Porque você precisa ter um site

16 ago Porque ter um site

Objetivo

Ao final dessa leitura você entenderá porque ter um site e será capaz de fazer o seu site dar resultados reais em curto, médio e longo prazo, você entenderá o que é um site, conhecerá algumas possibilidades que o mesmo te oferece e com base nisso poderá tomar decisões mais assertivas.

Tempo estimado de Leitura

9 minutos.

O que é um site

Vamos deixar de lado a parte técnica sobre as estruturas básicas das páginas compostas por HTML e CSS, e os servidores que são responsáveis por alocar e exibir os sites quando você digita um endereço de um site, vamos oferecer a visão que oferecemos aos nossos clientes aqui na agência para que em termos simples eles possam ter um projeto que funcione sem complicações.

Quando nos perguntam porque ter um site, aqui na agência nós ensinamos nossos clientes a pensarem de duas maneiras, a primeira é pensar em seu site como um novo funcionário, você vai pagar um bom salário pela contratação (Criação do Site) e depois uma pequena quantia mensal para mantê-lo operando (Hospedagem do Site), até aí sem mistério algum, mas o diferencial são as funções as quais você vai atribuir a esse funcionário, seu site tem a obrigação de facilitar ao máximo a sua vida, seu site deve vender? Informar? Coletar dados de visitantes? Como ele irá convencer os visitantes de que seu negócio é sério e vale a pena investir seu tempo, seu dinheiro, sua confiança ou seu limitado pacote de 3g para acessá-lo?

O segundo conceito que explica porque ter um site trata-se da diferença entre a criação do site e o desenvolvimento do site.

A criação é realizada no primeiro momento em que o site é concebido, ele terá as funções e uma estrutura previamente planejada, mas com o passar do tempo, com os acessos e os dados que você irá obter você ira realizar o desenvolvimento do site, pois com esses dados de acesso você irá identificar novas oportunidades de negócios e entenderá como os usuários interagem com o seu conteúdo, com a sua proposta e seus produtos e serviços.

Dica: Sempre foque na Proposta de Valor do seu Negócio, quem vende valor e soluções não precisa se preocupar com o preço.

Consegue visualizar as possibilidades? Espero que isso esteja te ajudando a compreender as razões principais de porque ter um site.

Porque ter um site

Se agora nesse exato momento você passar pela rua e ver uma promoção interessante, seja ela de roupas, alimentos ou qualquer produto ou serviço de uma determinada empresa, onde você irá buscar mais informações sobre essa empresa? É uma questão realmente autoexplicativa e ilustra bem a questão de porque ter um site.

Então tenha em mente que nessa nova economia em que vivemos aproximadamente 91% das intenções de compra e validação ganham força através de uma pesquisa online.

Isso atrelado ao fato de seu site estar disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano e livre de barreiras geográficas pronto para mostrar que o seu negócio possui credibilidade, oferecer informações sobre seus produtos e serviços, mostrar os valores da sua empresa, capturar dados de possíveis clientes (Leads) e estabelecer contato com as partes interessadas, tudo de forma automatizada e sempre facilitando a sua vida.

Como mencionado anteriormente, tirando os fatores de você poder ser encontrado, informar ao mundo o que seu negócio oferece, vender produtos e serviços e através de uma ferramenta Analytics poder ter mais informações sobre quem se interessa pelo que você oferece, identificar novas oportunidades e inovar através das informações obtidas, esse é um excelente começo e um porque de se ter um site.

Quanto custa a criação do site

Essa é uma resposta delicada e complexa e que muitas vezes é vista como uma objeção quando alguém se pergunta se precisa de um site e porque ter um site, mas vou tentar responder para você de uma forma sucinta e que deixa claro porque ter um site embora dê trabalho e demande investimento de tempo e dinheiro é algo necessário na nossa atual economia.

Bom, pense no site como um produto ou serviço qualquer, o seu preço está atrelado ao valor atribuído de quem o está confeccionando e você deve sempre levar em consideração o portfólio, cases de estudo e as opiniões de quem já foi atendido pela empresa ou pelo profissional, mas antes vamos começar com questões básicas.

Domínio

Primeiramente, antes de escolher um domínio saiba quem é seu público alvo, nacional ou internacional?

Domínio .com.br – R$ 30,00/ano.

Domínio .com – R$ 59,90 à 89,90 (depende da empresa pela qual vai registrar).

