise a sua personalidade

Antes de tudo, o candidato deve analisar a sua própria personalidade, e ver se ele tende a ter uma mente mais operacional ou estratégica. “A estratégia está na cabeça do franqueador, enquanto o fraqueado é o gestor operacional. Ele deve ser analítico, ou seja, analisar os números e os dados do negócio. E tem de saber seguir as regras e cumprir metas”, diz Vecchi. “Pessoas com muita iniciativa e liderança nasceram para criar as regras, e sentem mais dificuldade em trabalhar em uma rede que segue orientações pré-definidas por um franqueador”. Ela lembra, no entanto, que isso não torna a pessoa menos empreendedora — é apenas uma característica diferente no empreendedorismo.

Avalie suas motivações

“O fato de você ser chocólatra não significa que você será um bom gestor de uma loja de chocolate”, exemplifica Vecchi. Ainda assim, ela sugere que o empreendedor entre em um setor com o qual se identifique. “Nós fazemos melhor aquilo que nós gostamos. Então é necessário acreditar no mercado para que o trabalho não cause uma frustração em menos de seis meses”.

Por exemplo, uma loja de brinquedos não deve ser a opção de alguém que não está disposto a lidar com crianças e não tenha paciência para os pequenos fazendo bagunça no local — mesmo que exista um potencial financeiro. “Perceber o que não gosta já ajuda a não cair em uma armadilha ao escolher uma franquia”, afirma.

Abreu concorda que é necessário ter identificação com o setor. “Todas as áreas têm riscos e oportunidades para ganhar dinheiro, mas quando você se identifica com algo, você arrisca mais e tem mais ânimo para fazer as coisas acontecerem”, diz o consultor.

Conheça o perfil da franquia

O empreendedor deve pesquisar muito sobre a franquia pela qual está interessado, e considerar quais espaços ele costuma frequentar. “Se ele já não gosta de ir aos shoppings no fim de semana, então não é recomendado escolher uma marca que é mais forte nesses locais”, diz a consultora.

Também é necessário conhecer o público-alvo da empresa. Se o empreendedor quer abrir uma marca com foco em classes A e B, por exemplo, ele deve estar preparado para montar o seu espaço em uma região mais cara.

Faça pesquisas com diversas franquias

Depois de selecionar as opções de empresas, os candidatos devem falar com diversas franqueadoras. “Assim, é possível aprender a comparar as empresas e analisar quais estão oferecendo projetos mais verdadeiros e estão mais estruturados”, diz a consultora.

Segundo Abreu, também é necessário analisar quais franqueadoras oferecem as condições que se adequam à sua capacidade financeira. “O investimento está de acordo com o que você pode oferecer considerando a taxa de franquia, os custos operacionais e o capital de giro?”, questiona. “Muitas vezes, o empreendedor precisa investir mais dinheiro antes de a empresa começar a gerar lucro.”

Fale com outros empreendedores

Abreu lembra que a lei exige que todo franqueador ofereça a relação de todos os franqueados que estão na rede e todos que saíram nos últimos 24 meses. E, para o consultor, a lista é uma das informações mais valiosas que existem.

“O candidato a franquias tem a chance de conversar com vários franqueados que estão na operação e que saíram. Desta maneira, é possível coletar informações que o franqueador não transmitiu e saber como é a relação na prática. É fundamental conversar com quem está no jogo para alinhar as expectativas e saber se o que foi prometido está sendo entregue.”

Setores em alta

Na visão da consultora, franquias de startup estão se destacando por terem um investimento mais acessível — já que geralmente são de prestação de serviço e não requerem estoque. “As franquias de alimentação sempre estiveram fortes, e ganharam um poder maior com novos canais de vendas e delivery”, afirma, lembrando que comida saudável é uma grande tendência. Ela também enxerga potencial em empresas com foco em reformas residenciais e atendimento na saúde.

No entanto, Abreu lembra que o franchising também é sazonal, e que existem oportunidades em todos os setores e tamanhos de investimento — desde que o empreendedor estude e se prepare para isso.

https://revistapegn.globo.com/Franquias/noticia/2022/03/como-escolher-melhores-franquias-para-investir.html

Recomende o conteúdo

blankQuem Somos

Agência de marketing digital localizada na zona sul de São Paulo com mais de 11 anos de experiência em soluções digitais para pequenas empresas.

Somos uma agência de performance, nossas ações são guiadas por dados e com foco em um objetivo.

A nossa missão é empoderar você e facilitar sua tomada de decisões para que você possa ir tão longe quanto a sua imaginação e ousadia permitirem.

Além dos Serviços de Marketing Digital, nós desenvolvemos Ferramentas e Produtos para o mercado.

 

Sobre Nós

Top

latest android games

|

popular android games