Para concorrer com a plataforma de vídeos curtos, Instagram testa novos layouts para os usuários e adapta algoritmo para privilegiar conteúdos originais
Na tentativa de fazer frente à concorrência do TikTok, o Instagram está testando um novo layout para o feed, que traria vídeos verticais em tela cheia. Hoje, ao abrir o Instagram, o nome dos usuários aparecem acima das postagens e, logo abaixo, os vídeos ou fotos. Na nova configuração, os usuários veriam imediatamente o conteúdo, que traria os vídeos “mais para frente e ao centro”, segundo publicação do site The Verge.
Os testes foram confirmados pelo CEO da empresa, Adam Mosseri, dizendo que fotos e vídeos mais “altos” começariam a aparecer em alguns feeds. Uma imagem compartilhada pelo Instagram mostra como seria esse novo feed: ocupado por uma postagem em tela cheia com comentários, legendas, curtidas e outros recursos colocados na parte superior da postagem, em vez de abaixo.
De acordo com a reportagem, Seine Kim, porta-voz da Meta, disse que os stories ainda estarão acessíveis na parte superior da tela. Pesquisa, compras e o próprio perfil de um usuário ainda serão acessíveis por meio de botões na parte inferior da tela. Notificações, mensagens e novos recursos de postagem permanecem no topo, juntamente com a capacidade de alternar entre contas. Kim diz que imagens estáticas também serão incorporadas ao feed de tela cheia.
Corrida contra o TikTok
A escolha do Instagram de testar feeds focados em vídeos não é uma surpresa. A empresa começou a adotar medidas para tentar barrar o aumento da popularidade do TikTok. Uma delas, por exemplo, foi oferecer bônus em dinheiro para criadores de conteúdo que fazem reels. Outra foi mudar o algoritmo de classificação para recompensar o conteúdo “original” sobre o conteúdo republicado. Esta última foi uma medida para tentar impedir que os usuários republiquem conteúdos do TikTok no Instagram.