Dica: Quer saber mais sobre as categorias de domínios existentes no Brasil? Vá no site da registro.br.

Hospedagem

A hospedagem de um site tem alguns fatores importantes, entre ele o tempo de resposta de um servidor, espaço disponível para o site e e-mails, e outras ferramentas que facilitem a sua vida, mas em média boas hospedagens custam cerca de R$ 14,90 à R$ 39,90/mês e te oferecem recursos e suporte, lembre-se de pesquisar as reclamações sobre a empresa e ver como ela responde às questões e dificuldades de seus clientes e as vezes o barato realmente sai caro.

Aqui na nossa Hospedagem nós cobramos em média R$ 24,90/mês, e sinceramente focamos na qualidade dos serviços e no suporte aos nossos clientes, o que dizendo honestamente se você fizer uma pesquisa de mercado sobre as empresas de Hospedagem no Reclame Aqui vai perceber que o suporte e o atendimento são as maiores causas de insatisfação nessa área.

Website

O preço do site em si depende de alguns fatores, tais como:

  • Qualificações do Profissional ou da Agência.
  • Adoção de um CMS ou Estrutura Inteiramente Customizada.
  • Qual o tipo de site (Exemplo: É um Site Institucional? E-commerce? Blog? Site de Educação a Distância?)
  • Quantidade de Conteúdo e Informações que seu site vai conter.
  • Funcionalidades que o seu site necessitará.

Pense profundamente em porque ter um site e se você quer realizar um trabalho que perdure e dê resultados, nada mais justo do que fazer o melhor serviço possível no momento para que seu site tenha no mínimo uma navegação, uma comunicação e design fáceis de se entender e agradáveis, evitando assim que ocorram dores de cabeça no futuro e que você possa se focar apenas nas melhorias do seu site e do seu negócio.

Uma dica de ouro sobre interfaces: Interfaces são como uma piada, se você não entender de primeira é porque não é boa.

No mercado há soluções prontas e profissionais que cobram desde R$ 300,00 como há casos de lojas virtuais no valor de R$ 100.000, 00.
Tudo depende da complexidade do projeto e da qualificação do profissional ou da agência digital.

Outra dica realmente importante que eu ofereço na hora de escolher a agência que vai desenvolver o seu site é que você procure se há reclamações sobre a empresa no Reclame Aqui e veja o portfólio e os cases de sucesso da empresa para saber se ela possui experiência no desenvolvimento da solução que você precisa.

Em resumo você vai pagar R$ 30,00/ano pelo domínio mais a hospedagem de aproximadamente R$ 24,90/mês e um valor único para a Criação do Site, valores basicamente insignificantes se você deseja começar um site para ter resultados reais.

Pesquisa de Mercado, Planejamento e Melhorias Contínuas são as palavras chaves para o sucesso, digo isso por experiência própria.

Lembre-se  também que criar o site é apenas o primeiro passo, um site jamais estará pronto, ele sempre poderá ser aperfeiçoado para trazer mais resultados e oferecer mais aos visitantes.

Resultados a Curto, Médio e Longo Prazo

Antes de começar

  • Faça uma Pesquisa de Mercado.
  • Crie uma Persona (Uma persona é uma representação fictícia do seu Cliente Ideal), foque em construir seu conteúdo e o tom da sua comunicação para o tipo de pessoa que quer atingir, uma estratégia bem feita atingi um público alvo em específico, essa pessoa ao ver suas ações de marketing sente que elas foram foi feitas para ela.

Vale Relembrar: Foque na Proposta de valor, pois se não há valor o preço jamais poderá ser justificado, não existem serviços  e produtos caros, existem serviços  e produtos que não dão os resultados ou não oferecem uma experiência agradável.

Resultador a Curto Prazo

  • Networking, utilize sua rede social e dos envolvidos ou apoiadores para fomentar o que foi feito antes de anunciar, utilize um título inteligente, uma boa imagem que reforce a mensagem e venda a proposta de valor (solução de um problema) e não os serviços ou o produto.
    Pode ser interessante começar a coletar os e-mails para sua lista entre seus amigos e a partir disso começar a faze-lá crescer.
    Mas lembre-se de fazer isso sempre com o consentimento dos mesmos.
    Dica: Traga sempre os visitantes para o seu site, seu site é sua plataforma e não há lugar melhor para que você ter controle do ambiente e converter visitantes e amigos em clientes, essa é uma das razões mais forte do porque ter um site.
  • Anunciar no Google ou em uma Mídia Social é a forma rápida de se obter resultados, lembre-se que nem sempre mesmo quando a venda não for realizada instantaneamente, algumas vezes você pode coletar os dados do cliente e trabalhar o cliente em potencial (criar uma relação de confiança), então foque em coletar informações dos seus visitantes para realizar campanhas de e-mail marketing e atrair mais tráfego para o seu site criando um relacionamento mais íntimo através de suas caixas de e-mail, sempre com a permissão do visitante.

