Atualização do algoritmo do Google promete dificultar a vida de quem faz clickbait

Através dessa otimização no SEO a empresa irá priorizar conteúdos mais relevantes

Créditos: Pixabay/Reprodução

Créditos: Pixabay/Reprodução

O Google irá atualizar suas buscas, melhorando seu algoritmo para dificultar que caiam em clickbaits.

O buscador mais popular da internet está de olho nas páginas que são construídas de forma otimizada para obterem uma classificação alta. Na “atualização de conteúdo útil”, o Google irá priorizar os sites que produzem conteúdo original em detrimento daqueles que só estão atrás de clicks. Essas páginas serão rebaixadas e as com qualidade comprovada e que não fazem uso desses artifícios, terão destaque.

Como funciona o algoritmo de busca do Google

Se você está inteirado sobre criação de conteúdo para internet já deve ter ouvido o termo SEO (Search Engine Optimization), que nada mais é que a otimização dos mecanismos de busca. Quando se escreve para um site ou blog, visando obter um bom ranqueamento – para ficar nas primeiras páginas de uma busca específica no Google -, existem certos critérios que devem ser cumpridos para que sua postagem fique acima das outras. E através do SEO, o algoritmo do Google consegue elencar quem deve prioridade nessa busca. E quem cria conteúdo para internet pode fazer sua postagem ter relevância de várias maneiras, através do título, texto, vídeos e imagens. 

Tendo isso em mente, é possível concluir que também existam brechas. Você já deve ter procurado por alguma notícia específica e ter acessado sites que esclarecem pouco ou quase nada referente ao que você pesquisou; ou até que tenha te redirecionado para outros sites, sem que você tenha tido acesso a informação que busca. E é justamente isso que o Google pretende combater. Muitas páginas de SPAM fazem uso dessa prática para ficarem na frente de conteúdos mais completos.

Responsável por cerca de 90% das pesquisas realizadas na internet, o Google realiza esse tipo de atualização constantemente para otimizar seus serviços. Todos aqueles que possuem um site e se preocupam com seu alcance e com o tráfego que ele recebe, tem que se alinhar às novas práticas quando essas atualizações acontecem.

Muitas pessoas criticam essas mudanças bruscas da big tech e questionam se esse monopólio das redes é realmente benéfico.

Em relação a questão do clickbait, essa atualização do Google pode ser vista com bons olhos e melhorar a experiência de seus usuários, diminuindo o alcance de sites que só estão interessados em números e priorizando aqueles que trazem um conteúdo bacana – e que tem muito trabalho para desenvolvê-lo.

https://mundoconectado.com.br/noticias/v/27750/atualizacao-do-algoritmo-do-google-promete-dificultar-a-vida-de-quem-faz-clickbait

Gostou? Espalhe a informação 😉

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Pinterest
Email
Telegram
Threads