Quanto se trata de marketing digital, existem 2 formas de executar suas ações:
- De forma manual, há métodos até gratuitos de fazer, mas demanda muito trabalho mesmo.
- De forma automática, utilizando ferramentas que vão otimizar os seus resultados, e o seu tempo, que será investido em outras coisas.
Mas antes de vocês escolher as ferramentas certas, você precisa entender o processo de execução de uma campanha de marketing digital.
Tendo isso em mente, vou agora te apresentar ferramentas de marketing digital para cada um desses processos.
Pesquisa e Planejamento
Com o Ubersuggest você pode fazer pesquisas de palavras-chave e entender como seus concorrentes estão.
Através do BuzzSumo você vai entender exatamente quais tipos de conteúdos são os mais compartilhados.
Quer entender a demanda através da sazonalidade? utilize o Google Trends e saiba até quais estados do país tem mais interesse em seus produtos e serviços.
A opinião das pessoas atendidas pelos seus concorrentes pode ser encontrada no Reclame Aqui.
Compreenda os interesses do seu público-alvo com o Audience Insights.
Analise o que as pessoas buscam para encontrar aquilo pelo que você oferece e qual o volume dessas buscas com a ferramenta do Google, o Planejador de palavras-chave do Google.
Organização é na minha opinião 50% do caminho para um sucesso calculado, então use o Trello para isso.
Quer estruturar ideias? utilize o Bizagi Modeler para criar um mapa mental.
Criação de Sites
Esse é simplesmente o maior CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) do mundo, criar o seu site nessa plataforma pode te garantir uma quantidade enorme de possibilidades, baixe o WordPress.
Quer algo simples e intuitivo? utilize o Wix.
Quer algo mais elegante, mas também intuitivo? utilize o Squarespace.
Criação de Lojas Virtuais
Precisa de uma plataforma de alto nível? invista na VTEX.
Precisa de algo mais simples, porém funcional? a Loja Integrada é a plataforma certa.
Criação de Landing Pages
A klickpages é uma ferramenta focada em um único propósito, criar landing pages de alta conversão.
A RD Station existe com o propósito de criar verdadeiras máquinas de crescimento, e ela faz isso facilitando várias etapas no seu marketing, atendimento e vendas.
Sou suspeito para falar da HubSpot, porque adotamos ela aqui na agência e ela realmente nos fez o nosso processo de marketing, vendas e atendimento evoluir.
Criação de Banners
Quer criar banners com HTML5 de maneira fácil e prática? Google Web Designer.
Produção de Conteúdo
Quer criar designs impactantes? a Canva vai te dar uma força.
A Trakto também te ajuda a criar material para a sua comunicação.
Está sem ideias? utilize o Google Trends e o BuzzSumo.
SEO
SEO tem várias partes importantes, como a pesquisa, otimização do seu site e a criação de links apontando para o seu site, por isso, eu recomendo utilizar o Ubersuggest para te auxiliar nessa tarefa.
Quer analisar a estrutura toda de um site? baixo o Scream Frog SEO Spider.
Com o SEOquake instalado no Google Chrome, você consegue analisar a sua página e obter diagnósticos importantes para otimizar o seu site ou blog.
Essa é uma ferramenta completa de SEO, a SEMrush vai muito além do SEO, ela te ajuda obter resultados em anúncios, redes sociais e fornece ideias valiosas.
Você precisa ter um site rápido quando se trata de SEO e Marketing Digital, por isso use as duas ferramentas do Google, o Google Page Speed, e o Google Test My Site.
Ainda falando de velocidade, imagine deixar as suas imagens muito menores, mas sem perder a qualidade, o Tiny PNG te ajuda nessa tarefa.
Ainda sobre o mito Neil Patel, ele tem essa ferramenta, o SEO Analyzer que faz uma auditoria no seu site, gratuitamente.
Monitoramento de marca
COm o Google Alertas você consegue receber notificações de forma gratuita cada vez que alguém mencionar a sua marca, ou termos importantes para você.
Vendas
Essa é a parte sagrada, a venda, e para vender você precisa de um processo de venda assertivo, por isso, te recomendo utilizar um CRM (Sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente), teste o HubSpot CRM, o RD Station ou o Salesforce.
Conversão
Otimizar as taxas de conversão é gerar mais oportunidades e vendas sem precisar investir muito mais, teste o Google Optimize.
Está anunciando com o Google Ads? mensure os resultados com o Google Tag Manager.
Quer calcular o impacto da otimização das suas taxas de conversão? utilize a Calculadora de Teste A/B.
Ferramentas Analíticas
Na hora de tomar decisões, são os dados quem devem te direcionar, então aqui vai uma lista de ferramentas para isso:
Conclusão
Atualmente, sempre há uma ferramenta que pode fazer ou facilitar o seu trabalho, tudo é uma questão de procurar.
Você não precisa reinventar a roda para que seu negócio prospere, precisa apenas aprender com os processos do Marketing Digital e Vendas Online.