fbpx
Novidades do iOS 16: veja as 9 melhores funções do sistema para iPhone

Novidades do iOS 16: veja as 9 melhores funções do sistema para iPhone

Conheça nove recursos inéditos que serão lançados com a atualização do iOS 16, o sistema operacional dos celulares da Apple; versão nova pode chegar em setembro

O iOS 16 foi anunciado oficialmente pela Apple no mês de junho, durante a WWDC 2022. O novo update do sistema operacional vai trazer diversas novidades e recursos interessantes, e permitirá, entre outras coisas, que usuários customizem a tela de bloqueio do celular e utilizem o iPhone como webcam no computador. 

Embora a atualização ainda não tenha sido lançada oficialmente, a versão beta para testes já está disponível para smartphones compatíveis. Veja, a seguir, nove funções que serão disponibilizadas com o iOS 16 e como vão funcionar.Vale mencionar que, para compor a lista, o TechTudo considerou os critérios de inovação e utilidade.

iOS 16 traz várias novas funções úteis para o iPhone; descubra as melhores — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

iOS 16 traz várias novas funções úteis para o iPhone; descubra as melhores — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

1. Editar ou excluir uma mensagem do iMessage

O iOS 16 vai introduzir uma função bastante aguardada por usuários no iMessage: a possibilidade de apagar ou editar mensagens enviadas pela plataforma. Para usar o recurso, basta tocar e pressionar a mensagem por alguns segundos para abrir o menu de opções. Então, para alterá-la, aperte em “Editar” e reescreva o texto. Para apagá-la, basta tocar sobre “Cancelar envio”.

Vale dizer que essas opções só vão valer para destinatários que também usam o iOS 16. Desse modo, caso utilizem uma versão anterior do sistema operacional, as alterações não ficarão visíveis – portanto, se apagar uma mensagem, ela continuará visível para o destinatário em questão.

iOS 16 vai introduzir novo recurso para excluir ou editar mensagens enviadas no iMessage — Foto: Divulgação/Apple

iOS 16 vai introduzir novo recurso para excluir ou editar mensagens enviadas no iMessage — Foto: Divulgação/Apple

2. Live Objects

O Live Objects funcionará de maneira bem similar ao Live Text, recurso introduzido com a atualização do iOS 15. A diferença é que a nova função vai permitir que o usuário interaja com objetos em uma foto, em vez de somente o texto. Com a ferramenta, será possível tirar fotos de objetos ou pessoas e selecioná-los para remover o fundo das imagens, por exemplo. Dentre outras coisas, o recurso pode ser útil para criar stickers e editar cenários de fundo. O recorte das fotos é feito de maneira automática, via inteligência artificial.

3. Novas opções de customização

O iOS 16 vai permitir mais personalização no iPhone, e usuários poderão customizar o celular de diversas formas, como alterar cores ou imagens de fundo e adicionar widgets à tela de bloqueio. Para acessar a opção, basta pressionar uma área livre da tela bloqueada por alguns segundos até que o botão “Customizar” apareça no centro inferior. Ao tocar sobre ele, será possível acessar diferentes tipos de wallpapers e “estilos”, sugeridos pela própria plataforma.

Com a função, também será possível alterar as cores e fontes do relógio e editar os widgets disponibilizados na tela de bloqueio. Além disso, outra novidade é que os layouts editados poderão ser salvos, e será possível definir diferentes categorias no Modo Foco, que permitirão criar mais de uma tela de bloqueio.

4. Novas informações no app Tempo

O app Tempo também recebe novidades interessantes com o update do iOS 16. A mudança pode parecer sutil, mas é bastante útil: a partir de agora, o app vai mostrar as previsões individuais para cada dia. Além disso, será possível checar gráficos detalhados que mostram a variação da temperatura a cada hora, bem como verificar dados como o nível de precipitação de chuva, por exemplo.

5. Barra de pesquisa na Tela de Início

Outra novidade vai ser a presença de um pequeno botão de busca na parte inferior da tela de início. Dessa forma, não será necessário deslizar até a Biblioteca de Apps ou pasta de widgets, para pesquisar por um aplicativo específico no iPhone, por exemplo.

6. Novas funções para assistir a vídeos pelo Safari

A exibição de vídeos pelo Safari vai ficar mais fluida com o iOS 16, e será possível assistir aos clipes em tela cheia através do próprio navegador. A nova ferramenta também vai contar com ajustes que permitirão adicionar legendas aos clipes e acelerar a reprodução do conteúdo diretamente pelo browser.

