Para este ano, especialistas projetam crescimento de 10% a 15% nesse tipo de vendas em relação a 2021
“Se sua marca não está no mercado digital, ela não existe”. Assim define a consultora de marketing e docente do curso técnico homônimo do Senac Mariana Melo. Para ela, o empenho no trabalho de marketing digital é fundamental para qualquer negócio, sobretudo para aqueles encabeçados por pessoas que aproveitam as datas comemorativas para empreender e aumentar a renda – movimento muito recorrente na Páscoa, quando muitos decidem produzir e vender ovos de chocolate.
“O marketing é o presente e o futuro. Por isso, hoje ele é essencial para todo negócio que se propõe a crescer, inovar e permanecer. O investimento em Marketing Digital, portanto, é primordial para toda marca que se preocupa em se fixar na mente do consumidor”, afirma a docente.
Dados recentes mostram que o mercado está bem otimista com as vendas de Páscoa deste ano. A Associação Brasileira de Supermercados (Abras), por exemplo, espera que os negócios cresçam entre 10% e 15% quando comparado com 2021, o que mostra que, aos poucos, a normalidade está voltando após a crise desencadeada pela pandemia.
Grande parte das vendas, entretanto, deve ocorrer no ambiente digital. De acordo com pesquisa recente da Social Commerce, mais de 62% de usuários ativos do Instagram compram produtos de lojas e vendedores presentes na plataforma.
“O posicionamento digital é efetivo e pode ser mensurado com mais clareza”, explica Mariana. Ela acrescenta que, para alcançar resultados positivos, é “indispensável criar conteúdo que tenham utilidade para o consumidor de modo que mostre o produto em sua melhor versão”.
Para mais, destaca a docente do Senac, no caso de quem decidir investir na produção e venda de ovos de chocolate para a Páscoa, a divulgação do processo produtivo e do modo como o produto é conservado será muito útil para gerar engajamento nas redes e, consequentemente, melhor resultado nas vendas.
“Existem diversas dicas que eu poderia dar. Contudo, se o indivíduo que está começando a empreender agora no meio digital pretende ter bons resultados desde o início, meu melhor conselho é: invista na contratação de profissionais capacitados para criar conteúdo e gerenciar o tráfego pago do Instagram. São profissionais altamente capacitados que saberão como lidar com a plataforma e com os potenciais clientes”, finaliza.
Curso Técnico em Marketing no Senac
O Senac oferece cursos gratuitos de Técnico em Marketing. As aulas integram o Programa Senac de Gratuidade (PSG), voltado para pessoas com renda mensal familiar per capita inferior a dois salários mínimos, e têm como objetivo possibilitar ao profissional projetar e implementar planos de marketing, realizar análises de vendas, preços e produtos, bem como desenvolver projetos de comunicação, de fidelização de clientes e relação com fornecedores.
Sobre o Senac em Minas
Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade. O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 41 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.
O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corrobora com uma formação diferenciada.