fbpx
carro da apple

Autônomo, elétrico e diferentão: tudo que sabemos sobre o carro da Apple

Apple vem desenvolvendo um carro autônomo e elétrico, mas projeto corre em segredo

A incursão da Apple no mercado automobilístico ainda não é oficial, mas o burburinho na indústria sugere que a companhia já se prepara para lançar um veículo com a assinatura clássica da maçã.

Os rumores até agora apontam que a empresa deve lançar nos próximos anos —alguns falam em 2024 ou 2025— um novo tipo de carro elétrico e autônomo, feito em parceria com uma fornecedora de partes automotivas e peças eletrônicas do mercado asiático.

Tilt reuniu as informações mais relevantes que a imprensa divulgou até agora sobre o misterioso “Apple Car”. Confira a seguir. 

Project Titan 

Há dois anos, agência de notícias Reuters levantou a bola de que a empresa comandada por Tim Cook tinha planos de lançar um veículo elétrico de alta tecnologia com um novo tipo de bateria que poderia mudar o mercado radicalmente. 

Mantido em segredo desde 2014 sob a alcunha “Project Titan”, a Apple poderia revelar o novo veículo por volta de 2024. 

Desde a revelação do Project Titan pela Reuters, Tim Cook nunca descartou publicamente a possibilidade da Apple estar desenvolvimento de um novo carro da marca, mas também nunca confirmou os rumores.

Os rumores até agora apontam que a empresa deve lançar nos próximos anos —alguns falam em 2024 ou 2025— um novo tipo de carro elétrico e autônomo, feito em parceria com uma fornecedora de partes automotivas e peças eletrônicas do mercado asiático.

Parcerias no Oriente

De acordo com o jornal DigiTimes, de Taiwan, uma equipe de funcionários da Apple teria ido à Coreia do Sul em uma aparente visita comum de negócios para se reunir com representantes de empresas locais, como LG e SK Group.

Até aí, nada demais, se não fosse por um detalhe: a notícia dizia que as reuniões faziam parte do esforço da Apple para encontrar parceiros e fornecedores para o seu projeto secreto de carro elétrico. 

Outro jornal, o The Korea Times, de Seul, disse que um executivo sênior confirmou que funcionários da Apple estavam na Coreia do Sul para buscar “parceiros para seu negócio de veículos elétricos” e que as negociações “ainda estavam nos estágios iniciais”.

Além de elétrico, autônomo

Já a agência de notícias Bloomberg chegou a informar que a Apple recentemente mudou o foco do desenvolvimento de um veículo elétrico comum para um carro totalmente autônomo.

O responsável por tomar a decisão da mudança teria sido Kevin Lynch, executivo da empresa responsável pelo relógio Apple Watch. Ainda assim, a ideia é que o carro seja, além de autônomo, também 100% elétrico.

Na tentativa de construir o sonhado carro que dirige sozinho, a empresa inclusive estaria em busca de um grande nome dessa tecnologia hoje no mundo. Quando a notícia foi revelada, as ações da Apple chegaram a subir 2,4%.

Ex-Tesla no comando

De acordo com o site Business Insider, a Apple contratou no ano passado o executivo Christian “CJ” More, que trabalhou por mais de sete anos como diretor de direção autônoma na Tesla, a montadora de carros elétricos de Elon Musk.

Moore era um crítico da forma como a empresa de Musk superdimensionou o estágio de desenvolvimento desta tecnologia ao instalá-la nos seus carros. Carros da Tesla no modo de “piloto automático” (que não é 100% autônomo) já se envolveram em diversos acidentes nos últimos anos.

Design diferentão

E o visual? Para a Apple, design é importante, e há rumores de que a empresa vem discutindo internamente um protótipo de carro que seria semelhante aos carros da linha “Lifestyle” da startup norte-americana Canoo, informou a Bloomberg.

Nesse modelo, os passageiros se sentam nas laterais e não nos bancos dianteiros e traseiros, como é o padrão de todos os carros. O carro também não teria pedal nem volante, mas manteria o volante.

A empresa também considerou colocar uma tela grande tela sensível ao toque ao estilo que já vimos nos carros da Tesla. Os consumidores poderiam então interagir com o painel central que seria totalmente integrado aos demais dispositivos e serviços da Apple.

Alguns documentos registrados nos Estados Unidos também indicam alguns dos recursos inovadores do suposto “Apple Car”.

Um desses documentos é o pedido de registro de patente de uma nova tecnologia de teto solar em que o motorista teria a capacidade de controlar o nível de transparência —o que permitiria, por exemplo, que os passageiros deixassem a luz do sol entrar no carro sem precisar abrir o teto do veículo.

A informação foi divulgada pela versão chinesa do site Gizmodo, que teve acesso ao pedido de registro da patente.

Bateria ‘revolucionária’

Outro rumor é o de que a Apple estaria desenvolvendo um novo tipo de bateria “monocélula”, que teria capacidade de aumentar bastante o espaço dentro das baterias veiculares.

Esse espaço extra poderia armazenar mais módulos de baterias, com maior capacidade de armazenamento de energia. A novidade foi comparada ao lançamento do próprio iPhone, em 2007.

Muitas tretas

Como nada vem fácil nessa vida, nos últimos meses a Apple sofreu perdas importantes na equipe do Project Titan, como o executivo Joe Bass, que estava envolvido no desenvolvimento do veículo desde o início, em 2014.

Em 2021, Bass se desligou da Apple e foi para a Meta (ex-Facebook), de Mark Zuckerberg. A informação veio diretamente do perfil profissional do executivo no LinkedIn.

Já em relação às tais revolucionárias baterias, as negociações com possíveis fabricantes na China, como CATL e BYD, foram paralisadas depois que as ambas as empresas se recusaram a construir fábricas nos EUA para atender exclusivamente à Apple, o que era um requisito do projeto, de acordo com os rumores.

https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2022/02/14/tudo-o-que-sabemos-ate-agora-sobre-o-carro-eletrico-autonomo-da-apple.htm?cmpid=copiaecola

Compartilhe

Sem Comentários

Faça um Comentário

blankQuem Somos

Agência de marketing digital localizada na zona sul de São Paulo com mais de 11 anos de experiência em soluções digitais para pequenas empresas.

Somos uma agência de performance, nossas ações são guiadas por dados e com foco em um objetivo.

A nossa missão é empoderar você e facilitar sua tomada de decisões para que você possa ir tão longe quanto a sua imaginação e ousadia permitirem.

Além dos Serviços de Marketing Digital, nós desenvolvemos Ferramentas e Produtos para o mercado.

 

Sobre Nós