Também será possível transmitir o vídeo para a TV e checar o nível de volume ao dar um toque simples sobre a tela. Por exemplo, dois toques do lado esquerdo retornam dez segundos de reprodução; já dois toques do lado direito, aceleram o vídeo em dez segundos.

7. Usar o iPhone como webcam

O iOS 16 também vai permitir que usuários utilizem a câmera do iPhone como webcam no computador. O recurso vai funcionar apenas em MacBooks e iMacs que estejam atualizados com a última versão do macOS, de forma a permitir que a qualidade da imagem seja aprimorada durante as vídeo chamadas.

Vale dizer que também será possível explorar recursos da câmera do celular enquanto ele funcionar como webcam – será possível usar o modo retrato do iPhone, por exemplo. Além disso, a lente grande angular de alguns modelos poderá ser usada para gravar o que estiver sobre a mesa sem precisar reposicionar o dispositivo.

Ainda, com a função “Desk View”, será possível filmar objetos posicionados na frente do teclado, como cadernos e papéis com anotações, por exemplo.

8. Salvar edições para aplicar a mais imagens

O app Fotos também vai receber aprimoramentos, como uma função que vai permitir ao usuário copiar as edições adicionadas a uma foto e aplicá-las em outras imagens da galeria. Com o recurso, será possível criar filtros personalizados a partir das alterações de luminosidade, exposição, contraste, brilho e saturação – como presets. A opção é útil para aplicar uma mesma configuração a diversas fotografias.

9. Encontrar fotos/vídeos duplicados para apagar

Outra função do app Fotos vai permitir excluir as imagens duplicadas da galeria. Para acessar o recurso, basta acessar a pasta “Álbuns”, no menu inferior do app, e deslizar até o final da tela. Lá, será possível visualizar uma nova opção chamada “Duplicadas”, que exibe as fotos repetidas.

Um botão ao lado, chamado “Mesclar”, vai permitir manter a foto de melhor qualidade salva na galeria e excluir as demais. Também será possível selecionar todas as imagens duplicadas e deletá-las de uma só vez.

Como fazer download do beta do iOS 16?

A versão beta do iOS 16 já está disponível para todos os modelos a partir do iPhone 8, incluindo a segunda geração do iPhone SE. Para fazer o download da atualização, é preciso acessar o site “beta.apple.com/sp/betaprogram/” (sem aspas) pelo Safari, no iPhone, e fazer login com o ID Apple. Em seguida, registre o seu celular e aceite os termos e condições de uso do software.

Para continuar, deslize a tela para baixo e toque sobre o botão “Download profile”. No pop-up que aparecerá na tela, aperte em “Permitir” e, em seguida, abra os ajustes do smartphone. Uma nova sessão chamada “Download profile” estará disponível por lá, então, pressione-a. Conclua o procedimento ao tocar sobre “Instalar”, confirme sua senha e aceite os termos novamente ao pressionar em “Instalar” por uma segunda vez.

Depois, reinicie o iPhone e prossiga com o passo a passo usual ao instalar outras atualizações: vá até os ajustes, aperte em “Geral”, e, depois, em “Atualização de Software”. O uptade do iOS 16 estará disponível por lá e, para finalizar o procedimento, vá até “Fazer o Download e Instalar”.

É importante lembrar que, por se tratar de uma versão beta, o software pode apresentar bugs e falhas. Por isso, é indicado que seja feito um backup de segurança antes de baixá-lo. Além disso, não é recomendado fazer o download em um celular de uso pessoal.

https://www.techtudo.com.br/noticias/2022/08/novidades-do-ios-16-veja-as-9-melhores-funcoes-do-sistema-para-iphone.ghtml

Compartilhe

Sem Comentários

Faça um Comentário

blankQuem Somos

Agência de marketing digital localizada na zona sul de São Paulo com mais de 11 anos de experiência em soluções digitais para pequenas empresas.

Somos uma agência de performance, nossas ações são guiadas por dados e com foco em um objetivo.

A nossa missão é empoderar você e facilitar sua tomada de decisões para que você possa ir tão longe quanto a sua imaginação e ousadia permitirem.

Além dos Serviços de Marketing Digital, nós desenvolvemos Ferramentas e Produtos para o mercado.

 

Sobre Nós