42 Ferramentas de Marketing Digital para usar em 2022

Quanto se trata de marketing digital, existem 2 formas de executar suas ações:

  1. De forma manual, há métodos até gratuitos de fazer, mas demanda muito trabalho mesmo.
  2. De forma automática, utilizando ferramentas que vão otimizar os seus resultados, e o seu tempo, que será investido em outras coisas.

Mas antes de vocês escolher as ferramentas certas, você precisa entender o processo de execução de uma campanha de marketing digital.

Processo do Marketing Digital

Tendo isso em mente, vou agora te apresentar ferramentas de marketing digital para cada um desses processos.

Pesquisa e Planejamento

Com o Ubersuggest você pode fazer pesquisas de palavras-chave e entender como seus concorrentes estão.

Através do BuzzSumo você vai entender exatamente quais tipos de conteúdos são os mais compartilhados.

Quer entender a demanda através da sazonalidade? utilize o Google Trends e saiba até quais estados do país tem mais interesse em seus produtos e serviços.

A opinião das pessoas atendidas pelos seus concorrentes pode ser encontrada no Reclame Aqui.

Compreenda os interesses do seu público-alvo com o Audience Insights.

Analise o que as pessoas buscam para encontrar aquilo pelo que você oferece e qual o volume dessas buscas com a ferramenta do Google, o Planejador de palavras-chave do Google.

Organização é na minha opinião 50% do caminho para um sucesso calculado, então use o Trello para isso.

Quer estruturar ideias? utilize o Bizagi Modeler para criar um mapa mental.

Criação de Sites

Esse é simplesmente o maior CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) do mundo, criar o seu site nessa plataforma pode te garantir uma quantidade enorme de possibilidades, baixe o WordPress.

Quer algo simples e intuitivo? utilize o Wix.

Quer algo mais elegante, mas também intuitivo? utilize o Squarespace.

Criação de Lojas Virtuais

Precisa de uma plataforma de alto nível? invista na VTEX.

Precisa de algo mais simples, porém funcional? a Loja Integrada é a plataforma certa.

Criação de Landing Pages

A klickpages é uma ferramenta focada em um único propósito, criar landing pages de alta conversão.

A RD Station existe com o propósito de criar verdadeiras máquinas de crescimento, e ela faz isso facilitando várias etapas no seu marketing, atendimento e vendas.

Sou suspeito para falar da HubSpot, porque adotamos ela aqui na agência e ela realmente nos fez o nosso processo de marketing, vendas e atendimento evoluir.

Criação de Banners

Quer criar banners com HTML5 de maneira fácil e prática? Google Web Designer.

Produção de Conteúdo

Quer criar designs impactantes? a Canva vai te dar uma força.

A Trakto também te ajuda a criar material para a sua comunicação.

Está sem ideias? utilize o Google Trends e o BuzzSumo.

SEO

SEO tem várias partes importantes, como a pesquisa, otimização do seu site e a criação de links apontando para o seu site, por isso, eu recomendo utilizar o Ubersuggest para te auxiliar nessa tarefa.

Quer analisar a estrutura toda de um site? baixo o Scream Frog SEO Spider.

Com o SEOquake instalado no Google Chrome, você consegue analisar a sua página e obter diagnósticos importantes para otimizar o seu site ou blog.

Essa é uma ferramenta completa de SEO, a SEMrush vai muito além do SEO, ela te ajuda obter resultados em anúncios, redes sociais e fornece ideias valiosas.

Você precisa ter um site rápido quando se trata de SEO e Marketing Digital, por isso use as duas ferramentas do Google, o Google Page Speed, e o Google Test My Site.

Ainda falando de velocidade, imagine deixar as suas imagens muito menores, mas sem perder a qualidade, o Tiny PNG te ajuda nessa tarefa.

Ainda sobre o mito Neil Patel, ele tem essa ferramenta, o SEO Analyzer que faz uma auditoria no seu site, gratuitamente.

Redes Sociais

Precisa programar suas postagens nas redes sociais e obter insights valiosos? você pode testar o Buffer, ou o Later, a MLabs e o Hootsuite.

Todos com exceção da MLabs tem uma versão gratuita.

E-mail marketing

Precisa criar campanhas de e-mail marketing? use o Hubspot ou o
Mailchimp.

Monitoramento de marca

COm o Google Alertas você consegue receber notificações de forma gratuita cada vez que alguém mencionar a sua marca, ou termos importantes para você.

Vendas

Essa é a parte sagrada, a venda, e para vender você precisa de um processo de venda assertivo, por isso, te recomendo utilizar um CRM (Sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente), teste o HubSpot CRM, o RD Station ou o Salesforce.

Conversão

Otimizar as taxas de conversão é gerar mais oportunidades e vendas sem precisar investir muito mais, teste o Google Optimize.

Está anunciando com o Google Ads? mensure os resultados com o Google Tag Manager.

Quer calcular o impacto da otimização das suas taxas de conversão? utilize a Calculadora de Teste A/B.

Ferramentas Analíticas

Na hora de tomar decisões, são os dados quem devem te direcionar, então aqui vai uma lista de ferramentas para isso:

Conclusão

Atualmente, sempre há uma ferramenta que pode fazer ou facilitar o seu trabalho, tudo é uma questão de procurar.

Você não precisa reinventar a roda para que seu negócio prospere, precisa apenas aprender com os processos do Marketing Digital e Vendas Online.

Compartilhe

2 Comentários

Faça um Comentário