fbpx
Atualização do algoritmo do Google promete dificultar a vida de quem faz clickbait

Atualização do algoritmo do Google promete dificultar a vida de quem faz clickbait

Através dessa otimização no SEO a empresa irá priorizar conteúdos mais relevantes

Créditos: Pixabay/Reprodução

Créditos: Pixabay/Reprodução

O Google irá atualizar suas buscas, melhorando seu algoritmo para dificultar que caiam em clickbaits.

O buscador mais popular da internet está de olho nas páginas que são construídas de forma otimizada para obterem uma classificação alta. Na “atualização de conteúdo útil”, o Google irá priorizar os sites que produzem conteúdo original em detrimento daqueles que só estão atrás de clicks. Essas páginas serão rebaixadas e as com qualidade comprovada e que não fazem uso desses artifícios, terão destaque.

Como funciona o algoritmo de busca do Google

Se você está inteirado sobre criação de conteúdo para internet já deve ter ouvido o termo SEO (Search Engine Optimization), que nada mais é que a otimização dos mecanismos de busca. Quando se escreve para um site ou blog, visando obter um bom ranqueamento – para ficar nas primeiras páginas de uma busca específica no Google -, existem certos critérios que devem ser cumpridos para que sua postagem fique acima das outras. E através do SEO, o algoritmo do Google consegue elencar quem deve prioridade nessa busca. E quem cria conteúdo para internet pode fazer sua postagem ter relevância de várias maneiras, através do título, texto, vídeos e imagens. 

Tendo isso em mente, é possível concluir que também existam brechas. Você já deve ter procurado por alguma notícia específica e ter acessado sites que esclarecem pouco ou quase nada referente ao que você pesquisou; ou até que tenha te redirecionado para outros sites, sem que você tenha tido acesso a informação que busca. E é justamente isso que o Google pretende combater. Muitas páginas de SPAM fazem uso dessa prática para ficarem na frente de conteúdos mais completos.

Responsável por cerca de 90% das pesquisas realizadas na internet, o Google realiza esse tipo de atualização constantemente para otimizar seus serviços. Todos aqueles que possuem um site e se preocupam com seu alcance e com o tráfego que ele recebe, tem que se alinhar às novas práticas quando essas atualizações acontecem.

Muitas pessoas criticam essas mudanças bruscas da big tech e questionam se esse monopólio das redes é realmente benéfico.

Em relação a questão do clickbait, essa atualização do Google pode ser vista com bons olhos e melhorar a experiência de seus usuários, diminuindo o alcance de sites que só estão interessados em números e priorizando aqueles que trazem um conteúdo bacana – e que tem muito trabalho para desenvolvê-lo.

https://mundoconectado.com.br/noticias/v/27750/atualizacao-do-algoritmo-do-google-promete-dificultar-a-vida-de-quem-faz-clickbait

Compartilhe

2 Comentários

Faça um Comentário

blankQuem Somos

Agência de marketing digital localizada na zona sul de São Paulo com mais de 11 anos de experiência em soluções digitais para pequenas empresas.

Somos uma agência de performance, nossas ações são guiadas por dados e com foco em um objetivo.

A nossa missão é empoderar você e facilitar sua tomada de decisões para que você possa ir tão longe quanto a sua imaginação e ousadia permitirem.

Além dos Serviços de Marketing Digital, nós desenvolvemos Ferramentas e Produtos para o mercado.

 

Sobre Nós