No próximo dia 25 de maio, é comemorado o Dia do Orgulho Nerd.
Porém antes de apresentarmos dados sobre esse público, é importante você saber que nos últimos dez anos, somente o faturamento da Marvel Studios ultrapassou os US$ 30 Bilhões!
Outro número que mostra esse ‘Lado da Força’, está na arrecadação da franquia Harry Potter que entre licenciamento de produtos, lançamentos no cinema e livros, já acumulou um montante de US$ 21 bilhões no mundo todo.
Apesar da data ainda não ser considerada um natal fora de época para o e-commerce, os dados são animadores.
Segundo pesquisa realizada pela Konduto e a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas de brinquedos e jogos cresceram 434,7% até 28/03/2020.
Com o crescimento das vendas online e diante do atual cenário de instabilidade do comércio físico, é importante que você esteja pronto para atender seu público de forma online.
O presidente da ABComm, Maurício Salvador explica:
“Milhares de consumidores que nunca haviam feito uma compra online fizeram agora”.
Aliado a isso, é sempre interessante explorar as datas sazonais, mas não se esqueça também de estudar o público alvo e como alcança-lo. No caso do Dia do Orgulho Nerd, pense nos seguintes pontos:
Canais de comunicação
De acordo com a pesquisa do Ibope Conecta em parceria com o Omelete, 76% dos geeks se atualizam das novidades do setor através das redes sociais e vídeos.
Sendo assim, invista nesses canais para alcançar esse público!
Conquiste seu cliente (Ofereça condições)
Ainda segundo a pesquisa, o público do universo Geek investe em sua paixão e consome produtos além do Dia do Orgulho Nerd, com isso você pode criar uma campanha de fidelização, frete grátis ou brindes etc.
Logística
Seja no comércio tradicional ou e-commerce, a logística é um setor que não pode ser negligenciado. Pontos como estrutura e planejamento, controle de estoque, entrega eficiente e execução são cruciais.
Otimize a produção e aumente a eficiência na gestão para que o prazo de entrega ao consumidor seja respeitado e eficaz.
O Sebrae reforça um ponto que deve ser levado em conta quando o assunto é o varejo virtual:
-
- A loja funciona 24 horas por dia, sete dias da semana.
- A loja oferece um rico conjunto de informações, que vão desde a localização e identificação do produto, comentários de outros consumidores a informações sobre preço, frete e tempo de entrega.
E por fim pense sempre na Experiência de compra:
-
- Valorize o cliente a cada etapa: desde a Pré a Pós venda.
- Ofereça programas de fidelidade, mesmo para clientes que não comprarão.
- Respeite o tempo do seu cliente.
- Muitas compras ficam paradas nos carrinhos por falta de um canal para tirar dúvidas, sejam chatbots, email ou WhatsApp.
Mercado em amplo crescimento
Quando falamos na força Geek não é a toa, pois somente em 2019 a CCXP (maior feira do setor), injetou na economia paulista R$ 265 milhões!
Já em 2020, devido a pandemia causada pelo novo coronavírus, a Feira foi realizada de forma online e atraiu um público de 1,5 milhão de pessoas.
Durante a CCXP19, foi realizada a Pesquisa Geek Power, criada pelo Omelete Company em parceria com o Instituto MindMiners.
Anota na agenda: A edição 2021 já tem data marcada e será realizada de 2 a 5 de dezembro de 2021!
Conheça o público Geek:
Gênero:
-
- 63% homens
- 37% mulheres
Faixa etária:
-
- 38% têm até 24 anos
- 40% têm entre 25 e 34 anos
- 22% têm entre 35 e 54 anos
Educação:
-
- 56% têm ensino superior completo ou cursando
- 16% têm alguma especialização
- 5% fez mestrado ou doutorado
Idiomas:
-
- 86% falam inglês
- 30% falam espanhol
Estilo de vida:
-
- 79% estão tentando se alimentar de maneira mais equilibrada
- 54% praticam algum exercício físico (musculação, corrida e caminhada estão entre as preferências)
- 4% são vegetarianos
Mobilidade:
-
- 77% usam carro
- 51% utilizam transporte público
- 8% se locomovem por bicicleta
Entretenimento e cultura:
-
- 91% acessam redes sociais todos os dias
- 68% assistem TV e TV por assinatura pelo menos uma vez por semana
- 83% leem quadrinhos e livros 3 vezes mais que a média brasileira
- 78% acessam blogs e sites de notícias diariamente
- 45% frequentam cinemas mais de duas vezes por mês
eSports:
-
- 20% assistem streaming de eSports
Games:
-
- 62% jogam games
- 71% jogam em consoles pelo menos uma vez por mês
- 44% jogam em desktop/notebook
Streaming:
-
- 94% assinam serviços de streaming para vídeos, como Netflix, Amazon Prime Video, HBO Go e outros
- 62% usam o Spotify durante a semana
Experiências:
-
- 54% já foram a algum evento nos últimos 3 anos (CCXP, Rock in Rio e Lollapalooza foram os eventos mais lembrados)
Filmes:
-
- 54% assistem ficção científica
- 35% aventura
- 35,6% fantasia
Confira as séries e filmes mais aguardados pelos Geeks
Séries mais aguardadas em 2020:
-
- Stranger Things,
- La Casa de Papel
- Falcão e o Soldado Invernal
Filmes mais aguardados em 2020:
-
- Mulher-Maravilha 1984,
- Black Widow
- Os Eternos
Séries mais aguardadas de 2021:
-
- Fundação – lançamento em 2021, mas sem data
- Loki – lançamento em 9 de junho de 2021
- The Book of Boba Fett – lançamento em dezembro de 2021
Filmes mais aguardados de 2021:
-
- Viúva Negra – lançamento em 9 de julho de 2021
- Venom 2 – lançamento em 17 de setembro de 2021
- Snake Eyes – lançamento em 2021
Apesar do dia do orgulho nerd ser apenas uma vez ao ano, este público está ativo o tempo todo!
Para se trabalhar neste nicho é mais do que necessário estar sempre atualizado em relação as tendências.