Dica: Ao anunciar, crie uma Landing Page, uma Landing Page é uma página construída sem distrações e focada apenas no objetivo principal do anúncio realizado, dessa forma você terá uma página mais objetiva, o que não seria o caso se você optasse por redirecionar o usuário para a sua página inicial, já que ela contém muitos elementos e esses elementos acabam distraindo o usuário de seu objetivo.

Médio Prazo

  • Conteúdo de Qualidade que realmente resolva problemas e faça a diferença fará com que o endereço do seu site seja lembrado de forma natural.
  • SEO (Seach Engine Optimization) é um conjunto de estratégias e otimizações que vão ajudar o seu site a ser melhor compreendido pelos buscadores, lembre-se que acessos orgânicos vindos das buscas dos usuários são uma mina de ouro gratuita, o segredo para ser ranqueado no Google é começar pelas palavras chaves menos competitivas e assim ir criando acessos gradualmente.
    Dica: Quando se trata de acessos orgânicos vindos do Google pense a médio e longo prazo, faça um bom trabalho ao espalhar o seu link pela internet pois isso será cumulativo, quanto mais visibilidade e autoridade sua empresa obter mais acessos seu site irá ter, essa é uma outra razão muito forte de porque ter um site, há sites que tem cerca de meio milhão de visitas por dia e outros muito mais, consegue imaginar possuir um site assim?

Dica: Saiba mais sobre o que o seu Público Alvo deseja através de Feedbacks em seu site e utilizando ferramentas como o Google Analytics e o Google Search Console que são gratuitas e muito úteis.

Dica: Empresas que possuem um blog e publicam conteúdos de real interesse de seu público alvo vendem mais pois possuem uma audiência maior e assim conseguem criar um relacionamento com essa audiência o que facilita na hora de apresentar sua oferta.

Longo Prazo

  • Mais Conteúdo de Qualidade Sempre, foco em resolver problemas e educar os seus clientes sobre a importância e necessidade do que você tem a oferecer.
  • Nesse ponto você já tem tráfego vindo das Redes Sociais, dos Buscadores, Tráfego Direto, acessos provenientes de seu Material Impresso e de sua lista de E-mails, agora você tem tráfego e dados para analisar, então é nessa hora em que você dá mais atenção do que nunca  a coisas como a sua marca (Branding) e na sua relação com a sua audiência e mantém a sua marca na cabeça deles, lembrando de não exagerar e de sempre obter feedback dos seus clientes e visitantes.

Conclusão

Para reforçar a mensagem, depois do seu site devidamente criado você precisa se focar em ter tráfego de vários tipos de canais (buscadores, anúncios, sites parceiros, mídias sociais, material impresso e parcerias), pessoas acessando e consumindo o seu conteúdo, seus produtos e serviços, precisa focar em ter uma experiência de navegação em seu site realmente fácil e agradável, precisa obter feedbacks através de seus usuários e de suas ferramentas de análise, aí você irá passar a entender como as pessoas consomem o seu conteúdo, seus produtos e serviços, e caso você tenha desenvolvido um conteúdo realmente focado nas necessidades do seu usuário você terá de uma forma espontânea embaixadores da sua marca, tudo isso é possível de se realizar através do seu site, você só precisa de Informação, Paciência e Inovação.

Seguindo esses passos você conseguirá realmente entender o Porque ter um site.

Mas lembre-se, a criação de seu site é só o primeiro passo e é um passo indispensável nos dias de hoje já que as pessoas estão cada vez mais conectadas através de seus celulares, tablets, computadores e notebooks.

Espero poder ter ajudado e caso queira saber mais ou tenha outras dúvidas que não foram abordadas, por favor deixe sua pergunta em um comentário 🙂

Desenvolvedor Web e criador de Estratégias Digitais com habilidades em Design Gráfico que acredita que três coisas são necessárias para realizar qualquer coisa, Informação, Paciência e Disciplina.

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